sábado, 29 de dezembro de 2012

COMEMORAMOS O NASCIMENTO DO MENINO JESUS

 
Imagem retirada do Google
 
Quando comemoramos o duo milésimo décimo segundo ano do nascimento do Menino Jesus, o filho de Deus, que nasceu da forma mais humilde que se possa imaginar, num velho estábulo para animais, em que a mangedoura Lhe serviu de berço, poderíamos todos reflectir sobre esse imenso gesto de humildade e amor pelos homens, porque foi pelos homens que Jesus Cristo nasceu na pele de um pobre sem abrigo e depois, por vontade do Pai, se deixou condenar pela justiça dos homens e aceitou morrer pregado numa cruz, depois de a carregar às costas e percorrer com ela uma distância aproximada de 600 metros, desde o Pretório (lugar onde foi julgado) e o Calvário (local onde foi cruxificado).
 
Todos nós só poderemos compreender verdadeiramente tão magnânimo gesto de amor de Deus pelos homens, ao ponto de sacrificar o seu único filho, se nos colocarmos na Sua pele. E colocarmo-nos na pele de Deus, é imaginar que éramos colocados perante uma situação irreversível de termos que sacrificar o nosso próprio filho para salvar a humanidade.
 
Creio que ao reflectirmos sobre esta ilustração, compreenderemos melhor a dimensão de tão grande prova de amor e, nesse sentido, a nossa atitude perante Deus, só pode ser de louvor e agradecimento, procurando que o Seu exemplo não tenha sido em vão.
 
Que esta quadra natalícia sirva para aproximar os homens de Deus para que tocados pelo Seu amor possam, finalmente realizar o desejo do Criador e fazer da Terra um eterno Paraíso.
 
Esta é a reflexão natalícia de um homem que não obstante a imensa escuridão que envolve a humanidade, ainda não perdeu a fé e acredita que é possível o milagre da luz e que mais Natal menos Natal, o coração dos homens vai ser tocado por essa luz resplandecente que fará deles seres maravilhosos, dignos de habitar o Paraíso.
 
 

2 comentários:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, sendo Jesus tão humilde, não tenho cultura, nem de longe nem de perto, suficiente, para entender como é que o Homem comum, por quem Ele deu a vida e não só, pode ser tão Avarento e tão Ambicioso, ligando, apenas, ao TER e não ao SER!!!!

Gostaria de estar enganado, todavia, não vai ser nas próximas centenas de Anos, que isto, com o rumo que leva, irá ser alterado.

Quer dizer, o Mundo que conhecemos, vai ser alterado mas, para pior.
Laranjeiro, 29-12-2012

Unknown disse...

Bom dia Amigo Meireles
Gostei desta reflexão. Viver o Natal com o olhar diferente. Viver na simplicidade do que somos e temos sem as corridas ao consumo e aos gastos desmesurados apenas por representação

Para mim a simplicidade do presépio transporta-me à vivência de todos os que a sociedade vai abandonando nas ruas da miséria - sem trabalho e depois sem casa nem comida.

Jesus foi o primeiro e continuará a ser o Grande enigma. Ele que tinha tudo quis nascer sem nada...apenas recebeu dos anjos a suavidade do cânticos e os olhares dos pastores que pareciam inconscientes do grande acontecimento que lhes fora dado verem.

Peço a este Jesus a força da Luz e da Fé, da Esperança e do Amor para que em cada dia sejamos mais humanos e amigos de todos os nossos semelhantes e ao mesmo tempo tenhamos a coragem de seguir essa Estrela que guiou todos os povos e Nações - JESUS.