terça-feira, 8 de outubro de 2013

PAPAGAIOS PALRADORES - POLÍTICA DO "BOTA ABAIXO"

Imagem retirada do Google
Há forças políticas que não acrescentam nada de positivo à democracia portuguesa, sempre muito mais empenhadas em dizer mal, em destruir do que a construir.
Há um partido que se intitula de esquerda, o Bloco de Esquerda (BE) que nestas eleições autárquicas, mesmo não tendo responsabilidades governativas para ser odiado pelos portugueses, foi quase varrido do mapa. Tinha como bandeira uma única Câmara, Salvaterra de Magos e perdeu-a para o partido da rosa. Por outro lado, o líder João Semedo, candidato a Presidente do Município de Lisboa, não evitou a humilhação de nem sequer conquistar um lugar como vereador e nas outras duas Câmaras mais populosas do País, Sintra e Porto, o resultado da capital, repetiu-se: o BE não conseguiu eleger um único vereador.
Mas foi esta pequena formação política, com muita pouca implantação a nível nacional, que perdeu cerca de 30% do eleitorado autárquico e se ficou pelos 120 mil votos que na noite das eleições e nos dias seguintes mais afrontou o Governo e os partidos que o sustentam, falando em estrondosa derrota e pedindo a sua demissão.
Escrevo hoje, a frio, passados 8 dias sobre um assunto que na verdade é caricato e revelador do elevado grau de descaramento de muita gente que se serve e faz vida na política, sem nada contribuir para a solução dos problemas do País, antes os agravando com a sua irresponsável e desastrosa actuação.
Falar em vergonhosa e estrondosa derrota dos partidos do governo e exigir a sua demissão perante o resultado humilhante obtido nesta eleição autárquica pelo BE, é uma imprudência grosseira que põe em causa a probidade dos protagonistas de tais aleivosias, as quais, infelizmente, se repetem todos os dias neste pequeno País, proferidas pelos políticos de todos os quadrantes ideológicos.
A cegueira política e a vontade de  deitar abaixo é tanta que nem sequer se dão conta da figura ridícula que fazem perante os cidadãos portugueses que estão cansados de tanta palhaçada. Sejam honestos e verdadeiros e ajam em sintonia com a realidade dos factos: o CDS/PP, partido do governo, até aumentou a sua representação autárquica em número de vereadores e até conquistou mais quatro Câmaras, o que é significativo.
Quanto ao PPD/PSD, é bom lembrar ao BE que é muito natural, eu diria mesmo inevitável que tenha sido o alvo da revolta e indignação dos portugueses, face à difícil conjuntura económica que atravessamos e ao efeito negativo que provocou na vida de muitas centenas de milhar de portugueses  devido ao elevado grau de desemprego e aos cortes constantes nas regalias sociais. 
Porém, nesta matéria, o BE não apresentou nenhuma milagrosa solução para evitar tão drásticas e penalizantes medidas e os portugueses conhecem bem a sua política e o teor das suas irrealísticas e inconcretizáveis propostas.
Ninguém está contente com a actuação destes governantes, mas lá no íntimo, todos os cidadãos sabem que o País que receberam em 2011 estava na bancarrota, vergado ao peso de enormes compromissos com as instituições financeiras credoras, resultantes do pedido de assistência financeira negociado pelo ex-primeiro-ministro José Sócrates e que nestas circunstâncias, era difícil a qualquer governo não causar danos morais e materiais aos portugueses.
A propósito, ainda não percebi muito bem a euforia das hostes cor-de-rosa relativamente à vitória nestas autárquicas porque o partido não fez rigorosamente nada para merecer a confiança dos portugueses e, por outro lado, tenho a certeza que se fosse governo não teria feito melhor do que os actuais governantes.
Mas afinal o que dizem os dirigentes do BE relativamente ao desaire alcançado nas autárquicas de 29 de Setembro? Nada que tenha sentido e rigor. Desculpas e mais desculpas, pensando que enganam o Zé Povinho. Estão enganados, o povo não é parvo e demonstrou isso mesmo virando-lhes as costas. Para a próxima, se não arrepiarem caminho e não mudarem de política, levam a estocada final e será o fim.
Há provérbios que oiço desde pequenino e que bem deviam ser levados em conta pela grande maioria dos políticos e governantes da nossa praça: "ninguém faça mal que espere de lhe vir bem", ou então: "ninguém aponte faltas alheias com o dedo sujo".

2 comentários:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, é preciso ter muita desfaçatez e ser muito demagogo para, havendo tido a maior Derrota, desde que o Partido foi criado, vir falar na derrota do Governo!!!!!!!!

Não lhe ficava nada mal se, pelo menos, falasse primeiro, na sua (DELE) Derrota!!!

Eu acho que, na condição actual, de EMERGÊNCIA do País, os Políticos que o têm governado, pelo menos, deveriam pôr os Portugueses em primeiro lugar, e unir esforços para resolver este, grave, Problema.

O mais absurdo é que a esses Senhores não lhes falta nada. No fundo, quem paga, sempre, é o ZÉ PAGANTE.

Pois é, efectivamente, se houvesse Justiça, não deveria ser assim.

Os que provocaram este desastre económico, é que deveriam ser responsablizados pelo que nos fizeram.

Melhores Dias virão. Deus não dorme, assim espero.
Laranjeiro, 18-10-2013

Oswaldo Jorge do Carmo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.