E assim vai o SISTEMA deste lindo País criado/inventado a partir da alvorada da manha de 25 de Abril de 1974 que explora os pobres e beneficia os poderosos. Um SISTEMA que prometeu tudo ao POVO e apenas se serviu dele para alcançar e perpetuar no poder.
Este é o SISTEMA que ostraciza e persegue todos aqueles que persistem em conservar intacto o seu carácter e a sua independência e têm a coragem e a frontalidade de o criticar e apontar os seus podres.
O SISTEMA é comandado pelos dois grandes partidos, PS e PSD, que à vez vão partilhando o poder, embora seja o Partido Socialista o que mais tempo governou e por isso seja mais culpado na criação e manutenção do SISTEMA em que o País vive há 50 anos.
O SISTEMA favorece aqueles que fazem parte das listas de filiados nesses dois partidos mas também aqueles que militam nas organizações políticas da extrema esquerda, que gozam da simpatia da comunicação social, vá lá saber-se porquê e também dos dois maiores partidos.
Este SISTEMA que tomou conta do País há 50 anos que cultiva o sinismo, a hipocrisia, o amiguismo, o compadrio, o nepotismo e a corrupção, vícios tremendamente nefastos que têm roubado ao POVO aquilo que lhe prometeram e que de facto bem merecia.
Prometeram ao POVO melhor EDUCAÇÃO e vimos que milhares de jovens não puderam continuar os seus estudos por terem nascido no seio de famílias modestas sem capacidade económica para pagar as propinas e todas as despesas inerentes ao dia a dia do estudante.
Prometeram JUSTIÇA e toda a gente viu que ela privilegia os fortes e persegue os fracos. Há casos imensamente vergonhosos de injustiç. Os exemplos são escandalosos e aos milhares.
Prometeram EMPREGO e nada disso aconteceu. Centenas de milhar de jovens à procura do primeiro emprego, não têm outra alternativa que não seja emigrar. O SISTEMA não fez as reformas necessárias para que esses jovens pudessem ter uma oportunidade de emprego no seu País.
Prometeram HABITAÇÃO e também falharam estrondosamente. Portugal continua a ser um País de barracas e de habitações precárias. A crise habitacional é de uma dimensão gigantesca, faltam centenas de milhar de casas e actualmente, as que existem estão a preços extremamente altos, as quais a maioria dos portugueses não têm possibilidades económicas para comprar.
Este é o SISTEMA que celebrou com pompa e circunstância o 25 de Abril de 1974, 50 anos depois dessa alvorada que tanta esperança transmitiu ao POVO e que afinal, no que ao povo diz respeito, essa esperança se transformou em grande desilusão. Há mais de dois milhões de pobres numa população de dez milhões e temos uma classe média dizimada que luta para não descer ao patamar da pobreza, ao patamar daqueles que deixaram de ter possibilidades de pagar as contas inerentes a uma casa de família.
Em vez de grandes festejos a propósito dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, teria sido bem melhor aproveitar a efeméride para o SISTEMA fazer uma profunda reflexão sobre o seu falhanço, através de conferências e colóquios dedicados ao tema, para poderem tirar algumas ilacções sobre o facto de Portugal se encontrar na cauda da Europa no que ao DIREITO das pessoas diz respeito, enquanto outros Países que eram à época bem mais pobres prosperaram e nos ultrapassaram.
Sem comentários:
Enviar um comentário