segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SERÁ TUDO VERDADE?!?!?!

IMAGEM  RETIRADA DO GOOGLE
Duarte Lima no interior da viatura que o transportou para a zona prisional da Polícia Judiciária

DOMINGOS DUARTE LIMA festejou o seu quinquagésimo sexto aniversári nos calaboiços da Polícia Judiciária, por suspeita de ter usufruído directamente ou através de testas de ferro, de vários créditos no valor de mais de 40  milhões de contos, obtidos com garantias bancárias de baixo valor.

Porém, o que mais me surpreendeu na notícia sobre a sua prisão, foi o facto de o seu filho Pedro Lima, um jovem de 26 anos, também ter sido preso e depois solto sob caução de 500 mil euros, acusado de estar envolvido nos esquemas fraudulentos do pai. Caso se venha a confirmar este envolvimento, estamos perante um acto de completa irresponsabilidade por parte do progenitor que devia ter mantido o filho afastado de todos esses esquemas. A família deve ser sempre preservada, bem basta o sofrimento e a vergonha por que passa quando um membro da família cai em desgraça.
.
No início da década de noventa, em plena ascensão e quando era líder parlamentar do PSD, Duarte Lima foi notícia no Semanário Independente por suspeita de negócios ilícitos, tendo então optado por demitir-se da liderança parlamentar social democrata e a recuar para a sombra da vida política.

Desde então para cá muitos acontecimentos marcaram a vida de Duarte Lima, tendo inclusivé resistido com êxito à leucemia que o vitimou. No entanto, aquele que maior incredualidade e impacto causou na sociedade portuguesa, foi sem dúvida a acusação, pelas  autoridades brasileiras, da morte de Rosalina Ribeiro, a companheira de Tomé Feteira e uma das herdeiras da sua fortuna. 

Tenho acompanhado as notícias sobre o caso e não me é lícito emitir qualquer opinião sobre o assunto, tanto mais que qualquer cidadão é considerado inocente enquanto não houver julgamento condenatório.

Porém, alguém que é acusado de crime tão hediondo, tem forçosamente que reagir com veemência, porque "quem não deve não teme" e colocar-se, desde o primeiro momento, à disposição das autoridades brasileiras para esclarecer detalhadamente toda a matéria que envolveu a sua viagem relâmpago ao Brasil e os contactos que ali estabeleceu.

A entrevista que deu na RTP não serviu para esclarecer ninguém, já que não sabia nada do que era suposto saber e desde então para cá remeteu-se a um isolamento e a um silêncio intrigante que não contribuiu para afastar as nuvens negras que pairam sobre a sua cabeça.

De qualquer modo, vou continuar a seguir com interesse este caso porque me custa a acreditar que aquele rapazinho simples de Miranda do Douro, de origem humilde, que estudou e subiu na vida graças à sua vontade de vencer e à ajuda de gente benemérita, esteja envolvido em esquemas de branqueamento, burla e fraude qualificada e, ao mesmo tempo, acusado pelas autoridades Brasileiras de ter assassinado Rosalina Ribeiro.
.
Que a Justiça seja capaz de fazer justiça.


3 comentários:

Oswaldo Jorge do carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Como V. Excelência, sabe, o Capitalista só empresta ou dá, a quem tem. Este é o grande mal, do Capitalismo, não ajudar quem, de facto, precisa. Isto vem a propósito dos colossais Empréstimos que o Banco ou os Bancos, concederam a este Senhor.


Eu só considero este Senhor, culpado, quando for, imparcialmente, julgado e for, realmente, condenado. Até lá, é tudo especulação.

Como diz o Exmo Senhor Dr Juiz, Rui Rangel, quanto ao Caso, em concreto, do Processo, em Portugal, se houvesse vontade Política para combater a CORRUPÇÃO, e se este Senhor tiver, efectivamente, culpa, com ele, como eu dizia, iriam rolar muitas Cabeças.

O facto é que isto está, premeditadamente, feito para que não aconteça nada.

O que é que aconteceu ao Exmo senhor Engenheiro joão Cravinho, quando quiz, de facto, acabar com a CORRUPÇÃO?

V. Excelência, sabia que uma grande parte do Buraco Financeiro, em que nos meteram, é e foi provocado pela CORRUPÇÃO?

Teria muito mais que dizer, sobre o Caso do Exmo Senhor Dr Duarte Lima, porém, por aqui me fico.

Unknown disse...

Olá,
Cheguei aqui pelo blog do Luís, achei interessante seu texto, porém pra mim é dificil opinar, voltarei outras vezes se me permitir.
Abraço.

Manuel Carmo Meirelles disse...

Olá Silviah Carvalho
Obrigada pela visita ao meu modesto DIREITO DE OPINAR.
Também eu sou um visitante assíduo do blogue do Luis que considero interessantíssimo.
Volte sempre, será um prazer poder contar com a sua visita.
Abraço.