Foto retirada do Google
Com 78 anos de idade, faleceu na madrugada de 18 de Outubro de 2013, na Casa do Artista em Lisboa, não tendo sido adiantada a possível causa da morte, o cantor António Manuel Dias Pequerrucho que em vida adoptou o nome artístico de ANTÓNIO MOURÃO.
António Mourão foi um cantor de voz inconfundível e inimitável e o salto para a fama na sua carreira artística, ocorreu por volta dos 30 anos, quando em 1965 participou na peça de revista "E Viva o Velho", no Teatro Maria Vitória, onde interpretou aquele que viria a ser um dos maiores êxitos da história da música ligeira portuguesa, o tema "OH TEMPO VOLTA PARA TRÁS", com letra de Manuel Paião e música de Eduardo Dâmaso.
António Mourão Tornou-se a partir de então um cantor muito popular e as muitas solicitações levaram-no a percorrer todo o País e a cantar em muitos palcos no estrangeiro. Para além do tema que o notabilizou, António Mourão também interpretou, com imenso sucesso, muitos outros temas de fado e de folclore. Quem se não lembra de "Os teus olhos negros, negros", "Chiquita Morena", "Oh vida dá-me outra vida", "Fado do Cacilheiro", "Varina da Madragoa", "Meu amor, meu amor", "Canto e Recanto", "Não há fado sem verdade" e tantos outros. Curiosamente, soube recentemente que António Mourão também foi o primeiro cantor a gravar um tema de Carlos Paião, num single de 1979 "Fado Reguila".
Tendo eu cerca de 14 anos quando António Mourão alcançou o auge da sua carreira de cantor com a interpretação de "Oh tempo volta para trás". Era dos meus cantores preferidos e adorava ouvi-lo, não dando tréguas ao meu gira-discos Hitachi e, por isso mesmo, adquiri quase todos os discos que gravou, espólio que ainda hoje guardo em casa, não obstante o cantor ter deixado de gravar por volta de 1989, há cerca de 24 anos.
Por tudo quanto ouvi a seu respeito, ao longo da sua carreira, não tenho dúvidas em afirmar que na madrugada do dia 18 de Outubro faleceu um grande homem e um excelente cantor que encantou as gerações da década de 60 e 70. Era extremamente educado, um verdadeiro gentleman, amigo do seu amigo e solidário.
Nesta hora de enorme consternação para familiares e amigos mas também para todos quantos o admiravam como homem e como cantor, vão as minhas sinceras e sentidas condolências e o desejo que na outra vida possa gozar da felicidade eterna.
Adeus. Até sempre.
NOTA: - Como última homenagem, deixo um link onde pode ser escutado o seu grande êxito "OH TEMPO VOLTA PARA TRÁS".
NOTA: - Como última homenagem, deixo um link onde pode ser escutado o seu grande êxito "OH TEMPO VOLTA PARA TRÁS".
2 comentários:
Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa
Exmo Senhor,
De facto, foi mais um grande Actor e Cantor, de grande craveira, que nos deixou!
Foi dos Cantores Portugueses, que eu mais apreciei.
As suas Canções, sobretudo, "ÓH TEMPO VOLTA PARA TRÁS", não, mais, morrerão!!!!!!
Deixo, também, à Família enlutada, as minhas sentidas Condolências.
Infelizmente, foi mais um Barco que naufragou!!
Efectivamente, os bons continuam, a grande velocidade, a deixar-nos.
Laranjeiro, 20-10-2013
Que descanse em paz.
Deixou uma obra com as suas gravações
A vida é assim e todos os dias perdemos amigos e muitas outras coisas que amamos
Enviar um comentário