quinta-feira, 8 de março de 2018

GRANDE GENEROSIDADE DA ADMINISTRAÇÃO DOS CTT PARA COM OS SEUS ACCIONISTAS!!!

Resultado de imagem para Correios de Portugal
Imagem retirada do Google

Acontecem coisas estranhíssimas neste pequeno País que não dão para entender! O resultado líquido dos CTT em 2017, caiu 56% mas em 2015 já tinha caído cerca de 14% ou seja, em dois anos consecutivos, os lucros baixaram 70%!!!

Incompreensivelmente, face a esses resultados negativos, a administração dos CTT vai dividir pelos accionistas mais do dobro dos lucros! Como é possível que uma Empresa se preste a servir os interesses dos accionistas, entregando-lhes em dividendos mais do dobro dos lucros que obteve em 2017, um montante de cerca de 57 milhões de euros?

Esta actuação da Administração dos CTT é ainda mais incompreensível se nos lembrarmos que os CTT têm estado a fechar dezenas de postos de correios, um pouco por todo o País, ao mesmo tempo que se preparam  para dispensar centenas de funcionários, uns através de acordos indemnizatórios e outros através da reforma antecipada. Para além disso, os novos donos dos CTT não têm poupado o seu património, tendo alienado vários dos seus imóveis, como aconteceu agora com a venda da sua antiga sede por 25 milhões de euros.

Temo que a transacção dos CTT feita pelo Estado para os privados, venha a redundar num verdadeiro suicídio e na sua total destruição. Os CTT eram uma grande Empresa rentável ao serviço dos portugueses. Actualmente, nota-se uma grande deterioração dos serviços, a todos os níveis mas desde logo e mais acentuadamente, na distribuição do correio, sector que não dá conta do recado, acumulando dias e dias de atraso. 

Fechar balcões, reduzir funcionários, vender património, são indícios que pressagiam um futuro muito incerto para os CTT. Oxalá o Estado esteja atento e não permita que mais uma grande Empresa portuguesa seja arruinada, vítima da irresponsabilidade dos seus administradores, como aconteceu com a PT, BES, BPN, BPP, BANIF, não esquecendo também a irresponsabilidade das administrações de toda a banca portuguesa que só não colapsou e faliu, devido às sucessivas injecções de capital feitas pelo Estado, no montante de várias dezenas de milhares de milhões de euros. 

A irresponsabilidade que imperou na banca durante a governação socrática, foi sem dúvida uma das causas da falência económica e financeira que se abateu sobre Portugal e que obrigou a um resgate financeiro no montante de 78 mil milhões de euros.

Nesse período, a supervisão do Banco de Portugal falhou rotundamente e contribuiu também para  os excessos criminosos cometidos pela Banca. Espera-se que tenha aprendido com os erros e não volte a repeti-los para que não venhamos a ter mais bancos falidos e os portugueses de novo a pagar a factura. 

Quanto aos dividendos que os CTT vão pagar aos accionistas, eu não imaginava que era possível distribuir dinheiro que não foi ganho. Imaginava que pudessem ser distribuídos dividendos relativos a uma parte dos lucros mas nunca à sua totalidade ou ao dobro dos lucros! Nesse aspecto, confesso a minha total ignorância.


1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Para já e antes de mais nada, quando for crescido, quero ser dono de uns Correios iguais a estes, reduzindo os lucros e, mesmo assim, aumentar os dividendos à dezenas de chulos, à custa dos Trabalhadores.

Realmente, isto mostra, mesmo, no País miserável em que este Rectângulo se transformou!

Como é possível que o Governo não tenha tirado, já, a concessão dos CTT, a estes Parasitas, estes irresponsáveis?

Isto é ou não é, gozar com os Empregados e com as Populações que estão a ser prejudicadas por todo o País? É lógico que é.

São todos muito amigos do ZÉ quando andam em Campanha Eleitoral, agora, a Oposição, se é que assim se lhe pode chamar, não diz uma palavra.

Realmente, eu ainda não consegui entender porque é que tudo o que dava lucro, foi oferecido?

Sim, para mim, além de prejudicarem os que os ajudam a ter lucros e os Cidadãos, a TAP, ANA, EDP, Correios, etc, foi tudo oferecido.

No final, acabamos sem dinheiro e sem as únicas Empresas que, bem geridas, davam, todas, lucros.

Eu disse, de facto, bem geridas porque, estas Empresas nunca foram bem geridas.

Para estes Grupos serem bem governados, precisavam de começar pelo Pessoal lá de cima, que não faz nada, não gere coisa nenhuma e que ganham, todos, Ordenados Milionários como, por exemplo, o Senhor Mexia, da EDP.

Eu ainda tive a ilusão de ver este Governo, ter a coragem revolucionária, de reverter a situação dos "Correios Caracol".

Sim, estes Correios, agora, como as Cartas nunca mais chegam ao destino, são "Correios Caracol", ou seja, do Século passado!

Neste País continua a não haver responsáveis por estes, ruinosos, negócios.

Se fizessem estas negociatas,nos Privados, eram logo despedidos. Na Zona de Comodismo e conforto, não só não são despedidos como ainda são promovidos e recebem grandes Louvores e uns extrazinhos!
Laranjeiro, 12-03-2018