quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

HACKER RUI PINTO PRESO NA HUNGRIA - ADIVINHAM-SE NOVOS DESENVOLVIMENTOS NO PROCESSO DOS EMAILS!


Imagem retirada do Google

Na sequência da detenção de Rui Pinto, em Budapeste, na Hungria, o "hacker" que alegadamente terá roubado a correspondência electrónica do Benfica, o Futebol Clube do Porto não perdeu tempo e reagiu em comunicado, pedindo justiça e negando o envolvimento no processo.
 
Costuma dizer-se que "quem não deve não teme" e, neste caso, se o Futebol Clube do Porto não tem nada a temer, causa alguma estranheza esta necessidade de vir a terreiro justificar-se, logo após a prisão do alegado autor do roubo e da apreensão de diverso material informático.
 
O acesso ilegítimo à correspondência electrónica do Benfica, ficou conhecido como "caso dos emails", os quais foram divulgados pelo director de informação do Futebol Clube do Porto, Francisco J. Marques, no Porto Canal, pretendendo, com os mesmos, denunciar, entre outros, esquemas de corrupção a árbitros por parte dos encarnados.
 
Na sequência dessa abusiva divulgação dos emails, o Benfica processou o Futebol Clube do Porto e, neste momento, porque os dois clubes não chegaram a um entendimento quanto aos valores da indemnização resultantes dos "danos de imagem", o processo segue para julgamento.
 
Estes crimes cibernéticos são ainda muito difíceis de apurar mas não impossíveis como o prova o caso da correspondência electrónica roubada ao Benfica que tem tido desenvolvimentos surpreendentes e que vai agora conhecer provavelmente novos desenvolvimentos com a detenção do autor do roubo dos emails e a apreensão de diverso material informático que deverá conter alguns rastos que facilitem a identificação de quem "comprou" o material roubado. Sim, porque Rui Pinto não está neste processo sozinho. Eu, pelo menos, não acredito nisso. Uma operação desta natureza deve ter-lhe rendido milhões e alguém lhos pagou. Pois é esse alguém que mais tarde ou mais cedo vai ser descoberto e que vai ter que arcar com as consequências dos elevados prejuízos causados ao Sport Lisboa e Benfica.

Este comunicado do Futebol Clube do Porto revela alguma inusitada preocupação e alguma intranquilidade. Fica aqui reproduzido na íntegra:
 
«A detenção, na Hungria, de um cidadão português sob suspeita de vários crimes, tornada pública pela Polícia Judiciária, tem sido naturalmente objeto de notícias e comentários em torno do designado processo dos e-mails, alguns, porém, com a pretensão expressa de associar o nome do nosso clube e da sua sociedade anónima desportiva para o futebol profissional a essa detenção.

O FC Porto reitera o que sempre afirmou. A saber:

- O nosso Diretor de Informação e Comunicação teve conhecimento de um volumoso conjunto de e-mails, alguns importantes na sua substância por indiciarem práticas irregulares e eventualmente criminosas no plano da verdade desportiva no futebol profissional.

- O teor de alguns desses e-mails foram divulgados no Porto Canal no exercício pleno do direito a informar e ser informado, ponderados todos os prós e contras face à delicadeza da matéria de fundo que apontava para eventuais práticas de tráfico de influência e corrupção.

- Todo o acervo de e-mails que chegaram ao nosso Diretor de Informação e Comunicação, sem qualquer contrapartida financeira ou outra, foram entregues à Polícia Judiciária em simultâneo com o processo de denúncia pública.

Assim, a expetativa do FC Porto é uma só: a de que seja feita justiça nos processos em curso envolvendo atentados à verdade desportiva, sendo que alguns deles estão já com acusações deduzidas.» 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

É evidente que este Comunicado apressado feito pelo FCP, indica que o mesmo não se sente à vontade vindo dizer que apenas quer a Verdade Desportiva.

A Verdade Desportiva para os lados do FCP! Não me façam rir porque eu já nasci a chorar!

O Homem do Norte está convencido que o Homem do Sul é estúpido. É preciso ter muita lata!

Espero que a Justiça deste País actue, de uma vez por todas, e castigue, sem dó nem piedade, todos estes prevaricadores.

O mal, Exmo Senhor Autor, é que eles continuam a provocar estragos, muitos, ao Glorioso e ninguém mexe uma palha.
Laranjeiro, 19-01-2019