domingo, 16 de junho de 2013

COMO FOI POSSÍVEL DESPERDIÇAR TANTO DINHEIRO???!!!



IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE

A notícia é verdadeira!: Portugal recebeu diariamente, nos últimos 25 anos, cerca de 9.000.000 de euros de fundos da União Europeia, uma verba equivalente a cerca de 81 mil milhões de euros!

Se aos 81 mil milhões vindos da UE, forem adicionados mais cerca de 75 mil milhões, correspondentes à contribuição do Estado português, estaremos perante uma verba que perfaz 156 mil milhões de euros!
 
Com esta soma astronómica, caso o dinheiro tivesse sido sábia e escrupulosamente administrado e gasto nas reformas essenciais do Estado, o País poderia ter alcançado patamares de desenvolvimento que o colocariam ao nível dos seus parceiros europeus e hoje estaria numa situação económica confortável, em que toda a população portuguesa colheria benefícios.
 
Porém, o dinheiro foi gasto sem qualquer rigor estratégico e sem qualquer orientação para políticas que visassem as grandes reformas do Estado. Em vez disso, os sucessivos governos empenharam-se obcessivamente na construção de obras megalómanas e de fachada, para agradar aos seus seguidores e, ao mesmo tempo, poderem sacar à fartazana porque em obras de muitos milhões é fácil sacar uma pipa de massa.
 
Nesse regabofe que os dinheiros da CEE permitiram, as obras de betão triunfaram, porque eram as que melhor se adaptavam aos majestosos esquemas de corrupção e, por isso mesmo, milhares de quilómetros de auto-estradas foram construídos, desnecessariamente, como se pode comprovar actualmente, em face do pouquíssimo tráfico rodoviário que as mesmas registam diariamente.

Mas também não se justificavam outras obras que foram realizadas, de entre as quais se destacam os famosos estádios de futebol, alguns raramente utilizados mas que continuam a consumir fortunas às autarquias que têm a responsabilidade de zelar pela sua manutenção.
 
Os governantes nunca prestaram contas ao povo mas seria interessante que se soubesse quanto custou em média, um quilómetro de autoestrada. E já agora, que façam as contas de todas as obras realizadas e indiquem o montante gasto com cada uma delas para que toda a gente fique a saber esses custos escandalosamente vergonhosos e possam imaginar quantos milhões foram parar às contas pessoais dos sucessivos governantes e a uma série de outros intervenientes, bem resguardadas nos paraísos fiscais, em conluio com as empresas construtoras e toda aquela cambada de vigaristas que interferiu, de alguma forma, nesses contratos.
 
Como é possível que estando Portugal a receber uma ajuda tão importante da UE, tenha atingido um patamar de endividamento tão elevado e se tenha afundado económica e financeiramente, ao ponto de ter que pedir ajuda externa?
 
Os governantes foram criminosamente irresponsáveis, ao provocar a ruina do Estado, ao mesmo tempo que condenaram o cidadão comum a uma vida de miséria.

Como a justiça só é forte com os fracos, nada aconteceu a essa gentalha que nestes tempos difíceis de crise, provocada por todos eles, continuam a gozar de grandes privilégios e a viver faustosamente, à custa do dinheiro sujo que sacaram fraudulentamente dos cofres do Estado, proveniente do trabalho e dos impostos dos portugueses.

Cento e cinquenta e seis mil milhões de euros, é muito dinheiro! Onde foi aplicado? É preciso não esquecer que durante os últimos 25 anos, também os milhões do OE foram consumidos paralelamente e, pelos vistos, também de forma absolutamente irresponsável, na maioria dos casos.

O povo permitiu todo este regabofe. É também culpado. Esperamos que tenha aprendido bem a lição e que passe a vigiar bem de perto os governantes e os políticos para não consentir que tal regabofe se volte a repetir.





 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Isto prova, mais uma vez, que, muitas vezes, o Zé pagante não sabe o que quer.

Se o Zé soubesse, não permitia que esta Bomba Atómica, rebentasse.

Isto, sim, é uma Bomba Atómica de grande Potência!!!!!

Mas, o que esta coisa está a precisar, é de uma Bomba de Neutrões. Só que esta Bomba, tem um inconveniente: Morrem os bons e os maus.

De facto, o que nós, urgentemente, precisavamos, era que perecessem, rápidamente, os que provocaram este descalabro financeiro!!!!!

Efectivamente, eu fico estupidificado, com esta justiça!! Eu, em 2000, devido à minha ignorância, tive um Problema com a justiça. Pasme-se, que em Maio de 2002, tudo ficou resolvido!!!

Ainda aconteceu, porque aos Pobres, tudo lhes acontece, mais uma coisa: Depois de o Assunto ficar resolvido, ainda fui, às horas normais, trabalhar. Mesmo assim, os Serviços da actual Rádio e Televisão de Portugal, onde eu trabalhava, não me pagaram esse Dia!!!!!!!!!!!

V. Excelência, sabe porque é que este Processo, andou à velocidade de um Foguete? Porque eu sou pobre. Se eu fosse rico, o Processo, arrastava-se, arrastava-se, até prescrever!!!!!

Eu já ouvi grandes figuras deste País, dizerem que confiam na Justiça.
Na realidade, o que essas Pessoas querem é condicionar a sua (Deles) Justiça.

Eu não acredito nesta, só para RICOS, Justiça!!!!!!!
Laranjeiro, 17-06-2013