domingo, 20 de outubro de 2013

MORREU O CANTOR ANTÓNIO MOURÃO

 
 
Foto retirada do Google
 
Com 78 anos de idade, faleceu na madrugada de 18 de Outubro de 2013, na Casa do Artista em Lisboa, não tendo sido adiantada a possível causa da morte, o cantor António Manuel Dias Pequerrucho que em vida adoptou o nome artístico de ANTÓNIO MOURÃO.
 
António Mourão foi um cantor de voz inconfundível e inimitável e o salto para a fama na sua carreira artística, ocorreu por volta dos 30 anos, quando em 1965 participou na peça de revista "E Viva o Velho", no Teatro Maria Vitória, onde interpretou aquele que viria a ser um dos maiores êxitos da história da música ligeira portuguesa, o tema "OH TEMPO VOLTA PARA TRÁS", com letra de Manuel Paião e música de Eduardo Dâmaso.
 
António Mourão Tornou-se a partir de então um cantor muito popular e as muitas solicitações levaram-no a percorrer todo o País e a cantar em muitos palcos no estrangeiro. Para além do tema que o notabilizou, António Mourão também interpretou, com imenso sucesso, muitos outros temas de fado e de folclore. Quem se não lembra de "Os teus olhos negros, negros", "Chiquita Morena", "Oh vida dá-me outra vida", "Fado do Cacilheiro", "Varina da Madragoa", "Meu amor, meu amor", "Canto e Recanto", "Não há fado sem verdade" e tantos outros. Curiosamente, soube recentemente que António Mourão também foi o primeiro cantor a gravar um tema de Carlos Paião, num single de 1979 "Fado Reguila".
 
Tendo eu cerca de 14 anos quando António Mourão alcançou o auge da sua carreira de cantor com a interpretação de "Oh tempo volta para trás". Era dos meus cantores preferidos e adorava ouvi-lo, não dando tréguas ao meu gira-discos Hitachi e, por isso mesmo, adquiri quase todos os discos que gravou, espólio que ainda hoje guardo em casa, não obstante o cantor ter deixado de gravar por volta de 1989, há cerca de 24 anos.
 
Por tudo quanto ouvi a seu respeito, ao longo da sua carreira, não tenho dúvidas em afirmar que na madrugada do dia 18 de Outubro faleceu um grande homem e um excelente cantor que encantou as gerações da década de 60 e 70. Era extremamente educado, um verdadeiro gentleman, amigo do seu amigo e solidário.
 
Nesta hora de enorme consternação para familiares e amigos mas também para todos quantos o admiravam como homem e como cantor, vão as minhas sinceras e sentidas condolências e o desejo que na outra vida possa gozar da felicidade eterna.
 
Adeus. Até sempre.

NOTA: - Como última homenagem, deixo um link onde pode ser escutado o seu grande êxito "OH TEMPO VOLTA PARA TRÁS".
 

2 comentários:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, foi mais um grande Actor e Cantor, de grande craveira, que nos deixou!

Foi dos Cantores Portugueses, que eu mais apreciei.

As suas Canções, sobretudo, "ÓH TEMPO VOLTA PARA TRÁS", não, mais, morrerão!!!!!!

Deixo, também, à Família enlutada, as minhas sentidas Condolências.

Infelizmente, foi mais um Barco que naufragou!!

Efectivamente, os bons continuam, a grande velocidade, a deixar-nos.
Laranjeiro, 20-10-2013



Unknown disse...

Que descanse em paz.
Deixou uma obra com as suas gravações
A vida é assim e todos os dias perdemos amigos e muitas outras coisas que amamos