segunda-feira, 22 de agosto de 2016

BENFICA - PÉSSIMO INÍCIO DA ÉPOCA 2016/2017

Imagem retirada do Google

O Benfica iniciou a época futebolística 2016/2017, a 27 de Julho, com uma modestíssima exibição no jogo de apresentação aos sócios, diante da equipa italiana do Torino, na disputa do troféu "Eusébio Cup". A exibição foi mesmo muito modesta e no final do encontro foi preciso recorrer à marcação de grandes penalidades para encontrar o vencedor, já que o jogo terminou empatado 1-1. O Torino acabaria por conquistar a 9ª edição da "Eusébio Cup" porque converteu 6 penalidades e o Benfica apenas 5.

Depois, a 7 de Agosto, o Benfica disputou a Supertaça Cândido de Oliveira com o Sporting Clube de Braga e ganhou 3-0, um resultado enganador e muito melhor que a exibição, pois os minhotos realizaram uma excelente partida e criaram algumas boas oportunidades para construir outro resultado. Há jogos assim, nem sempre ganha a equipa que pratica o melhor futebol. Neste jogo, o Benfica foi eficaz e aproveitou as oportunidades que construiu, ao contrário do adversário que desperdiçou umas quantas.

A equipa encarnada denotou nestes dois primeiros jogos, alguma lentidão de processos nas transições defesa/ataque, muita falta de pressing, perdas infantis de bolas e muitos passes errados. Esperava-se que até ao início do campeonato a equipa fosse suficientemente afinada para poder enfrentar com êxito as primeiras jornadas mas pelos vistos isso não aconteceu. Senão vejamos:

Na primeira jornada o Benfica ganhou fora ao Tondela por 2-0 mas fez uma péssima exibição. Também aqui o resultado foi bem melhor que a exibição. O último classificado da época 2015/2016 fez um bom jogo e criou várias oportunidades de golo que não concretizou por manifesta falta de sorte e se tivesse pelo menos empatado, não se poderia falar de injustiça. Mais uma vez se notou falta de velocidade, pouco pressing, má circulação de bola, muitos passes errados e ausência total de automatismos.

Como não há duas sem três, o Benfica repetiu na 2ª jornada frente ao Vitória de Setúbal, todo o mau futebol praticado nos jogos anteriores, sem que se notasse qualquer tipo de melhoria, antes pelo contrário e o resultado final do encontro acabou num merecidíssimo empate da equipa sadina que esteve muito próxima de levar os três pontos na bagagem.

Sem qualquer surpresa, os mais de 60 mil espectadores presentes no estádio, assistiram a mais uma má exibição da equipa benfiquista que voltou a ser lenta, sem ideias de jogo, sem pressing, má circulação de bola, muitos passes errados e muitas más decisões no momento de passar a bola.

Independentemente das más decisões da equipa de arbitragem, inclusive na validação do golo vitoriano, obtido em fora de jogo, o Benfica só pode queixar-se de si próprio e da sua má exibição, frente a um adversário aguerrido, esclarecido e sempre mais forte nos lances de bola dividida que podia ter chegado ao 2-0 e concretizado a vitória.

Caso a equipa mantenha este futebol lento e previsível, mais contratempos vão surgir nas próximas jornadas, algo que os adeptos não esperavam do conjunto que venceu os três últimos campeonatos.

A menos que algo mude rapidamente, podemos estar em presença da reedição do início da época 2015/2016, em que os encarnados somaram uma série de desaires consecutivos.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Quanto à competitividade do Glorioso, no início da época, realmente não é boa, porém, sempre ouvi dizer que o que é preciso são bons finais, porque, bons princípios são bons mas não são suficientes.

De facto, o azar ou a pouca sorte, continuam.

Este Ano, o SLB ganhou, o que já não acontecia há muito tempo, o primeiro Jogo mas tropeçou no segundo!

Paciência, melhores dias virão.

Embora eu não seja um fanático do Futebol, o que me preocupa mais, segundo o que se lê na Imprensa, são as desavenças entre um determinado Jogador, Presidente e Treinador.

Se isso continuar e é isso que os adversários querem, vai repercutir-se nos resultados desportivos.

Não é por acaso, que o Senhor que manda no SCP, elogiou a Equipa de Arbitragem do confronto entre as Águias e o Vitória de Setúbal!

Os inimigos da Luz, querem ver aquilo cada vez mais escuro.

É lógico, racional e intuitivo que nunca julguei que a Primeira Taça fosse para Itália!
Laranjeiro, 23-08-2016

Pedido: Peço, mais uma vez, ao Exmo Senhor Autor, o favor de enviar as suas Publicações para: oswaldojcarmo@sapo.pt