sexta-feira, 28 de junho de 2013

AS PASSAGENS DE NÍVEL SÃO RATOEIRAS HUMANAS

 
 
Imagem retirada do Google
 
Todos os anos morrem nas passagens de nível ferroviárias deste pequeno País, em condições trágicas, dezenas de pessoas porque alguém adia, ano após ano, as obras necessárias à eliminação dos perigos, tornando aqueles locais seguros para quem os utiliza.
 
A cada tragédia que acontece, vêm os responsáveis fazer promessas de resolução do problema mas passado o momento de dor dos familiares e amigos e enterradas as vítimas, volta tudo à estaca zero e ninguém mais se lembra das promessas feitas.
 
Desta vez, a tragédia bateu à porta de um jovem casal,  na área de Tomar que seguia despreocupado na sua viatura, a qual foi colhida violentamente pelo comboio a mais de 50 km/hora. O condutor teve morte imediata e a esposa que seguia a seu lado, foi transportada com ferimentos graves para o hospital ainda com vida e segundo as últimas notícias, encontra-se fora de perigo.
 
Em muitos aspectos, Portugal equipara-se a um País terceiro-mundista, para vergonha dos políticos e governantes da era democrática que descuraram tanta coisa essencial para se ocuparem do acessório, precisamente do que lhes interessava e lhes dava garantias de chorudas compensações.
 
Um País que usufruiu nos últimos 25 anos 16 milhões de euros/dia, 9 milhões vindos da CEE e 7 milhões disponibilizados pelo Estado Português, não foi capaz de investir uma mísera percentagem para eliminar de vez, as ratoeiras humanas em que se transformaram as passagens de nível ferroviárias, de norte a sul do País.
 
Há gente que ainda culpa Salazar por tudo quanto de ruim acontece em Portugal, esquecendo-se que o homem já morreu há 43 anos e que nos últimos 2 anos de vida esteve afastado da governação por incapacidade física, devido a um traumatismo craniano provocado pela queda de uma cadeira.
 
 Em minha modesta opinião, mais do que atribuir culpas a um homem a quem Portugal muito deve, seria imperioso pedir responsabilidades àqueles que derrubaram o antigo regime, prometendo solucionar o que estava mal e que afinal, não passam de uns refinados mentirosos.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo senhor,

De facto, quem deveria ser culpado por esta tragédia, quase diária, deveriam ser os que tudo prometeram e nada fizeram, e não, o Salazar!

Devido à inércia dos que tudo prometem e nada fazem, morrem mais Pessoas em Acidentes Ferroviários, em Portugal do que, por exemplo, em Espanha.

Enquanto esta Política, de mentira, não for, voluntária ou involuntáriamente, alterada, este País não terá salvação!!

Estes Senhores, não investem em Obras como as das Passagens de Nível, porque não têm visibilidade, perante o Zé Pagante, e não lhes dão Votos!!!
Laranjeiro, 28-06-2013