quarta-feira, 24 de maio de 2017

BREVES NOTAS SOBRE A ÉPOCA FUTEBOLÍSTICA 2016/2017

Imagem relacionada
Imagem retirada do Google

O Campeonato Nacional teve o vencedor esperado, o Benfica, que comandou a classificação desde a 5ª jornada. Venceu porque foi a equipa mais regular ao longo de toda a época, tendo superado inúmeras contrariedades resultantes das lesões que afectaram por longos períodos, alguns dos jogadores mais influentes da equipa.

Não se pode esquecer também o importantíssimo contributo do treinador Rui Vitória para que o Benfica se sagrasse campeão, dado que, mesmo em situações muito difíceis, nunca perdeu a calma e foi capaz de transmiti-la ao grupo de trabalho. Rui Vitória teve sempre a equipa unida e solidária e contou com um excelente balneário ao longo de toda a época.
´
Os principais adversários tiveram oportunidade de passar para a frente da classificação mas a verdade é que nos momentos em que o Benfica não esteve bem, eles também falharam. No final, o Campeão totalizou 82 pontos, mais 6 que o Porto, mais 12 que o Sporting e mais 20 que o Vitória de Guimarães, 4º classificado. Para além disso, foi também a equipa com mais golos marcados e menos sofridos (72-18).

O Porto que terminou o Campeonato em 2º lugar, não esteve bem ao longo da época. Ainda na 1ª volta, o Benfica chegou a levar 8 pontos de vantagem. Depois, já na 2ª volta, essa vantagem foi perdida porque o Benfica somou alguns desaires com que não estaria a contar, nomeadamente, os empates em casa com o Vitória de Setúbal e com o Boavista e as derrotas fora com o Marítimo e com o Vitória de Setúbal, desaires que não foram aproveitados pelos azuis e brancos. Para quem estava habituado a ganhar muitos títulos todas as épocas, foi mais um ano decepcionante.

O outro eterno rival, o Sporting, também protagonizou uma época para esquecer, tendo ficado muito cedo arredado da luta pelo título, fruto de desaires sucessivos no confronto com equipas de menor valia. Também foi eliminado precocemente de todas as competições em que participou: Liga dos Campeões, Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga. Enfim, uma época decepcionante e uma enorme desilusão para a sua massa associativa que esperava muito mais da equipa e do seu treinador.

E se os resultados desportivos foram decepcionantes, ao nível dos dirigentes as coisas não correram melhor. Falaram demasiado, acusando e atacando tudo e todos. Criaram casos que na realidade não tinham a mínima possibilidade de fundamentar e, por isso mesmo, os seus autores estão agora a enfrentar processos acusatórios de difamação. Por vezes, o desespero leva as pessoas a ter atitudes e a praticar actos reprováveis. É bom que os dirigentes do Sporting tenham aprendido a lição.

Destacar o bom Campeonato feito pelo Vitória de Guimarães que esta época arrebatou o 4º lugar, ficando à frente do rival Sporting Clube de Braga que nos últimos anos se vinha impondo como sendo o 4º melhor Clube do País, depois do Benfica, Porto e Sporting. Para além disso, o Vitória de Guimarães conquistou brilhantemente o direito de estar na final da Taça de Portugal, troféu que vai disputar no próximo domingo, dia 28 de Maio, no estádio do Jamor, frente ao Campeão Benfica.

Na cauda da tabela classificativa, o Nacional da Madeira foi o que mais cedo  foi despromovido mas a outra equipa a acompanhar os madeirenses na despromoção só viria a ser encontrada na última jornada entre Tondela, Moreirense e Arouca. O Tondela jogava em casa com o Braga e só a vitória lhe interessava para poder aspirar a continuar na Primeira Liga. E mesmo ganhando, precisava que o Moreirense não ganhasse ou o Arouca perdesse com o Estoril. De facto, o Tondela acabou por milagrosamente se salvar porque o Arouca que apenas precisava de 1 ponto para se salvar, perdeu 4-2, acabando com o mesmo número de pontos do Tondela (32) mas com menos um golo, no total de golos marcados e sofridos!

Assim, o Moreirense que brilhantemente ganhou ao Futebol Clube do Porto por 3-1 e Tondela que derrotou o Braga por 2-0, asseguraram na última jornada o direito de permanecer na Divisão Maior do Futebol Português.

As restantes equipas tiveram um comportamento apreciável mas Chaves e Feirense, as equipas que subiram à Primeira Liga na época anterior, estiveram bem e fizeram um campeonato tranquilo, sempre distantes da zona de despromoção.

Marítimo e Rio Ave lutaram até ao fim por um lugar na Europa, acabando a equipa da Madeira por ganhar esse direito porque fez mais um ponto que a equipa de Vila do Conde.

O futebol português tem vindo a evoluir consideravelmente nos seus aspectos tácticos, técnicos e físicos, de ano para ano, havendo agora um maior equilíbrio entre os diferentes contendores, podendo afirmar-se com alguma propriedade que já não há jogos fáceis e isso verificou-se, uma vez mais, esta época.

2 comentários:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Efectivamente, desde que este Desporto envolve Milhões de Euros, as Equipas fazem o possível e o impossível para ganhar, sobretudo aos, chamados, três grandes.

Pelo menos em Portugal, O CNF ainda não é Real. Se determinado Grupo, não ganhar, existem pressões de todas as maneiras e feitios.

E isto existe porque, ao contrário do que acontece lá fora, não há Castigos exemplares.

Quanto ao Campeonato que, agora, acabou, num Computo geral, e tirando os três maiores e o Caneladas, acho que não foi mal disputado.

Agora, já existe mais um Grupo do Norte que, de uma maneira ou de outra, quer ganhar a todos.

Toda a gente sabe que, se a justiça não fosse tão SOFT, o Canelas já não existia.

De facto, o Desporto Rei, não devia ser jogado às Caneladas!

Mesmo assim, os maiores inflamadores, por estranho que pareça, são os Dirigentes.
Laranjeiro, 24-05-02017

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Também lhe dou razão, sobre o que escreve no seu Blogue.

Se o Exmo Senhor Marco Silva, viesse de uma Equipa Portuguesa, estava muito bem.

Tendo Treinado um Grupo Inglês e com as diferenças abismais, em relação ao nosso Campeonato, vai ser uma tarefa muitíssimo complicada.

Receio que, com tanta pressão, por não haverem ganho em 2016/2017, não lhe vá acontecer como ao antigo Treinador do Benfica.

Eu sei que, Sócios e Adeptos, cada vez são mais exigentes, no entanto, Roma e Pavia não se fizeram num Dia.

Tudo tem o seu tempo.

Uma coisa, para mim, é certa: O tempo que o FCP quer ter outra vez, começou com o SCP, depois com o SLB e depois, com o FCP mas não foi o mesmo Tempo dos dois primeiros.

O Porto fez uma coisa que, para mim, não tem paralelo em toda a Europa.

Será que os Dragões querem que o tempo volte para trás?
Laranjeiro, 24-05-2017