sábado, 27 de dezembro de 2014

JOSÉ SÓCRATES - OS AMIGOS SÃO PARA AS OCASIÕES

Imagem retirada do Google

Todas as pessoas têm amigos, umas mais do que outras, mas há circunstâncias em que esses amigos são postos à prova, especialmente quando somos vítimas de uma grande tragédia. De facto, é nos momentos mais adversos e mais trágicos que é possível avaliar com mais rigor quem são os nossos verdadeiros amigos.

Valer a um amigo na doença e na desgraça e visitá-lo em casa, no hospital ou num estabelecimento prisional, é o dever daqueles que merecem ser dignos dessa consideração. 

Nesse sentido, não fico surpreendido com o elevado número de visitas que o ex-primeiro-ministro José Sócrates, preso preventivamente no estabelecimento prisional de Évora sob a acusação dos crimes de fuga ao fisco, corrupção e branqueamento de capitais, recebe todos os dias, pois alguém que abraçou a carreira política desde os primórdios da democracia e que exerceu vários cargos políticos, entre os quais, Secretário-Geral do Partido Socialista, ministro e primeiro-ministro, tem que ter, inevitavelmente, muitos amigos, alguns verdadeiros e outros talvez apenas por afinidade e solidariedade política.

A prisão de José Sócrates transformou o anonimato e a pacatez do estabelecimento prisional de Évora que passou a ser notícia todos os dias nos meios de comunicação social, com jornalistas instalados nas imediações, prontos a interpelar qualquer dos visitantes do preso nº 44, procurando arrancar-lhes opiniões acerca do preso mais famoso do País.

Alguns dos visitantes fizeram declarações cuidadosas, contidas e responsáveis, respeitando a justiça, enquanto outros se permitiram fazer afirmações demasiado imprudentes, lamentáveis e irresponsáveis, ilibando o acusado e achincalhando a justiça.

Todos sabemos que a presunção de inocência significa que toda a pessoa é considerada inocente até ter sido condenada por sentença transitada em julgado. Nesse sentido, José Sócrates, por enquanto e até ser julgado, goza da "presunção de inocência", independentemente do que dizem as visitas, a opinião pública e a comunicação social.

Sabemos que é inédita em Portugal a prisão preventiva de um ex-primeiro ministro ou de outro qualquer governante! Mas alguma vez tinha que acontecer a primeira! O regime democrático só terá futuro e verdadeiramente se justifica se houver justiça e se esta garantir a defesa dos mais fracos e não tiver medo de julgar e condenar os mais fortes, tratando-os de forma absolutamente igual.

Há muita gente à solta que contribuiu para a ruína do País e que devia estar presa, a prestar contas à justiça e é pena que isso não aconteça porque a impunidade para além de desacreditar a justiça, incentiva e anima os impunes a prosseguir as suas actividades criminosas.

Dos amigos, dos verdadeiros amigos, espera-se sensibilidade, compreensão, solidariedade e partilha, nos bons e nos maus momentos. Neste mau momento de Sócrates, é absolutamente natural que os muitos amigos que granjeou ao longo da sua vida o visitem na prisão, uma situação que o ex-líder socialista provavelmente nunca tinha equacionado, pensando que o estatuto de ex-primeiro-ministro o "salvaria" de todas as acusações que lhe eram imputadas.

Pois bem, se a Justiça "teve a coragem" de lhe pedir contas e decretar-lhe a medida de coacção mais gravosa, a prisão preventiva, que todos demonstrem respeito por ele e pela justiça e saibam aguardar as conclusões da fase de inquérito do processo, para ver se se confirmam ou não os crimes de que está acusado.

Deixem a justiça funcionar e fazer o seu trabalho.

3 comentários:

Unknown disse...

Uma analise fria e distante.
Gostei porque o que tenho lido é tendencioso.
Ou atacam como se fossem juízes clamando por maiores punições ou reclamam da injustiça desta prisão.

Manuel desejo-lhe a si e aos seus um bom ano 2015.
Saúde,Paz e Amor.
Talvez estes três factores nos ajudem a viver melhor, sem ódios nem desejos de vingança.

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Efectivamente, qualquer Cidadão, deve ser julgado pelos Tribunais.

As Pessoas, sejam elas fracas ou fortes, ricas ou pobres, não devem ser julgadas na Praça Pública.

Por outro lado, quando ouço certas Individualidades, dizerem que confiam na Justiça, é certo e sabido que estão a tentar condicioná-la.

Se, de facto, houvesse Justiça, eu não estaria a pagar aquilo que não posso, para um Buraco Financeiro que não fiz.

Se houvesse Justiça como ela existe noutros Países, confiscavam todos os bens aos culpados de roubos de Biliões de Euros e, depois, tal como se faz lá fora, prendiam-nos.

Se houvesse Justiça, tentavam investigar, como deve ser, os contratos ruinosos que fizeram contra os Portugueses, no que às PPP´s, diz respeito.

Se houvesse Justiça, e para não falar em dezenas de casos, porque seria muito maçador, tentavam investigar porque é que existem OBSERVATÓRIOS que davam para observar a Rússia, China e os USA, todos juntos, e ainda sobravam Observatórios!!!!!

Evidentemente, o comum dos mortais, não consegue entender porque é que existem tantos Observatórios.

Quem tem ganho e ganha, com a criação de tanta coisa destas?

Por outro lado, e isso, infelizmente, não se vê nos chamados Partidos da Direita, é na Prisão ou no Hospital, que se conhecem os verdadeiros Amigos!

Acho muito bem que os Amigos do Exmo Senhor Engenheiro José Sócrates, o vão visitar à Prisão.

já não acho assim tão bem, dizerem que a Justiça está a agir mal ou bem, conforme as conveniências.
Laranjeiro, 28-12-2014

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Desejo-lhe, bem como à sua Exma Família, um ANO NOVO, CHEIO DE RESMAS DE FELICIDADE.
Laranjeiro, 30-12-2014