segunda-feira, 9 de setembro de 2013

UM SISTEMA HIDRÁULICO QUE NUNCA FUNCIONOU





A Quinta das Conchas e dos Lilazes foi objecto de várias intervenções nos últimos anos, as quais tornaram aquele espaço bastante atractivo e um verdadeiro privilégio para todos quantos o utilizam regularmente.
 
A Alta de Lisboa pode orgulhar-se de possuir três grandes zonas verdes pois para além da Quinta das Conchas e dos Lilazes, tem também o Parque Oeste e o Largo das Amoreiras.
 
Porém, no Parque da Quinta das Conchas foi feito um investimento considerável num sistema hidráulico que era suposto fazer circular a água em cascata, pelos diversos canais ali construídos, o que daria ao local uma certa beleza e frescura, mas até ao momento isso não aconteceu e já lá vão vários anos.
 
Em vez de água a correr em cascata, deparamos com alguns charcos de água estagnada e os canais muito sujos, especialmente com as folhas das árvores.
 
É pena que aquele excelente espaço verde tenha ficado privado mais um verão de um equipamento que lhe daria uma outra beleza e não proporcionaria condições para a reprodução de mosquitos. Será que para o próximo Verão já teremos o sistema hidráulico a funcionar em pleno?
 
Sobre o assunto encontrei uma notícia da Câmara Municipal de Lisboa que reproduzo a seguir:
 
Remodelação do Sistema Hidráulico do Parque da Quinta das Conchas 
                                        
"O Departamento de Ambiente e Espaços Verdes, através da Divisão de Matas, está a proceder à inteira remodelação do sistema hidráulico do Parque da Quinta das Conchas. Os trabalhos deverão estar concluídos no fim de Outubro deste ano, sendo então possível colocar em circulação as águas dos canais e melhorar a qualidade da água do lago. Os trabalhos constam da substituição integral das bombas de água e construção de pequeno habitáculo de alojamento das bombas, com elevação relativamente ao lençol freático. Estão igualmente a ser substituídas diversas condutas e realizados ajustes na instalação eléctrica associada. A fase de trabalho de campo com abertura de valas estará concluído a meados de Setembro prevendo o DAEV que, a partir dessa data, será reduzido o incómodo causado aos utentes do Parque da Quinta das Conchas".

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

É por coisas como esta, que o Dinheiro não chega.

V. Excelência, já imaginou, quanto foi gasto nessas Obras, Bombas incluidas?

O mais grave, é que vão gastar, mais uma vez, a mesma quantia, ou mais; essa quantia é paga pelos mesmos, ou seja, por nós, e continua a não haver responsáveis!!!!

Também não me acredito que as segundas Obras, estejam prontas, no prazo anunciado.

Como não lhes acontece nada, abrem a boca e dizem qualquer coisa.

Realmente, toda essa Zona, está muito bonita, por fora, mas, por dentro, pelos vistos, está inoperativa!!!!!
Laranjeiro, 09-09-2013