sábado, 16 de janeiro de 2010

E.U.A. DESTACAM-SE NA AJUDA AO HAITI

O Mundo inteiro mobiliza-se na ajuda ao Haiti. Cada Nação faz questão de responder presente na hora de ajudar a minorar os estragos desta imensa tragédia. Não há ainda números fiáveis, mas já há quem preveja duzentos mil mortos e mais de um milhão e quinhentas mil pessoas feridas, uma grande percentagem com gravidade.

Estamos perante um terramoto devastador de grau 7 na escala de Richter que segundo o Professor de Geofísica da Universidade de Durhan, no reino Unido, foi 35 vezes mais forte do que a bomba atómica lançada sobre Hiroshima no final da II Grande Guerra Mundial.

Perante esta devastação total, os Estados Unidos da América não perderam tempo e, como em anteriores catástrofes, fizeram questão de liderar o apoio mundial, enviando para o local 10.000 militares para manterem a ordem e recuperar a operacionalidade de muitas estruturas que ruiram, entre as quais o aeroporto, absolutamente indispensável, para socorrer o povo haitiano, recebendo em segurança as centenas de aviões vindos de todo o Mundo, carregados de toda a espécie de equipamentos e alimentos.

Mas os Estados Unidos não se ficaram por aí e disponibilizaram imediatamente 100 milhões de dólares, milhares de toneladas de equipamentos e alimentos e enviaram para o local o porta-aviões USS Carl Vinson para ajudar nas operações, tendo em conta as limitações do aeroporto de Port-au- Prince. Para além disso, os EUA também disponibilizaram o navio hospital USNS Comfort para prestar cuidados médicos aos feridos.

Como grande potência, os Estados Unidos assumem essa responsabilidade e estão sempre na linha da frente no auxílio aos mais carenciados. Independentemente de muitos Países não gostarem da sua política, há que reconhecer o enorme contributo que prestam ao Mundo, acudindo nas circunstâncias mais diversas e dando aquilo que a Europa toda, em conjunto, não é capaz de disponibilizar.

Não sou e nunca fui anti-americano e só não digo que nunca serei porque não sou capaz de prever o que se vai passar no futuro. Viver um dia de cada vez é o meu lema e agir em função do que se passa em cada dia que passa é a minha obrigação.

Sem comentários: