segunda-feira, 15 de julho de 2024

QUE SE PASSA NA GRANDE NAÇÃO AMERICANA?!!!


Desde jovem que criei na minha imaginação, fruto dos relatos elogiosos que ouvia constantemente sobre o nível de vida nos EUA, uma ideia de grandeza sem comparação no resto do mundo e tinha até o desejo e a ambição de um dia poder para lá emigrar.

À medida que fui crescendo, comecei a perceber que os EUA são uma grande Nação e uma  grande super potência económica e militar mas aquela noção de grandeza sem paralelo que imaginei na minha infância, já não existe e hoje, decidi escrever algo sobre os EUA porque, de certa forma, estou um pouco desiludido com a perigosa situação política que vamos observando diariamente e que não abona na credibilidade daquele grande País.

Custa-me aceitar que relativamente à corrida eleitoral para eleger o próximo Presidente americano, não haja candidatos com valor, capazes de poder destronar dois velhos na casa dos 80 anos que têm demonstrado não ter condições para dirigir com sucesso o destino da Nação americana, embora por razões diferentes. Biden acusa demasiado a sua avançada idade e demonstra algumas fragilidades físicas e cognitivas e Trump que parece mais vigoroso e lúcido, é demasiado louco para assumir a presidência da maior potência mundial

O actual Presidente, Joe Biden, a caminho dos 82 anos, tem demonstrado alguma fragilidade física e mental, cometendo diversas gafes, trocando nomes e fazendo citações que não correspondem à verdade. Custa acreditar que não tenha havido um candidato mais jovem no Partido Democrata capaz de se impôr nas primárias perante Biden. Custa aceitar esta situação. 

Já Donald Trump, também com 78 anos, embora demonstrando uma maior frescura física, não me parece que tenha o perfil adequado para desempenhar tão alto cargo, baseado nos actos e atitudes que lhe tenho vindo a observar. Trump é um desbocado que diz tudo aquilo que lhe apetece e tem tido comportamentos mundanos e outros, ao longo da vida que não abonam em nada o seu carácter. Por outro lado, a última eleição ganha por Biden, demonstrou que Trump não é um democrata, já que nunca aceitou a vitória do seu adversário e depois, parece também haver provas da sua implicação no assalto ao Capitólio, um episódio muito grave que se realmente tem o seu incentivo, seria razão suficiente para não mais poder candidatar-se à presidência dos EUA.

Também no Partido Republicano não havia uma personalidade com o perfil adequado para destronar Trump e poder vencer a eleição presidencial? Sinceramente, é uma situação estranha que nunca pensei pudesse acontecer naquela grande nação americana.

Na próxima eleição presidencial, a vitória de um ou de outro, será sempre uma péssima solução para os americanos e para o mundo.

Sem comentários: