sábado, 27 de fevereiro de 2010

NÃO ADIANTA TENTAR TAPAR O SOL COM A PENEIRA



TANTA MENTIRA!...

Toda a vida constatei que uma criança não sabe mentir e quando o faz, qualquer adulto minimamente perspicaz lhe descobre imediatamente sinais evidentes da sua maquinação.

A sua inocência e pureza de princípios, faz com que não se sinta à vontade e, por isso mesmo, vacile perante quem pretende enganar.

Já os adultos pensam que são uns verdadeiros artistas, uns autênticos profissionais da mentira e que facilmente enganam as pessoas. Têm muito mais lata que as crianças e porque há muito perderam a tal inocência e pureza de princípios, conseguem faltar à verdade com toda a convicção e descaramento, adoptando aquele ar importante de virgens ofendidas e quase sempre, para impressionar, um semblante carregado, grave e sério,

Ultimamente, neste País, assistimos ao culto da mentira. Mente-se por tudo e por nada, por coisas graves e por ninharias, com o objectivo de à força de tanto insistir e repetir a mesma coisa, transformar uma mentira em verdade e uma verdade em mentira.

É escandaloso e caricato ouvir determinadas personalidades justificar o injustificável, tentando sacudir a água do capote e não se dando conta do papel ridículo que fazem ao tentar tapar o sol com a peneira. É de facto um exercício deprimente que a mim próprio me causa mal-estar e vergonha. É que essas pessoas não têm o capote salpicado de água mas completamente cheio de nódoas que jamais conseguirão remover, mesmo que se desfaçam de todas as peças de roupa, porque elas, as nódoas, ficarão para sempre a manchar o seu carácter.

Mentir tão descarada e despudoradamente aos cidadãos de um País, fazendo deles uma horda de mentecaptos, é de facto uma falta de ética confrangedora e um desrespeito e uma desconsideração sem limites que denota e acentua o estado deplorável a que chegou a honorabilidade de certas personalidades com responsabilidades importantes na governação do País e na administração das maiores empresas públicas e privadas.

O que realmente preocupa e indigna qualquer cidadão honrado deste País, é que os crimes são descobertos e confirmados mas os criminosos que os cometeram, quando se trata de determinadas figuras públicas, nunca são identificados e muito menos julgados e, por isso mesmo, como diz o povo, a culpa morre sempre solteira.
.
Para actos tão graves, nos EUA já teria inevitavelmente acontecido um novo Watergate e por muito menos, em 1999, foi instaurado um processo de impugnação de mandato (Impeachment) ao então Presidente Bill Clinton, por ter mentido no caso Mónica Lewinsky.

Porém, em Portugal, as pessoas com obrigação de dar os melhores exemplos e zelar pelos interesses do País e dos cidadãos, quando são apontadas como suspeitas de cometer as mais diversas e graves infracções que mancham a democracia e lesam gravemente o património do Estado, chamadas a explicar, negam tudo, atabalhoada e esfarrapadamente e fazem um esforço quase titânico para arquitectarem as mais hilariantes desculpas e alibis que, como no caso das crianças, qualquer adulto minimamente experiente, perspicaz e isento, descobre imediatamente nessas explicações e desmentidos, embaraços e tiques comprometedores

Um povo atinge a sua maioridade quando é capaz de pensar exclusivamente pela sua cabeça, agir com independência e afastar-se de fundamentalismos políticos doentios que lhe permitam avaliar com rigor e isenção os actos criminosos praticados por todas as figuras públicas conotadas com as diferentes forças políticas e ter a coragem de as denunciar.

Quando isso acontecer, estaremos na presença de um povo adulto e maduro que em nenhuma circunstância permitirá que no seu seio se acoite esta espécie de gente mentirosa e que à sua custa construa carreiras de sucesso, principescamente remuneradas.

1 comentário:

Unknown disse...

Mais uma postagem interessante, mas que nada vem adiantar a este estado deplorável de coisas que nos impingem
Parece que alguns são autênticos vendedores de banha de cobra.
Conseguem vender os seus produtos melhor que consertar os males que este país atravessa.
Conseguem que as suas mentiras até sejam verdade mas que sejam esquecidas rapidamente.