terça-feira, 5 de abril de 2016

BENFICA - TAMBÉM É GRANDE NA CHAMPIONS LEAGUE!!!

Imagem retirada do Google

No jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, a equipa do Benfica não ganhou mas fez uma grande exibição frente ao poderoso Campeão alemão, o Bayern de Munique, renovando o seu prestígio e dignificando o futebol português.

Repetindo-se aquilo que normalmente acontece nos confrontos entre equipas portuguesas e europeias, o Benfica pode queixar-se de lhe ter sido negada uma grande penalidade aos 29 minutos de jogo, após corte com o braço de Lahm, na sequência de um cruzamento de Gaitán. A triste realidade, é que estes lances quando são contra as equipas portugueses são sempre marcadas as respectivas grandes penalidades e, às vezes, até em lances onde não existiu qualquer irregularidade! Infelizmente, as grandes equipas europeias, para além da sua enorme valia, gozam da simpatia da FIFA e da UEFA que preferem estas equipas nas grandes finais e, por isso mesmo, exercem alguma influência nas arbitragens.

Não é justo que haja tratamentos diferenciados ao nível da arbitragem mundial, consoante o "peso" das equipas em confronto. O futebol português, não obstante a sua valia, continua a ser o enteado, o parente pobre do futebol europeu e, com esta discriminação, tanto os Clubes como a Selecção Nacional, têm sido muito penalizados ao longo dos anos, retirando-lhes a possibilidade de terem chegado mais longe nas diferentes competições europeias e mundiais.

Mas voltando ao Benfica e ao jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões que é o tema desta crónica, dizer que não obstante o golo madrugador do Bayern, marcado aos 2 minutos por Vidal que se antecipou a Eliseu e cabeceou para o fundo das redes, a equipa portuguesa fez uma partida consistente, sem medo, jogando o jogo pelo jogo e mesmo não tendo tanta posse de bola, o que é compreensível, criou algumas boas ocasiões para inaugurar o marcador. Tal só não aconteceu porque a bola ou esbarrou nos defesas ou foi defendida por Nouer.

Rui Vitória esteve bem e tem grande mérito no resultado alcançado. Destacar a sua coragem ao não descaracterizar a equipa nem a forma de jogar, fazendo subir a defesa e começando a fazer pressing logo no meio campo adversário, dificultando a sua saída para o ataque. Mostrando total confiança na equipa, colocou em campo o onze habitual, com dois avançados, quando toda a gente pensava que Rui Vitória iria armar uma equipa defensiva, retirando pelo menos um avançado para reforçar a defesa e o meio campo.

Se Rui Vitória já tinha reconquistado o meu respeito e a minha simpatia pelo que tem feito nas competições internas, com esta sua postura confiante e destemida que tem demonstrado nos jogos da Liga dos Campeões, conseguiu eliminar toda e qualquer dúvida que ainda pudesse pairar no meu espírito acerca da sua competência e do seu perfil para ser treinador do Benfica!

Claro que não podemos transformar uma derrota em vitória. O Benfica perdeu 1-0 no campo do poderoso Bayern, mas é inegável que a vitória tangencial abriu boas perspectivas para o jogo da segunda mão no estádio da Luz, na próxima semana, onde o Glorioso, com o estádio a abarrotar de adeptos, numa noite inspirada, pode muito bem causar sensação, passando às meias-finais da Champions, eliminando o poderoso Bayern de Munique!

Não será fácil mas acredito na vitória. Força, Benfica! Com coragem, determinação e sem medo, é possível vencer os alemães. Oxalá aconteça um resultado e uma vitória histórica!


1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

De facto, também no Futebol se emprega o velho Ditado, que diz: "Tens um Vintém vales um Vintém, não tens nada, nada vales".

Realmente, é muito triste, ver todas as Equipas Portuguesas, serem, escandalosamente, roubadas!

Num jogo com alguma Imparcialidade, o Glorioso empatava, pelo menos, o Jogo.

Espero que este resultado não afecte o bom desempenho que o Clube tem tido no CNF.

Infelizmente, em menor ou maior grau, as derrotas deixam sempre marcas.

E, quem disser o contrário, está a desviar-se da realidade.

Por outro lado ouvi, também, dizer que o desempenho do Exmo Senhor Jonas, ficou muito longe do habitual, para pior.

É lógico que, nestas coisas, um azar nunca vem só.

o que interessa é que o Glorioso, desta vez, jogou de igual para igual e sem complexos.
Laranjeiro, 06-04-2016