sábado, 25 de junho de 2016

A SELECÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL JÁ ESTÁ NOS QUARTOS DE FINAL!!!

legenda

Imagem retirada do Google                       Grande exibição, PEPE!!! 

Contra os vaticínios de muita gente, Portugal já está nos quartos de final do Campeonato Europeu de Futebol, para gáudio dos portugueses do Continente e de todos aqueles que labutam no estrangeiro na pele de emigrantes.

Imagino o orgulho e a felicidade dos nossos compatriotas que vivem e trabalham em França mas também em todo o mundo, ao verem a sua Selecção vencer a temível Croácia que na fase de grupos derrotou a Campeã Europeia em título, a fortíssima Selecção espanhola que não perdia nesta prova desde 2004.
 
E digo isto, porque já senti na pele o que é ser emigrante, estar longe da sua terra, da sua família, do seu País. Quando se vive e trabalha no estrangeiro, o patriotismo é muito mais intenso e dá-se um valor muito maior a tudo o que é português.
 
Para os emigrantes, a Selecção Nacional de Futebol é a referência maior de Portugal. Os jogadores ostentam nas suas camisolas as cores e o símbolo da bandeira portuguesa e, por isso mesmo, cada um deles, é visto pelos emigrantes como ídolo, como símbolo nacional.
 
São os jogadores da Selecção Nacional com o seu esforço que contribuem para o seu prestígio mundial e, ao mesmo tempo, as suas brilhantes vitórias têm o condão de estimular e avivar em cada emigrante, o patriotismo e o orgulho de ser português.
 
Referindo-me ao jogo, não é simpático tecer críticas quando se ganha. Por isso mesmo, não vou fazer qualquer referência desagradável. Ultrapassámos uma boa Selecção e seguimos em frente para os quartos de final. O jogo foi sofrido e difícil mas aquele momento mágico ao minuto 116 quando faltavam apenas 4 minutos para o fim do jogo, protagonizado por Ricardo Quaresma, Renato Sanches, Nani, Cristiano Ronaldo e de novo Ricardo Quaresma, ao concluir de cabeça um ressalto de bola rematada por Ronaldo que o guarda redes croata não conseguiu segurar, valeu por todo o sofrimento ao longo do jogo.
 
A Selecção portuguesa ganhou e, por isso, merece no seu todo, os parabéns de todos os portugueses. No entanto, há um jogador que se destacou ao longo de todo o jogo e que foi fundamental para manter a baliza de Portugal inviolável. Ele defendeu com uma segurança impressionante e lutou com uma garra extraordinária e quase no final, antes de aparecer o golo, ainda arranjou forças para ajudar no ataque. Grande PEPE, obrigado. Para mim foste o melhor em campo.
 
Queria também destacar a raça e a entrega do jovem Renato Sanches. Com a sua entrada no jogo, notou-se imediatamente uma outra dinâmica da equipa, a baliza adversária ficou mais próxima e os adversários tiveram ocasião de constatar que o puto é bom de bola e difícil de parar. A ele se deve muito do golo que Portugal marcou e garantiu a vitória.
 
Ao fazer estes destaques, não quero de forma nenhuma ser injusto porque toda a equipa trabalhou muito e contribuiu para o êxito final. Num jogo de futebol, há sempre um ou outro jogador que se destaca e isso é bom para o grupo. Parabéns merecidos para todos.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

De facto, quando se ganha, tudo corre e correu bem.

Mas, Portugal tem Equipa para fazer muito melhor.

Segundo a crítica, tivemos um pouco de sorte.

Devo dizer que já eram horas de termos a estrelinha do nosso lado.

Os Croatas, segundo as estatísticas, jogaram muito mais que nós.

Para mim, apesar de, eventualmente, só faltarem dois Jogos, a nossa Selecção é capaz de jogar muito mais.

O Seleccionador não gosta de individualizar, ou seja, para ele, os Jogadores são todos bons, mas há uns melhores que outros, temos que concordar.

Realmente, os Portugueses que vivem em França, tem dado um apoio, sem limites, a todos os Jogadores.

É evidente que, ser Emigrante, é outra coisa!

Eu, que antes e depois do vinte e cinco de Abril, só na vida Militar é que fui obrigado a render homenagens a Políticos e Militares, quando o Exmo Senhor General Ramalho Eanes, Ex-Presidente da República, esteve em Angola, fui da Vila Alice ao Restauração, para o ver.

Porque, quando se vive lá fora, as SAUDADES são, mesmo, a valer!

Espero acertar, também, (1-0) no Jogo com a Polónia.
Laranjeiro, 26-06-2016