sábado, 12 de julho de 2014

PARA ALÉM DOS DEUSES LHE VIRAREM AS COSTAS, ATÉ A ARBITRAGEM CASTIGOU O BRASIL

 
 
No jogo das meias finais, embora a vitória dos alemães não sofra contestação, o Brasil pode queixar-se de algum prejuízo causado pela equipa de arbitragem, ao não assinalar faltas a seu favor com o mesmo critério com que assinalou contra. Na meia final há mesmo um ou dois golos em fora de jogo e uma grande penalidade que o árbitro não viu ou não quis marcar. De realçar ainda a falta grosseira, pelas costas, a qual lesionou com gravidade o melhor jogador da equipa, Neymar, que ficou caído no relvado a contorcer-se com dores e que nem sequer foi assinalada pelo árbitro.
 
No jogo de hoje com a Holanda, para apuramento do 3º lugar neste Campeonato do Mundo, voltou a repetir-se essa situação, com a equipa de arbitragem a protagonizar um trabalho muito mau, sempre em prejuízo do Brasil. No primeiro golo, obtido na transformação de uma grande penalidade, pretensamente cometida por Tiago Silva sobre Roben, as imagens demonstram categoricamente que a falta, a existir, foi fora da grande área. Já o segundo golo foi precedido de fora de jogo mas o fiscal de linha, mal colocado, sancionou-o.
 
Esta arbitragem haveria de continuar na segunda parte a actuar em prejuízo do Brasil pois logo aos 46 minutos, no desenvolvimento de um ataque perigoso, foi assinalado um fora de jogo inexistente; aos 65, o árbitro não assinalou uma grande penalidade por braço na bola de um jogador alemão e aos 68 fez de novo vista grossa a outra grande penalidade claríssima cometida sobre Óscar, preferindo o juiz da partida exibir o cartão amarelo ao jogador brasileiro por pretensa simulação.
 
Inequivocamente, neste mundial, os deuses zangaram-se muito seriamente com a Selecção canarinha que embora não estando à altura dos seus pergaminhos, muito distante do valor de outras seleções antecessoras, onde pontificaram jogadores de grande classe mundial como Pelé, Garrincha, Ronaldo, Zico, Sócrates, Jairzinho, Romário, Falcão, Ronaldinho, Gerson, Nilton Santos, Carlos Alberto, Rivelino, Leónidas da Silva, Tostão, Didi, Júnior, Clodoaldo, Heleno de Freitas e Careca e muitos outros, tantos que os seus nomes não caberiam nesta pequena crónica, ainda assim conseguiu um honroso 4º lugar, só ao alcance de um grupo muito restrito de selecções, o que não é nada desprestigiante no contexto do futebol mundial.
 
As coisas não correram bem, muito especialmente no jogo contra a Alemanha e agora contra a Holanda. Sendo o Mundial organizado no Brasil, o povo brasileiro esperava mais mas a verdade é que ninguém está livre de passar por um mau momento e quando isso acontece, os maus resultados são também uma forte probabilidade.
 
Porém, o Brasil é o expoente máximo do samba e do futebol e a canarinha tem proporcionado ao povo brasileiro imensas alegrias ao longo da sua existência, pelo que irá esquecer rapidamente o resultado deste mundial e continuar a torcer incondicionalmente pela sua selecção.
 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Efectivamente, as Arbitragens nos Jogos, contra o Brasil, foram muito más, para serem verdadeiras!!!

Eu não consigo entender como é que o Órgão máximo do Futebol, permite uma coisa destas.

Neste Mundial, não houve, nem de perto nem de longe, a mínima "VERDADE DESPORTIVA"

Não contando, ainda, com aquelas artimanhas que, agora, estão muito na moda e que são, por enquanto, indetectáveis, para um bom desempenho Desportivo.

Realmente, desta vez, os DEUSES também estiveram, um pouco, ausentes!!!

Existiu qualquer coisa que, por agora, ainda não se sabe, que correu muito mal. Mas, tudo se sabe!!

O que eu sei é que, em condições normais, a Equipa Alemã, jamais é um Grupo para dar 7-1 aos nossos Irmãos Brasileiros!!!

Mais tarde, vir-se-a a saber o que, de facto, houve e aconteceu.
Laranjeiro, 13-07-2014