quinta-feira, 7 de abril de 2016

CHAMPIONS LEAGUE - AFINAL, QUAIS SÃO AS EQUIPAS MAIS FRACAS NOS QUARTOS?


Imagem retirada do Google

No sorteio para os quartos de final da Champions League, todos os Clubes em prova expressaram o desejo que lhes calhasse em sorte o Benfica ou o Wolsfburg, acreditando que eram as equipas mais acessíveis e, por conseguinte, mais fáceis de derrotar para chegar às meias-finais.

Segui em directo via internet o jogo Wolfsburg/Real Madrid (0-2), vi o Bayern/Benfica (0-1), no canal 1 da RTP e vi resumos alargados dos outros 2 jogos, o Barcelona/Atlético de Madrid (2-1) e o PSG/ Manchester City (2-2) e, sinceramente, não consegui descortinar essa diferença de valor entre as 8 equipas em prova.

O Benfica foi à Alemanha demonstrar que continua a ser um dos grandes Clubes da Europa e do Mundo, enfrentando o poderoso adversário de igual para igual, olhos nos olhos, sem medo e com enorme confiança, tendo feito uma grande exibição que só não resultou num resultado mais positivo porque o árbitro ignorou descaradamente uma clara grande penalidade.

Depois, vi também o poderoso Real Madrid ser categoricamente derrotado pelo melhor futebol do Wolfsburg, a outra equipa que todos desejavam, porque jogou como equipa, unida, muito concentrada e guerreira, discutindo todos os lances e fazendo pressing em todo o campo. Ao contrário, o Real nunca se encontrou como equipa e viveu dos fogachos individuais das suas estrelas que não foram capazes de concretizar nenhuma das várias ocasiões de golo.

Os outros dois jogos, como se pode ver pelos resultados, também foram muito equilibrados e, no caso do Barcelona/Atlético de Madrid, referir que o Atlético marcou primeiro, aos 25 minutos da primeira parte, resultado que manteve até aos 62 minutos de jogo, mesmo com um jogador a menos, visto que Fernando Torres foi expulso por acumulação de cartões, aos 36 minutos. Valeu ao Barcelona a inspiração de Luis Suarez que acabou por marcar os 2 golos, aos 62 e 72 minutos.

Afinal, perante os resultados verificados, quais são as equipas mais fracas e mais fortes? Por bem que certo tipo de imprensa queira chegar a brasa à sua sardinha, não vale a pena prognosticar ou especular antecipadamente, porque o futebol, felizmente, continua a não ser uma ciência exacta e as equipas mais fortes, pelo facto de o serem, não podem dar garantias de que vão ganhar todos os jogos.

Ainda bem que assim é, caso contrário o futebol perderia toda a sua magia, paixão, entusiasmo e vibração.

Só para terminar. Sei que é difícil mas não impossível! E se o Benfica cometesse a proeza de superar os alemães e passar às meias-finais? Bem... se isso acontecesse, o Glorioso arriscava-se a ser de novo Campeão Europeu porque os adversários iriam respeitar e temer a equipa que eliminou o Bayer!

Até ao final do jogo da próxima quarta-feira, é sempre possível sonhar!



1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

É, de facto, o excesso de confiança que faz perder, cá dentro e lá fora, muitos Jogos.

As, chamadas, grandes Equipas, e porque o actual Futebol, envolve muitos interesses e muitos MILHÕES, não devem, nunca, subestimar o inimigo.

Sim, eu disse inimigo, porque, muitos Jogadores como, também, no Futebol, não há disciplina, em vez de jogarem com a Bola, jogam com as Pernas, Braços e às cabeçadas, com os Adversários!

Muitos Jogadores não dão o seu melhor, muitas vezes, com medo desses, excessivamente, aguerridos anti-desportistas.

O Glorioso, na Alemanha, jogou de igual para igual.

Se, aqui, jogar como lá, ainda pode ir muito longe, nesta Liga Milionária.

Voltando ao excesso de confiança, se o SLB cair na tentação de ir jogar com a Académica, seguindo essa teoria, é certo que, infelizmente, vai empatar ou perder.

Além disso, temos que ter em atenção, que todos querem ganhar aos Encarnados.

Falando, agora, no Real Madrid. Todos nós sabemos que foram jogar com os Alemães, convencidos, devido à sua superioridade, que eram favas contadas, logo, enganaram-se redondamente, saindo de lá humilhados!
Laranjeiro, 08-04-2016