segunda-feira, 19 de março de 2018

SÃO NECESSÁRIAS MAIS ALBUFEIRAS

Imagem relacionada
Imagem retirada do Google

"Não há mal que sempre dure nem fome que não dê em fartura"! A chuva tem caído intensamente ao longo de todo o País desde o início de Março. Neste momento já não há situações de seca em nenhum ponto do País e as albufeiras já se encontram com uma capacidade acima dos 80%.

Portugal é um território com um clima privilegiadíssimo e a natureza tem sido mais que magnânima, uma vez que todos os anos chove abundantemente em todas as regiões do País. Nesse sentido, a falta de água nas albufeiras nos meses de Verão e até do Outono, não tem qualquer tipo de justificação.

A falta de água deve-se à incúria de autarcas e governantes que ao longo das últimas décadas ignoraram as mudanças que se vêm verificando no clima, não tomando medidas compensadoras, construindo mais albufeiras e alargando as que já existem para que a captação e o armazenamento de água aumente significativamente e possa continuar a garantir o regular abastecimento em todo o País.

Em Portugal não se actua preventivamente. Governo e autarquias andam sempre a reboque das tragédias. Nada é feito atempadamente, antes mesmo de surgirem os primeiros indícios de insuficiências. É de facto um péssimo hábito que tem causado grandes tragédias e o consumo desnecessário de grandes somas de dinheiro para reparar o que foi destruído e que podia ter sido utilizado no bem-estar da população.

Depois de tudo o que tem acontecido nos últimos anos devido à carência de água, é necessário que governo e autarquias, em plena sintonia, criem rapidamente projectos para captação e armazenamento de água, ao longo de todo o País para que o bem mais precioso e indispensável à vida humana não falte aos portugueses.

Não podemos continuar a ver correr, imparável e descontroladamente, para o mar, o precioso e necessário  líquido de que tanto necessitamos. 

Governantes e autarcas, acordem e sejam responsáveis e competentes.


1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Assim é, efectivamente.

Estes Senhores, todos, só se lembram de Santa Bárbara quando troveja.

Num País tão pequeno, não há razão para estarmos nesta, constante, aflição cada vez que não chove ou chove menos que o normal.

Realmente, cada vez mais se comprova que uns e outros lutam arduamente para atingirem o poder, só para proveito pessoal e não para benefício das Pessoas.

Eu sei que, actualmente, com os meios tecnológicos existentes, é mais fácil construir o que é preciso, no entanto, o atraso é de tantas dezenas de Anos que é muito difícil arranjar dinheiro para tudo o que é preciso.

Com esta falta de meios e com, pelo menos setenta e cinco anos de total decadência, não me acredito que, nos próximos vinte e cinco ou cinquenta anos, este problema seja resolvido.

Salvo, se surgirem Políticos mais dinâmicos e com mais vontade de governarem para o Povo.
Laranjeiro, 21-03-2018