sábado, 20 de agosto de 2016

BENEFÍCIOS DA BANANA PARA O CORPO



Já noutra ocasião me tinha referido aos benefícios que o consumo regular de bananas tem para o nosso corpo e hoje volto a fazê-lo, porque encontrei um interessante artigo publicado em "Notícias ao Minuto" por Vânia Marinho.

Sendo a banana um fruto acessível a qualquer bolsa, se tivermos em conta que 1 kg custa em média 1 euro, vale a pena introduzir na nossa alimentação diária uma ou duas bananas, pois os benefícios são compensadores.

Agora percebo melhor porque é que os desportistas consomem bananas regularmente e até em pleno esforço, quando estão a competir, isto porque é de fácil digestão, sendo muito utilizada antes do exercício para um aumento da glicose sanguínea no momento do exercício e por não “pesar” no estômago.

Deixo-vos o referido artigo:

"Já lhe havíamos revelado que comer banana de manhã, com um pouco de água morna, pode ajudar a emagrecer, mas esta fruta pode trazer muitos mais benefícios.
O site Eat This partilhou as 21 coisas que podem acontecer ao corpo quando come esta humilde fruta, que além de ser saborosa, nutritiva e barata ainda traz uma ‘proteção’ (casca) que faz com que seja muito fácil de transportar.
Graças ao magnésio que contém a banana ajuda a ‘construir’ massa muscular magra e por isso pode ser um ótimo aliado de quem está a tentar esculpir o corpo. Em simultâneo, como contém potássio, ajuda os músculos a recuperar dos treinos.
Como a banana contém ácido fólico, ou vitamina B9, que tem propriedades antidepressivas melhora o humor e a disposição e promove a felicidade. E como ainda contém triptófano, um percursor para a serotonina, reduz o stress e ansiedade, e por isso também o ajuda a dormir melhor.
Ao aumentar as bactérias do estômago que combatem o inchaço, faz com que se sinta menos inchado e graças ao potássio também reduz a retenção de líquidos.
As suas propriedades atuam diretamente nos genes que promovem o armazenamento de gordura no abdómen, por isso comer bananas vai ajudá-lo a queimar mais gordura e a ficar com a barriga lisa.
A sua proteína e a gordura saudável ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue pois ajudam a desacelerar a absorção do açúcar pela corrente sanguínea.
A banana é um ótimo snack entre refeições pois as suas propriedades ajudam a controlar os desejos alimentares. Até porque o ajudam a sentir-se saciado por mais tempo.
Como contêm fitoesteróis, as bananas ajudam a reduzir os níveis de ‘mau’ colesterol (LDL). Sendo uma boa fonte de prebióticos, podem contribuir para uma boa digestão. Fazendo ainda com que o intestino funcione regularmente.
Apesar de não conterem muito cálcio (menos de 1% da dose diária recomendada), as bananas podem promover a absorção de cálcio graças aos prebióticos que contêm.
Como são ricas em glucose as bananas também lhe dão energia. Ao conterem carotenóides, ajudam a reduzir a deficiência de vitamina A, que por sua vez protege o corpo de doenças crónicas. E graças a um antioxidante que contêm pode até ser benéficas para quem está a lutar contra o cancro.
Ricas em potássio e sem sódio podem ainda ajudar a reduzir a pressão arterial. E o ferro que contêm ajuda a fortalecer o sangue e reduzir os sintomas de anemia.
As vitaminas A e C que contém são ainda benéficas para a saúde dos olhos e da pele. E a pectina que têm faz com que as bananas funcionam como um verdadeiro alimento detox, pois esta substância ‘cola-se’ aos compostos tóxicos presentes no sangue e faz com que sejam expelidos pela urina."

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Na minha passagem por Angola, até porque não havia Internet e essa Informação só era conhecida pelos PRIVILEGIADOS, nunca tive conhecimento das inúmeras qualidades da Banana.

Em Portugal, como, normalmente, em vez de os apagar, leio todos os email´s que recebo, já sei isto há vários Anos.

Mas, ainda é bem que mais de 95% dos Portugueses, não têm conhecimento desta Maravilha, caso contrário, além dos Bancos, também tínhamos que pagar mais uns bons Milhões, com a importação deste precioso Fruto!

Claro que nós, temos a Banana da Madeira, mas, além de ser, também, muito cara e de os Portugueses não gostarem do que é produzido no seu País, não é, de facto, a mesma coisa.

Realmente, na Natureza, existem produtos para curar todas as Doenças que o Homem, por vários motivos e voluntária ou involuntariamente, produz, só é pena é não termos conhecimento desses Frutos e dessas Ervas.
Laranjeiro, 21-08-2016