domingo, 14 de maio de 2017

UM PEREGRINO MUITO ESPECIAL - UM HOMEM BOM VESTIDO DE BRANCO

Resultado de imagem para Papa Francisco em Fátima
Imagem retirada do Google

Um Homem simples e bom que por vontade de Deus se fez Papa. Um Papa que ao longo do seu pontificado, com o seu exemplo de humildade, desprendimento e defesa dos mais pobres e oprimidos, tem conquistado o coração dos católicos mas também a simpatia dos seguidores de outras religiões.

A Igreja Católica precisava de um Papa que fosse capaz de dar fortes exemplos de humanidade, de amor ao próximo e, ao mesmo tempo, com a vontade e a coragem suficientes para pôr cobro a uma série de graves problemas existentes no seio da Igreja, originados por comportamentos desviantes dos seus representantes que esqueceram e traíram os votos que fizeram de pobreza, obediência e castidade, aquando da sua ordenação sacerdotal.

Nesse aspecto, o Papa Francisco tem sido extraordinário, denunciando as práticas que envergonham a Igreja e responsabilizando os seus autores. Aos poucos, tem colocado a Igreja no caminho do amor e da verdade, procurando a reconciliação com as pessoas de todas as crenças e latitudes e eliminando normas e barreiras que impediam muitos crentes de ser católicos de corpo inteiro.

Foi este Papa que Portugal teve o privilégio de receber, para uma estadia de apenas 24 horas, na qualidade de peregrino (tal como ele fez questão de referir), no passado dia 12 de Maio, para presidir às celebrações do Centenário das Aparições da Cova da Iria e presidir também à Cerimónia de Canonização dos Pastorinhos, Jacinta e Francisco Marto, na manhã do dia 13 de Maio.

A sua simplicidade, o seu gesto afável e o seu sorriso penetrante e cativante encheram de felicidade e emoção as centenas de milhar de peregrinos que não se cansavam de o ovacionar e de chamar pelo seu nome: Fran-cis-co..., Fran-cis-co..., Fran-cis-co...

No final desta grande jornada de FÉ, com epicentro no Santuário de Fátima, temos a certeza que também o Papa Francisco ficou maravilhado com a multidão que carinhosamente o saudou e com todo o ambiente de grande fé que presenciou no  rosto e no olhar de cada um dos peregrinos. A sua estadia, embora curta, foi perfeita e memorável e não nos enganamos se afirmarmos que o Santo Padre regressou à Cidade do Vaticano radiante e de coração cheio e iluminado.

O Mundo necessita de Homens como Jorge Mario Bergoglio, o Cardeal de Buenos Aires, escolhido pela Divina Providência para chefiar a Igreja com o nome de Papa Francisco por lhe reconhecer qualidades ímpares para regenerar a Igreja, unir os povos e lutar pela paz e pela dignidade da pessoa humana.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Efectivamente, o Mundo precisava de muitos HOMENS como o Papa Francisco!

Só é pena que, quem podia e devia fazer alguma coisa, nem sequer ouça uma palavra do que este, superior, Peregrino, disse e continua a dizer.

Toda a gente sabe que o rico só dá a quem tem.

Como ninguém, desses Senhores, Organizações, Grandes Empresas e grandes Grupos Económicos, simplesmente, perdem um segundo a ouvi-lo porque lhes afecta os seus interesses e privilégios, cada vez há-de haver mais Miséria e desigualdades, em todo o Planeta Terra.

Esta super Eminência faz-me, muitas vezes, lembrar a ONU que, de um modo geral, sobretudo, os poderosos, ninguém acata o pouco que, aí, se faz, em prol da Paz e da Fome, a nível Regional e Mundial.

Só com a sua, superior, colaboração e determinação foi possível a Canonização dos Pastorinhos de Fátima, Portugal.

O actual Chefe da Igreja Católica, não se limita a falar mas sim, a concretizar tudo o que é importante, dentro e fora do Vaticano, desde que esteja dentro dos limites dos seus poderes.
Laranjeiro, 15-05-2017