terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

TRAGÉDIA NA MADEIRA

As imagens que chegaram da Madeira, resultantes do violento temporal que se abateu sobre a Ilha, são trágicas e devastadoras e dão-nos uma ideia da dimensão da tragédia e do elevado grau de destruição.

Os prejuízos materiais somam muitos milhões de euros mas há também a lamentar a perda de vidas humanas. As autoridades regionais confirmam até ao momento 43 vítimas e mais de uma dúzia de desaparecidos.

A tarefa de reconstrução é gigantesca. É preciso reparar estradas, pontes e equipamentos diversos, mas é preciso também construir casas para quem viu as suas desmoronarem-se com a força das enxorradas de lama e pedra e ajudar todos aqueles que viram os seus comércios invadidos pela água e toneladas de detritos, bem como as Empresas e particulares que viram máquinas e viaturas arrastadas e soterradas ao longo do percurso.

A tragédia foi muito grande mas os gestos de solidariedade têm-se multiplicado a cada dia que passa, a nível nacional e internacional, ficando demonstrado mais uma vez que as pessoas, nos momentos difíceis, são solidárias e generosas.

Oxalá que todas as contribuições sejam canalizadas para aqueles que efectivamente foram vítimas da tragédia e que não venham a acontecer vergonhosos oportunismos como aqueles que já tivemos ocasião de constatar noutros acontecimentos também trágicos.

Que os dinheiros sejam aproveitados para reconstruir e reconstruir bem, mas também para ressarcir aqueles que ficaram sem os seus bens e, muito pior do que isso, sem os seus entes queridos.

Força Madeira! Coragem Madeirenses!

1 comentário:

Unknown disse...

Espero também que essa preocupação se concretize e que a recuperação de toda a zona devastada se faça rápido e muito bem.
Nestas situações existem sempre desvios, pessoas mal formadas.
Deram muitas "novas oportunidades"
mas poucas formações humanas e morais e depois como os maus exemplos começam a vir de cima.
É o que se vê e não há meio de acabar