sábado, 20 de maio de 2017

VÍDEO-ÁRBITRO - UM SISTEMA QUE VAI AJUDAR A PACIFICAR E A CREDIBILIZAR O FUTEBOL PORTUGUÊS

Resultado de imagem para sistema do vídeo-árbitro
Imagem retirada do Google

O futebol português tem vivido permanentemente num ambiente de guerrilha institucionalizada de ataques e contra-ataques, protagonizados pela maioria dos dirigentes, sem um mínimo de fair play, bom senso e cultura desportiva.

Nesta "guerra" entre clubes, da responsabilidade dos seus maus dirigentes, tem valido tudo: ofensas à honra, falsidades, traições, incitação à violência, subornos, etc.

Todos querem ganhar de qualquer maneira e a qualquer preço, sem se importarem minimamente que o adversário seja escandalosamente prejudicado. Os dirigentes só elogiam o trabalho do árbitro quando este os beneficia. Criticam as arbitragens quando a sua equipa não ganha mas não são capazes de se retratar quando essas mesmas arbitragens contribuíram para a vitória da sua equipa.

Quem não valoriza e respeita os adversários, não tem condições para ser dirigente. Não há desporto de competição se não houver adversários. Por essa razão, eles, os adversários, são absolutamente imprescindíveis e fundamentais e os dirigentes deviam valorizá-los na exacta proporção que valorizam o seu clube.

De salientar também que o mau relacionamento entre dirigentes é responsável pelo aumento acentuado das rivalidades entre adeptos, as quais têm degenerado em ódios e vinganças intoleráveis que têm dado origem a verdadeiros actos de terror com consequências trágicas.

Ao nível dos dirigentes, não sei se o ambiente poderá melhorar a curto ou a médio prazo e se serão implementadas medidas mais drásticas ao nível do regulamento disciplinar para punir os que pisarem o risco. Já quanto à competição dentro das quatro linhas, tudo aponta para que a próxima época vá decorrer sem grandes casos, com a introdução do sistema de vídeo-árbitro.

Validação de golos irregulares, penalties e expulsões, são situações que na próxima época vão ter a preciosa ajuda do vídeo-árbitro, pelo que as grandes polémicas em torno da arbitragem deixarão de fazer qualquer sentido, uma má notícia para os dirigentes Kalimeros que atribuíam aos erros de arbitragem o insucesso das suas equipas.

Que venha o vídeo-árbitro para que haja cada vez mais transparência e verdade no futebol português, para que no final dos jogos se possa afirmar sem qualquer dúvida que o resultado é justo, sem qualquer interferência da equipa de arbitragem.

Parabéns à Federação Portuguesa de Futebol pela celeridade na implementação do sistema, prova inequívoca que deseja contribuir para a credibilização e pacificação do futebol português.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Com os maus Presidentes de alguns Clubes e Claques desordeiras, mesmo com o Vídeo Árbitro, a luta vai continuar.

Irão embora uns Problemas e virão outros.

Enquanto não houver uma Disciplina e Justiça como, por exemplo, na Inglaterra, mais eficazes, os conflitos vão ser, mais ou menos, os mesmos.

Uma grande parte dos Dirigentes dos Clubes, grandes e pequenos, estão no lugar errado.

São eles, alguns, que, de facto, provocam incendeiam e geram estes Problemas.

A Justiça, num Computo geral, é muito lenta e branda de mais.

Nas multas aplicadas, não existe qualquer critério.

O valor das Coimas, na Área Desportiva, são do Século passado!

De facto, sem Rigor Financeiro e uma Disciplina à FCP (Antigo), não se vai a lado nenhum.

Alguns Clubes acham que é a Caluniar em todas as Direcções, fora e dentro, que se ganha.
Isso já passou há muito tempo.

Que pobreza de espírito!!
Laranjeiro, 20-05-2017