segunda-feira, 14 de novembro de 2011

OS BODES EXPIATÓRIOS


Imagem retirada do Google

Ainda não me mentalizei e nem quero acreditar que um grupo de gente sem experiência de vida mas com plenos poderes para "roubar" os meus poucos proventos, seja capaz de sacar de uma só vez, o subsídio de férias e de natal.

É preciso não ter a mínima noção do que custa a vida e de como é difícil o dia-a-dia de mais de dois terços das famílias portuguesas. Mas eles não sabem nem tão pouco estão interessados em saber. O que lhes interessa é alcançar os objectivos traçados pela troika e dessa maneira poderem agradar à Senhora Merkel e ao Senhor Sarkozy.
Os portugueses que na grande maioria nada contribuíram para a falência do País que se lixem e que paguem os milhares de milhões que uns quantos miseráveis governantes desbarataram em benefício próprio, dos amigos e familiares.

É verdade que o País está de tanga e também é verdade que se as coisas piorarem, quem mais vai sofrer é o povo trabalhador. Mas tudo isso não significa que tenhamos que aceitar as miseráveis condições que nos querem impôr, ao ponto de não se importarem que tenhamos que passar fome para pagar uma dívida que não contraímos.
Entretanto, àqueles que levaram o País à ruína e colocaram a salvo em paraísos fiscais milhões de euros, desviados dos cofres públicos, ninguém tem coragem de lhes confiscar todos os bens que adquiriram fraudulentamente e, ao mesmo tempo, fechá-los numa cela de prisão.

O povo não pode continuar à mercê dos desmandos dos governantes. É preciso criar leis que protejam os trabalhadores e, ao mesmo tempo, concedam uma rédea curtíssima aos que os governam, capazes de evitar os açambarcamentos que se têm verificado por parte de quem tem chegado à área da (des)governação do Estado.

Ao aumentar os impostos, os preços dos produtos, todos os produtos sem excepção e ao não estancar a onda de desemprego que é brutal, este governo não devia nem podia lembrar-se de aplicar tão penalisante medida aos funcionários públicos. Se muitos já estavam na miséria, caso esta medida chegue a ser concretizada, ficarão completamente arruinados.

Ainda há tempo para arrepiar caminho. Esta medida é brutal, desumana, injusta e discriminatória. Pensem maduramente no assunto e encontrem uma solução em que todos possam participar, especialmente os mais ricos e aqueles que contribuíram directamente para esta situação e não façam dos funcionários públicos cobaias ou bodes expiatórios.

É claro que o povo português tem demonstrado uma compreensão e uma paciência sem limites relativamente aos governantes e ao poder político, face aos atropelos de que tem sido vítima. Porém, ninguém pode garantir que um dia destes se canse e diga basta e não venha a manifestar a sua revolta e indignação de forma mais violenta. Quando já nada se tem a perder... 

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia
Subscrevo o teu grito de indignação e espero que as tuas previsões não se concretizem pois ainda ficaríamos pior do que aquilo que estamos.
As revoltas mostram os vira casacas capazes de matar para se salvaguardarem e continuarem a roubar e a explorar.

Concordo que são inexperientes, mas duvido que sejam capazes de modificar as suas atitudes.

Esta semana ouvi uma jovem dizer:
- Os funcionários públicos tiveram e tem todas as regalias alem de bons ordenados....

Sócrates enxovalhou-os e este rouba-os...

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, tudo isto está a ir, mais uma vez, em sentido contrário, em relação ao que disseram ao Zé Pagante. Eu gostava de saber porque é que, nos outros pedidos de ajuda, toda a gente contribuiu para que a Crise fosse, um pouco, atenuada e, desta vez, só os Pobres é que pagam?

Eu disse: A Crise, um pouco atenuada, porque, Portugal, nunca saiu da Crise.

Exmo Senhor, porque é que o Governo não vai investigar, para onde foi o Dinheiro? Mas o Dinheiro foi queimado ou enterrado?

Porque é que não vão às contas de quem pôs o País, nesta situação, tirar o Dinheiro? Assim é que era, realmente, um Governo de Direita e às Direitas!!!

Mais grave, ainda, é o facto de, para este Governo, quem tem um Ordenado > ou = a 485.00 Euros, já ser considerado um Indivíduo RICO!!!!!!!!!

Enquanto o "grande Capital", não fizer, também, esforço, não vamos lá.

Laranjeiro, 16-11-2011