quinta-feira, 13 de outubro de 2016

AS REIVINDICAÇÕES DOS TAXISTAS TÊM ALGUM SENTIDO


Resultado de imagem para manifestação dos taxistas

Imagem retirada do Google

Não sou defensor dos taxistas e nem tenho por eles uma grande simpatia. Porém, sendo um cidadão que sempre agiu com responsabilidade e na observância das leis do País, não deixo de lhes reconhecer alguma razão.

Os taxistas, tal como qualquer cidadão, têm direitos e deveres relativamente à actividade que exercem. Esta classe exerceu a sua actividade durante décadas, sem qualquer tipo de concorrência e, por isso mesmo, parou no tempo, não evoluindo, desperdiçando o  fantástico mundo das novas tecnologias e o poder extraordinário da informática como ferramenta de apoio a todas as actividades humanas.

Sou a favor da concorrência mas de uma concorrência leal que respeite a lei e os parceiros do sector de actividade. Neste caso da Uber e das outras plataformas de mobilidade que actuam em Portugal, a concorrência face aos profissionais de Táxi, parece-me desleal porque não têm que cumprir os deveres inerentes aos taxistas mas usufruem dos seus direitos. Esta é uma situação anómala que o Estado não deveria ter permitido enquanto não fosse criada uma nova regulamentação para o sector da mobilidade e dos transportes.

Esta manifestação dos taxistas foi aproveitada pela comunicação social, em geral, pelos adversários do sector e até pelo governo, para denegrir a classe. Não achei correcto. Estes têm o mesmo direito de se manifestar tal como tem a CGTP, a UGT, o Metro, a Carris, a CP os Enfermeiros, as Forças de Segurança, etc., os quais também causam muitos transtornos e prejuízos à população quando fazem greve. No entanto, a comunicação social e o Estado não tiveram a mesma atitude de condenação e crítica negativa.

Quanto aos profissionais da Uber, eles não são diferentes dos taxistas. Ninguém pense que por estes vestirem melhor, tal facto os torna mais educados e civilizados! Bons e maus profissionais existem em todo o lado. Há até um dado muito curioso: muitos dos actuais profissionais da Uber são pessoas que já trabalharam como taxistas. E então só porque passaram para a Uber, passaram a ser melhores profissionais? Cuidado meus amigos, não se pode brincar com coisas sérias e muito menos com o ganha-pão de uma classe que garante a estabilidade de muitas dezenas de milhar de famílias.

Muita gente que fala da Uber, provavelmente não sabe do que fala nem tão pouco se preocupa em procurar essa informação na net, onde existe com abundância. Eu tive o cuidado de ler alguns artigos sobre a Uber nos Países onde actua e também sobre a sua origem. Confesso que depois de ler essa informação, fiquei com uma ideia muito diferente para pior, da empresa multinacional norte americana que tem tido forte contestação em todos os Países onde se tem instalado.

Portugal é um País de costumes brandos, concede muitas facilidades e permite a existência de actividades ilegais. No caso da Uber, temo que este governo esteja a criar condições para o "monstro" se desenvolver, o qual, a seu tempo, devorará tudo e todos. Dizem que "a Uber é um lobo vestida com pele de cordeiro". A seu tempo veremos se toda essa gente que agora tanto a defendem não serão os primeiros a provar o seu veneno e a arrepender-se da posição que tomaram.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

De facto, isto é mais uma, triste, demonstração da submissão de todos os Governos, aos grandes Grupos Económicos!

Infelizmente, a Comunicação Social também está a ajudar a UBER e a ignorar os direitos dos Taxistas.

Para mim, eles têm dois defeitos capitais: Muitos, mesmo que tenham uma Senhora como Cliente, nem sequer saem do lugar e isso, sobretudo para o Sexo Feminino, é muito desagradável.

Quanto ao segundo, uma grande percentagem das Pessoas que trabalham nesta Área, se tiverem oportunidade de, sub-reptíciamente, alterarem a Tarifa para cobrar mais uns Dólares,não têm pejo em o fazer.

Eu acho que está na hora dos nossos Governos não se deixarem levar por estes Grupos.

Se querem trabalhar, têm que cumprir os mesmos Regulamentos e Leis que têm os Taxistas.

Para mim, o Governo, mesmo assim, já lhes fazia um grande favor, porque, Portugal não precisa deste Tipo de Serviços. Nós precisamos de Serviços e Industrias que nos tragam valor acrescentado.

Claro que, para as tais Industrias tem que haver condições e as Regras não mudarem no meio do Jogo, como acontece, com todos os Governos, no nosso País.
Laranjeiro, 15-10-2016