Contra tudo e contra todos, o maior Clube de Portugal conseguiu terminar com êxito a época futebolística 2018/2019 e concretizar a tão ambicionada RECONQUISTA, o objectivo principal, delineado pela estrutura benfiquista desde o início da época.
Fazendo uma retrospectiva do que se passou ao longo da temporada, diria que o que acabou por acontecer foi quase um milagre. No final da primeira volta, com 17 jornadas cumpridas, a equipa comandada por Rui Vitória, já somava 3 derrotas e 2 empates e um total de 13 pontos perdidos, chegando a estar a 7 pontos de distância do rival Futebol Clube do Porto. As derrotas aconteceram contra o Belenenses, Moreirense e Portimonense (2-0, 1-3 e 2-0) e os empates contra o Desportivo de Chaves e o Sporting (2-2 e 1-1).
Porém, a viragem e a esperança na RECONQUISTA aconteceu a partir da 16ª jornada, momento em que Rui Lage, treinador da equipa B, substituiu Rui Vitória e assumiu o comando da equipa principal.
RUI LAGE fez uma segunda volta do Campeonato absolutamente excepcional, um percurso a todos os títulos brilhante, visto que em 51 pontos possíveis apenas cedeu 2, no jogo da 25ª jornada, no Estádio da Luz, contra o Belenenses, jogo esse que merecia ter ganho por 3 ou quatro bolas de diferença. Mas a equipa sob o comando do jovem técnico, marcou 66 golos na 2ª volta, quase uma média de 4 golos por jogo e quase tantos como o Sporting e o Porto marcaram em todo o Campeonato (72/74). Devido a este número impressionante de golos marcados na 2ª volta, o Benfica igualou a melhor marca de sempre, conseguida no tempo de Eusébio & Companhia, 103 golos.
Mas este Campeonato, o 37º da história do Benfica, tem um sabor muito especial, devido aos obstáculos que os rivais de Lisboa e Porto lhe tentaram criar ao longo da época, fora das quatro linhas, com acusações constantes de irregularidades que até ao dia de hoje ainda não foram confirmadas. Futebol Clube do Porto e Sporting tentaram ganhar na Secretaria aquilo que não foram capazes de ganhar dentro das quatro linhas e, por causa dessa péssima estratégia, ambos foram penalizados e saíram a perder. Veja-se o que aconteceu ao Sporting com o ataque à Academia de Alcochete e a confusão que se instalou no Clube com a destituição do Presidente Bruno de Carvalho. O Sporting acabou por ficar em 3º lugar, a 13 pontos do campeão SLB. Já o Porto que chegou a ter 7 pontos de vantagem quase a terminar a 1ª volta, mercê dessa guerra odiosa contra o Benfica, acabou por se virar o "feitiço contra o feiticeiro" e a destabilização que pretendiam provocar nas hostes do adversário, acabou por se instalar na sua própria casa e o resultado não podia ter sido pior: esbanjaram os pontos que levavam de vantagem, perderam com o Benfica no Dragão e na Luz, coisa que já não acontecia há muitos anos e não conseguiram revalidar o título de campeão conquistado na época transacta
Como benfiquista adorei este desfecho do Campeonato. É vergonhoso o que o Futebol Clube do Porto fez. Enquanto a equipa foi em primeiro ligar, sobravam elogios para os árbitros e críticas desrespeitosas e ferozes para os que se queixavam das arbitragens. A partir do momento em que o Benfica passou a liderar a classificação, iniciaram uma campanha de coacção e difamação sem precedentes, contra os árbitros e a instituição que os dirige, chegando ao ponto de vandalizarem as casas e os carros de alguns árbitros, e de lhes fazerem ameaças de morte e aos seus familiares.
Houve situações muito graves, as quais deviam ter sido investigadas pelo Ministério Público, mas pelos vistos, nada disso foi feito, continuando o Clube azul e branco a gozar de total impunidade, algo que afecta profundamente o futebol em Portugal e o descredibiliza perante os organismos que tutelam o futebol mundial.
Parabéns Benfica pela brilhante conquista do 37º Campeonato e que o espírito guerreiro e ganhador da 2ª volta seja tomado como exemplo para na próxima época chegarmos ao 38.
1 comentário:
Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa
Exmo Senhor
Autor,
De facto, DEUS não dorme! Eu sempre o afirmei.
Infelizmente, como a Justiça não funciona, tudo isto vai continuar.
Isto é o País do faz de conta.
Tantos Milhões de Euros que deram de prejuízo ao SLB mas, como no resto dos casos deste Jardim de Terraço, acontece, não se vê ninguém castigado.
Adorei esta, especial, Vitória pelo facto de o Glorioso ter de lutar contra vários Campeonatos.
Gostei, também, da postura e humildade deste Treinador.
Com Arrogância não se vai a lado nenhum. Os Jogos têm que ser ganhos dentro do Campo.
Agora já ninguém tem medo, devido às grandes possibilidades de verem o Sistema de Jogo, uns dos outros, dos Emblemas do nosso Glorioso, SCP e muito menos, do FCP.
A Revolução, a sério, que se passou, com o Treinador Snr Bruno Lage, no nosso Grupo, foi uma coisa de outro Planeta!
Já se pode considerar, sem sombra de dúvida e sem receio, o Mourinho II.
Laranjeiro, 19-05-2019
Enviar um comentário