sábado, 11 de novembro de 2017

SERÁ UTOPIA ESTA VISÃO SOBRE O DESPORTO NACIONAL?

Imagem relacionada
Imagem retirada do Google

O desporto nacional vive à décadas mergulhado num clima de criminosa promiscuidade, onde tudo é possível e permitido, sendo que os mais prejudicados são precisamente aqueles (poucos) que vão respeitando as normas desportivas e se recusam a pactuar com ilegalidades.

Tem sido no futebol onde mais se tem prevaricado. Os dirigentes não olham a meios para se poderem beneficiar a si próprios e aos seus clubes. Praticam actos à margem dos regulamentos que envergonham o desporto e, como figuras públicas que são, transmitem exemplos miseráveis aos seus concidadãos.

A gravidade de algumas das infracções cometidas por certos dirigentes, caso fossem devidamente analisadas, daria matéria incriminatória suficiente para irradiar dirigentes e outros agentes desportivos e até para despromover os clubes a que pertencem. No entanto, neste País do faz-de-conta, em que as instâncias desportivas não têm a coragem e a independência necessárias para cortar a direito, nada lhes acontece.

A corrupção na arbitragem, o compadrio, a promiscuidade a todos os níveis, o desrespeito pelos adversários, pelos dirigentes das instituições que regem o desporto  e respectivos regulamentos, tem sido absolutamente escandaloso ao longo de décadas e não há meio de se acabar com essa triste realidade.

Em meu modesto entender, só haveria uma forma de colocar tudo nos eixos: esquecer tudo o que se passou até agora, virar a página e iniciar uma nova era, tomando as seguintes medidas: 
  1. Afastar todos os dirigentes conotados com o passado vergonhoso do nosso desporto nacional e impedir que gente incompetente e sem a idoneidade e independência suficientes se candidate a qualquer cargo desportivo.
  2. Rever os regulamentos disciplinares de forma a agravar substancialmente as actuais penalizações.
  3. Em casos de erros grosseiros dos órgãos disciplinares na aplicação da justiça desportiva, que seja criado um órgão disciplinar independente com poderes para julgar os julgadores e aplicar-lhes penas pesadas.
  4. Os regulamentos disciplinares revistos devem colocar em evidencia, como palavra-chave, o RESPEITO e prever gravíssimas penalizações para os infractores. Em nenhuma circunstância, nesta nova era, se deve permitir a falta de RESPEITO.

Nesta nova era, não haveria mais lugar para condescendências, compadrios e impunidades. Todos os prevaricadores seriam exemplarmente punidos de acordo com o estipulado nos regulamentos, sem olhar ao nome, cargo, estatuto social, económico ou político. 

Com estas medidas, a jagunçada que campeia no nosso desporto nacional e que o cobriu de vergonha, repetidamente, ano após ano, seria rapidamente filtrada e excluída, deixando os seus lugares livres e à disposição daqueles que amam e querem o melhor para o desporto e que nunca se reviram nos métodos mafiosos e antidesportivos que estiveram em  vigor nas últimas décadas.

Sonhar ainda não é proibido. Mas do sonho à realidade, na maior parte dos casos, vão anos-luz de distância e, por isso mesmo, isto que acabei de escrever não passa de uma mera utopia, um daqueles devaneios que de vez em quando assaltam o espírito do autor deste blogue.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Assim é, efectivamente.

Enquanto a justiça, pelo menos a Desportiva, não for igual para todos, este Carnaval não tem fim

Toda a gente sabe e eu já o ouvi e vi, na Televisão, que o FCP e o SCP, querem ganhar o CNF pois já há muito tempo que não ganham e, como sabem que a justiça, qualquer uma, não funciona, inventam tudo isto para que o SLB não continue a ganhar.

O mais engraçado, sem graça nenhuma, é o facto de esta impunidade, até agora, ter dado os resultados que eles querem.

Quer queiramos quer não, mesmo a nível do desempenho Desportivo, isto tem influência.

Agora, como a minha inteligência não abrange um certo número de coisas, não consigo entender porque é que, pelo menos a justiça Desportiva, não faz um stop, o mais breve possível, a esta pouca vergonha!!

Mais, isto não é grave e vergonhoso, só a nível interno mas, também, a nível internacional.

Eu estou convencido que, se não fossem estas, propositadas, artimanhas dos nossos inimigos, a motivação do Glorioso, lá fora, tinha sido muito melhor.

Deveria haver justiça e exigir pesadas indemnizações, aos nossos detractores.

Para mim, quem cala consente, logo, os Governos, todos, têm muita culpa de tudo o que se está a passar.
Laranjeiro, 12-11-2017