sexta-feira, 29 de abril de 2011

QUANDO O "TACHO" SE SOBREPÕE ÀS CONVICÇÕES POLÍTICAS



IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE


Cada indivíduo pode fazer durante a sua vida o que bem lhe apetecer e não tem que pedir opinião a ninguém. É livre de escolher a postura que entender no seu percurso de vida e, por isso mesmo, sujeitar-se também, aos elogios ou às críticas dos cidadãos.


O político Basílio Horta, que se assumia como um democrata cristão convicto, foi co-fundador do Centro Democrático Social (CDS), ao serviço do qual desempenhou cargos como secretário-geral e vice-presidente da Comissão Política Nacional e Presidente da Mesa do Congresso.


Ainda como militante e dirigente do CDS, foi vice-presidente da Assembleia da República, membro do Conselho de Estado, candidato à Presidência da República e ministro de diversas pastas, no II, VI, VII e VIII.


A certa altura, porém, o "tacho" falou muito mais alto do que as suas convicções políticas e mandou-as às ortigas, aceitando o lugar que o PS lhe ofereceu de Representante Permanente de Portugal na OCDE e depois o cargo de Presidente do Conselho de Administração da AICEP, do qual pediu agora a suspensão do mandato por ter aceite liderar a lista do Partido Socialista por Leiria.


Pela minha parte, até lhe perdoava tão descarada mudança política, na mira de garantir um "tacho". Trocar convicções políticas de direita e abraçar assim, de um momento para o outro, ideias de esquerda, é algo que não se vê todos os dias em Portugal. Os vira-casacas, ao nível dos líderes políticos de topo, não são assim tantos, porque sabem muito bem qual é o rótulo que a maioria da opinião pública lhes coloca imediatamente na testa.


O que eu não posso perdoar a este Senhor Basílio Horta é ter dado uma entrevista dizendo que tem a certeza que o Partido Socialista vai ganhar as próximas eleições e que José Sócrates é um excelente líder e um bom primeiro-ministro e que seria muito mau para Portugal se ele (José Sócrates) não ganhasse.


É preciso ter lata!!! Como é possível que um homem de direita tenha esta opinião sobre alguém que se revelou o mais incompetente primeiro-ministro da era democrática? Porventura não se deu conta que o Senhor Sócrates provocou a maior crise de que há memória e arrastou Portugal para a bancarrota?


É preciso um mínimo de honestidade intelectual e um pouco mais de decência para não se descer politicamente tão baixo. Há valores que valem muito mais que um "tacho" e que não devem ser alienados por preço algum. A honra e a dignidade não têm preço.


Basílio Horta vendeu a alma ao diabo, sem necessidade. Apenas se pode compreender esta sua cambalhota política se de facto as suas ambições pessoais são desmesuradas e, nesse caso, quem coloca a fasquia tão alta, arrisca-se a ter que recorrer a este tipo de comportamento recriminável, em que todos os meios servem para alcançar os fins.


Cheguei a ter alguma simpatia por este vira-casacas, no tempo em que dizia ser um democrata-cristão e agia como tal. Depois das declarações que lhe ouvi acerca do Partido Socialista e do seu Secretário-Geral, foi definitivamente empurrado para a extensa lista das personalidades políticas, pelas quais deixei de ter qualquer tipo de simpatia ou consideração.


É claro que Basílio Horta se está nas tintas para o que eu e centenas de milhar de portugueses pensam acerca do seu oportunismo político e até para as frases indigestas que muitos eleitores lhe vão jogar na cara durante a campanha, porque ele agora só tem uma obseção: ser presidente da Câmara de Leiria.


Pela parte que me toca, ficaria satisfeito se fosse contemplado com uma significativa derrota.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Ao Autor deste BLOGUE:

Exmo Senhor,

Não é, por acaso, que Portugal e os Portugueses, estão nesta situação!! Se este Senhor, visse que o seu CDS, poderia ascender, facilmente, ao Poder, ele nunca aceitaria qualquer Cargo ou Candidatura, noutro Partido, que não fosse o seu. Como isso não é possível, ele, Cata-vento como é, vira-se para o Partido que está partido e partiu, o País, em PEDAÇOS.

Realmente, deve ser muito penoso e confrangedor, ter que mentir, à descarada, sobre um indivíduo que tem o País, nesta situação, só para ganhar um lugar dourado e à sombra, como deputado!!!!!!

As voltas que o Mundo (Português) dá!!!

Eu estou convencido que, até às Eleições, o Mundo (Lusitano) vai abrir os olhos, e, nenhum deles, vai ganhar.