sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O NAVIO ESCOLA SAGRES ZARPOU DE LISBOA PARA REALIZAR A SUA TERCEIRA VOLTA AO MUNDO


No dia 19 de Janeiro de 2010, o Navio Escola Sagres partiu de Lisboa, do cais de Alcântara, para efectuar a sua terceira viagem de circum-navegação, com o objectivo de formar os alunos da Escola Naval e promover a imagem de Portugal no Mundo.

É uma viagem longa que irá durar cerca de 11 meses e que levará a Sagres a dezenas de Países espalhados pelos cinco continentes, estando prevista a sua chegada a Lisboa na véspera do Natal, se não houver contratempos.

De certa forma, esta viagem da Sagres, é também uma justa homenagem aos primitivos navegadores portugueses que nos séculos XIV e XV, essencialmente, demonstrando um destemor e uma coragem sem limites, enfrentaram os oceanos perigosos e desconhecidos, em pequenas e frágeis caravelas e chegaram a continentes até então desconhecidos.

Como País que foi de grandes marinheiros, esta viagem da "caravela" Sagres, é sem dúvida uma óptima iniciativa das autoridades portuguesas que deve ser aproveitada para estreitar as relações de amizade com os Países onde outrora os nossos navegadores chegaram e criaram protectorados ao serviço da Coroa portuguesa.

Que a viagem seja um sucesso e que todos os marinheiros que se encontram a bordo da Sagres a possam recordar com prazer, ao longo das suas vidas, como uma realização inolvidável.


Sem comentários: