sábado, 19 de novembro de 2011

"PORTUGUESES EXTRAORDINÁRIOS" - EXCELENTE PROGRAMA!


IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE

De vez em quando, a televisão pública surpreende-nos e apresenta programas que merecem o reconhecimento e o aplauso da esmagadora maioria dos portugueses. O programa "Portugueses Extraordinários" é disso exemplo e não tenho qualquer dúvida em classificá-lo de EXCELENTE!
.
 Através dele, tem sido possível mostrar que há neste País e espalhados por esse Mundo fora, uma quantidade enormíssima de cidadãos portugueses que dedicam a sua vida a fazer o bem, sem olhar a quem, nalguns casos de forma tão dedicada, corajosa e heroica que para além de tocar o mais profundo da minha sensibilidade, me deixa totalmente rendido e arrepiado.
.
É este tipo de programas que a RTP, na qualidade de empresa pública de informação, deveria apresentar com regularidade, já que os mesmos são arquétipos poderosos que contribuem decisivamente para a alteração de mentalidades e para o despertar de consciências que até então nunca tinham equacionado tão pungente realidade.
.
O enormíssimo poder comunicativo de uma televisão, se usado única e exclusivamente para fazer o BEM, poderia alterar radicalmente a maneira de ser das pessoas, para melhor, numa região ou num País e contribuir para uma realidade bem diferente do mundo dos nossos dias.
.
É inimaginável o quanto uma televisão responsável, solidária e atenta aos graves problemas da sociedade, poderia fazer em seu benefício.
.
A televisão pública, pelo menos essa, que é paga pelos contribuintes, não deveria usar o seu tempo de antena para veicular programas que desvirtuam a ética e a moral e contribuem para que o ser humano seja cada vez mais insensível e irracional nos seus actos e atitudes.
.
Definitivamente, uma empresa de comunicação tão poderosa como a RTP, não pode continuar a ser um instrumento para benefício de alguns, sempre de portas escancaradas para acolher políticos, governantes e poderosos, sempre que querem e especialmente nos momentos em que se confrontam com problemas graves na justiça e pretendem limpar a imagem.
  
Pela RTP, em horários nobres, têm desfilado os maiores corruptos e criminosos deste País, que aproveitam o tempo de antena para dizer as mais infâmes mentiras e, ao mesmo tempo, lançar a confusão na mente dos portugueses menos esclarecidos, fazendo-se passar por inocentes cordeiros...
.
Muita gente que já foi chorar baba e ranho em programas promovidos pela televisão pública, veio a constatar-se que mentiram com quantos dentes tinham e, francamente, como cidadão português, tenho a ideia que a televisão de todos nós, não devia colaborar com essas ignominiosas farsas.

A RTP deve preocupar-se em dar visibilidade a tudo quanto é bom e construtivo e pode influenciar e dar ânimo aos portugueses e, por outro lado, evitar ou mesmo banir programas que ensinam e incentivam práticas que são censuráveis e condenáveis.

Este programa "PORTUGUESES EXTRAORDINÁRIOS", tenho a certeza que vai tocar a consciência de muitas pessoas, acordá-las para tantas e tão trágicas realidades que desconheciam e, consequentemente, alterar o seu comportamento perante essas realidades.

A RTP merece os parabéns pelo excelente programa e o que se lhe exige é que seja capaz de realizar muitos mais trabalhos com esta qualidade, capazes de aumentar a auto-estima dos portugueses, transmitir-lhes esperança e confiança no futuro e ajudá-los a superar os enormes desafios que têm pela frente.

2 comentários:

Unknown disse...

Concordo plenamente com este teu artigo de opinião.
Deveria ser assim a TV - um canal educativo e informativo.

Parece que eles estão sujeitos ao poder político e que as cadeiras por ali também são coloridas infelizmente

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,
tem toda a razão do Mundo, no que à Televisão e, também, Rádio, diz respeito.

Só é pena que, de facto, a Rádio e a Televisão, assim não procedam.

Mais, este Governo está a cozinhar um Processo de Privatização, que ninguém entende nem compreende.

Mais uma vez, este Governo não tem a CORAGEM REVOLUCIONÁRIA, de começar por onde deveria começar, ou seja, acabar com os Ordenados Milionários, de alguns e acabar com tantos Administradores, Gestores e Chefes. Nas Empresas Públicas consegue haver mais Chefes que Trabalhadores.

Sabe o que é que fizeram, salvo o erro, em Junho deste Ano? Acabaram, simplesmente, com as Emissões da Onda Curta Internacional!!!!!!!!

Ainda separaram mais, os PALOP´S e os Portugueses que lá vivem, de Portugal.

Isto, sim, é um mau Serviço da coisa Pública, sobretudo, externamente.

Mais ainda, tinham acabado de gastar Milhões de Euros, na Substituição dos Emissores e todo o Material Auxiliar!!!!!!!!!!
Eu pergunto? Quem são ou foram, os Responsáveis? Como sempre, não deve haver Responsáveis.