terça-feira, 26 de abril de 2011

O QUE MILHÕES DE PORTUGUESES NÃO SABEM!!!

IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE












Porque apelam tão veementemente ao voto, os Partidos?

A política de esclarecimento dos Partidos aos cidadãos é péssima e desde sempre se constatou que só esclarecem o que lhes interessa e o que não lhes diz directamente respeito. Sempre se preocuparam muito mais com o acessório do que com o essencial e o jogo da distracção é o seu forte.

Se assim não fosse, os portugueses saberiam que na última legislatura, o Partido Socialista recebeu anualmente 7,1 milhões de euros, o Partido Social Democrata, 4,5, a CDU 1,19; o CDS 1,14 e o Bloco de Esquerda 1 milhão de euros, importâncias que são proporcionais aos votos válidos que cada partido recebeu dos eleitores, multiplicados por 3,15 euros.

Mas os portugueses estariam também bem informados sobre o financiamento dos grupos parlamentares, das comissões parlamentares e dos subsídios e regalias sociais dos deputados, caso os partidos estivessem interessados em esclarecer e informar. Disso os políticos não falam, porque sabem que é uma situação escandalosa e imoral face à grande maioria dos cidadãos.

Paralela e incompreensivelmente, a imprensa escrita e falada que devia ser responsável e independente e preencher essa grave lacuna, por receio ou seguidismo político, não toca nos assuntos que os Partidos desejam manter em segredo, ou pelo menos, sem grande publicidade.

Um dos aspectos que mais me choca, nas eleições legislativas para a Assembleia da República, é o facto de a maioria dos portugueses não ter consciência que ao votar num qualquer partido, para além de lhe estar a dar a sua confiança política, o que já é muito, está a dar-lhe também 3,15 euros. Essa importância multiplicada pelos quatro anos da legislatura, faz com que o seu contributo para o Partido em que votou, contabilize 12,60 euros.

Esses cidadãos a que me refiro e que não fazem a mínima ideia de como os Partidos são subvencionados pelo Estado, à custa dos nossos impostos, deviam saber que o seu voto é essencialmente importante para encher os seus cofres e daí a razão pela qual os líderes políticos fazem tão veementes apelos ao voto.

Para o partido A ou para o partido B, obter uma grande vitória nas eleições legislativas, significa, acima de tudo, ganhar o direito a uma subvenção anual choruda de milhões de euros para as suas múltiplas estravagâncias e tudo o resto é paisagem.

Não tenham dúvidas, meus amigos que os partidos lutam, acima de tudo, pelos vossos votos e que a importância das vitórias se mede pelos milhares ou milhões de euros amealhados e só depois, em segundo lugar, pelos resultados políticos e pelo número de deputados obtidos.

Um partido político é um sorvedor dos dinheiros públicos, dos dinheiros dos impostos, pagos pelos cidadãos, na maior parte dos casos, com grandes sacrifícios. Mas não são só os milhões com que são subvencionados pelo Estado, são também os muitos milhões que por influência directa dos principais partidos, especialmente do que governa, vão parar aos bolsos dos "tachistas" que enxameiam os organismos da administração pública e também aos cofres das instituições e empresas privadas, em consequência de esquemas de favorecimento pouco transparentes.

O País está em crise mas ela não chegou aos partidos. Tomem nota das medidas austeras que vão ser postas em prática e verifiquem se alguma delas vai tocar nas suas regalias. Pudera! Lá diz o povo e com sábia razão: "Se quem parte e reparte não fica com a melhor parte, ou é burro ou não tem arte".

Aqui, nesta história toda, quem é realmente burro, é o Povo que lhes apara o jogo há 37 anos, engolindo todo o tipo de crimes, mentiras, desilusões e frustrações, ano após ano, por não ser capaz de dizer basta e acabar-lhes com a mama.

Sem comentários: