domingo, 5 de novembro de 2017

CHUVA ABENÇOADA

Resultado de imagem para chove torrencialmente  - guarda-chuva
Imagem retirada do Google

Ao sexto mês de rigorosa seca, eis que chega a tão ansiada chuva! Foram seis meses consecutivos sem chover, com início na Primavera e que se prolongou por todo o Verão e início do Outono. Foram meses difíceis para a agricultura e pecuária mas também fatais para a propagação dos incêndios que lavraram desenfreados por todo o País e que provocaram uma destruição nunca vista e a morte de 110 pessoas. Uma tragédia imensa que emocionou o País e enlutou centenas de famílias, a quem "roubou" a esperança e a alegria de viver.

A água é fonte de vida. Sem ela, este maravilhoso planeta seria estéril. Todos os seres vivos dependem da água.

A natureza é extraordinariamente generosa, põe à disposição da humanidade tudo quanto necessita para sobreviver. Dá-nos a água, esse preciosíssimo líquido de que tanto necessitamos, dá-nos o sol, esse astro maravilhoso  que nos ilumina e nos aquece e dá-nos o ar que respiramos.

Porém, a natureza é imprevisível, não obedece nem às leis nem às regras da humanidade. Não chove quando o homem precisa e quer que chova. Chove quando a natureza cria condições para que isso possa acontecer. Porém, essas condições, podem não ter lugar durante longos períodos.

Como em tudo na vida, é necessário prevenir. Em caso de seca prolongada como agora aconteceu, há que garantir uma reserva de água suficiente para suprir a falta de chuva. Compete ao Estado dotar o País das infraestruturas necessárias para a captação e armazenamento da água da chuva, de forma a que essas reservas possam aguentar e suprir todo o impacto de longos períodos de seca.

A seca de 2017 veio confirmar a carência de barragens e albufeiras, distribuídas com critério de norte a sul do País. A solução está no máximo aproveitamento da água da chuva. Enquanto não forem construídos os reservatórios suficientes, as secas continuarão a atormentar o País e os portugueses.

2 comentários:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

É certo que, esta Bendita chuva, veio mesmo a calhar!

Claro que, como dizia aquele Senhor, que também é Político, isto não chega.

Sim, efectivamente, não é suficiente.

Assim sendo, se estes e outros Políticos, sabem que não chega, já deviam ter resolvido o problema, instalando mais Barragens ou fazendo como os Israelitas.

Enquanto os Partidos, todos, governarem para as próximas Eleições, vamo-nos aproximar mais do Século XX do que do Século XXII.

O que se está a passar é um autêntico escândalo.

Não é preciso tirar nenhum Curso Superior para ver que, só a POLUIÇÃO que produz a China e os USA, dá para provocar estas alterações Climatéricas e muito mais.

Com tanta Poluição,produzida pelo Homem, a partir de agora, conforme as Zonas do Globo, ou vai Chover muito ou vai ficar tudo derretido devido ao excesso de CALOR.

Só não entendo porque é que uma grande parte dos Políticos, Estados Unidos à Cabeça, teimam em não querer entender estas mudanças, provocadas por eles próprios!

Na minha Criação, estava a chover e a nevar um, dois e três meses seguidos, agora, está a chover um, dois ou três dias mas muito poucochinho para não estragar este Mundo moderno, feito de papelão.

Agora, até a Chuva é very Soft!
Laranjeiro, 06-11-2017

Manuel Carmo Meirelles disse...

Meu bom amigo

Apesar das imensas lições que a natureza tem dado à humanidade, através dos mais diversos cataclismos (terramotos, tsunamis, secas, cheias, fogos, etc, etc.,), o homem não aprende e continua a maltratá-la diariamente. Com a natureza não se brinca porque ela é imensamente poderosa, capaz de destruir em segundos aquilo que a humanidade construiu em séculos! Mesmo sabendo isso, o homem continua a ignorar essa realidade e agride de forma grosseira as mais elementares regras para a preservação da natureza. O homem é tremendamente teimoso e, por isso mesmo, é tantas vezes vítima da sua própria teimosia.