quinta-feira, 21 de abril de 2016

RUI VITÓRIA - UM EXEMPLO A SEGUIR

Imagem retirada do Google

O comportamento dos agentes desportivos ligados ao futebol português, antes, durante e após os jogos, não serve de exemplo para ninguém. Há muita deselegância e falta de respeito à volta de um jogo de futebol. Fabricam todo o tipo de polémicas, a grande maioria das vezes infundadas, com o único objectivo de baralhar e condicionar o adversário.

Este ambiente de constantes provocações e guerrilha que se vive à volta do futebol português, só é possível porque os responsáveis não são exemplarmente punidos. Não havendo sanções, a impunidade encoraja os prevaricadores a continuar com o mesmo tipo de comportamento, não permitindo que o futebol português viva em ambiente de paz e concórdia.

O que é normal no futebol português, é os seus agentes ripostarem às acusações e provocações, salvo raríssimas excepções. Na antevisão do jogo Benfica/Vitória de Setúbal, Rui Vitória, em resposta à questão de um jornalista sobre mais uma declaração infeliz do treinador do Sporting que afirmou que a sua equipa ganha os jogos com mérito e outras ganham com sorte, numa alusão clara ao Benfica, Rui Vitória recusou responder à provocação e pediu elevação no futebol português, dizendo de seguida que Benfica e Braga acabavam de representar condignamente o futebol português nas competições europeias e que era necessário dignifica-lo também nas competições nacionais

Não é fácil manter uma postura digna neste ambiente conspurcado em que está mergulhado o futebol português mas Rui Vitória tem resistido a todas as provocações com grande sentido de responsabilidade, um verdadeiro gentleman, tratando com respeito os adversários e recusando responder a questões polémicas que em nada dignificam o futebol.

Rui Vitória, para além de se ter revelado um treinador competente ao serviço do Benfica, como o demonstram os excelentes resultados desportivos alcançados pela equipa, tem  também demonstrado um grande carácter como homem, sabendo comportar-se com elegância e fairplay nos bons e nos maus momentos, nunca tendo abdicado de tratar com simpatia e cordialidade mesmo aqueles que lhe têm faltado ao respeito.

Para bem do futebol português, seria bom que o exemplo de Rui Vitória fosse seguido por todos os treinadores e dirigentes portugueses.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

É evidente que estes, tristes, casos com os Dirigentes e Treinadores de Futebol, continuam a acontecer porque, também, no Desporto, a Justiça não funciona.

Para mim, sendo Simpatizante do Glorioso e ser um pouco suspeito, o Exmo Senhor RV é
dos Treinadores ideais para o Futebol que deveria existir em Portugal.

Mesmo sendo, com dor de cotovelo, atacado por muitos, mantém um nível de Educação e uma Postura, acima da média.

Desde que ligo um pouco mais, ao Desporto Rei, tenho visto poucos ou nenhum Treinador, com esta Personalidade.

Toda a Gente sabe que, o que os seus detractores e inimigos querem, é desestabilizar o Benfica, Equipa e o seu Comandante.

Estou convencido que eles vão morrer pela Boca, como o Peixe.

Nunca se deve falar antes do tempo, até porque, a melhor arma é a humilde e muito empenho e motivação.

Não desprezes, nunca, o Adversário!
Laranjeiro, 22-04-2016