terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

NÃO DEIXEM MORRER O RIO TEJO!!!

Resultado de imagem para percurso do rio tejo
Imagem retirada do Google

Há décadas que umas quantas Empresas da área industrial da pasta de papel e outras, focadas no lucro fácil e completamente indiferentes aos graves crimes ambientais que têm cometido porque não são penalisadas,  continuam a fazer diariamente grandes descargas poluentes nas águas do rio Tejo, matando toneladas de peixe e destruindo todo o seu ecossistema.

Mas a poluição do rio Tejo, para além de destruir o seu eco sistema, é também um grave atentado à saúde pública com grave prejuízo para as populações que habitam na área de implantação das empresas poluidoras, as quais são obrigadas a suportar maus cheiros e a respirar ar contaminado e impuro. Para além disso, a poluição no Rio Tejo, tem morto ao longo dos últimos anos, toneladas de peixe e o pouco que existe, devido à gigantesca poluição do Rio, é impróprio para consumo. Esta gravíssima situação tem causado grandes prejuízos aos pescadores que viviam da fauna piscícola do Rio mas também ao comércio e turismo devido ao estado de deplorável degradação das suas águas e à desoladora imagem das suas margens.

De facto, o Rio Tejo, a partir de Vila Velha de Ródão está moribundo, em completa agonia e inacreditavelmente, ninguém se apressa a socorrê-lo. Provavelmente, estão mesmo à espera que deixe de respirar, que morra, para depois emitirem a respectiva certidão de óbito.

Que raio de País é este? Que raio de governantes  temos nós? E por onde anda a justiça que tem permitido tão gigantesca impunidade às empresas poluidoras?

O que se passa no Rio Tejo é de uma gravidade tão grande, é tão criminoso, que não se compreende como foi possível permitir tão degradante situação poluidora. Qual tem sido o papel do Ministério do Ambiente? Para que é que existe este ministério? Se houve crimes ambientais, porque razão não foram devidamente apurados esses crimes e punidos os infractores? Se há ministérios que não cumprem o seu papel, então que sejam responsabilizados e demitidos os seus ministros.

Porque não actuam as autoridades competentes contra as empresas poluidoras? Será que também têm  lá interesses económicos ou outros? É isso que é preciso também averiguar e se houver promiscuidade deve ser denunciada e desmascarada.

No último programa "PRÓS & CONTRAS", em que foi debatida a poluição no Rio Tejo, fiquei com a impressão de que o Presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, estava muito mais interessado em defender as empresas poluidoras do que propriamente contribuir com o seu testemunho para salvar o Rio Tejo da agonia em que se encontra. Não vi aquele autarca a defender corajosa e frontalmente o Rio Tejo, reconhecendo, sem reticências ou meias palavras, o terrível mal que as empresas poluidoras lhe têm causado. Assim, a sua intervenção teve mais a ver com o painel dos CONTRAS do que propriamente com os PRÓS, porque estes não deixaram dúvidas sobre a sua posição, na defesa intransigente da despoluição do Rio Tejo e da condenação aos infractores.

Oxalá que este debate tenha mostrado ao País a dimensão da tragédia poluidora no Rio Tejo e que doravante haja mais cidadãos a "fiscalizar" as águas do Tejo, para que não seja mais possível às empresas poluidoras voltar a cometer os mesmos crimes.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Eu acho que nós viemos cair aqui, por engano!

O que se vê neste País, só deveria acontecer, em Países terceiro mundistas ou, até, quarto mundistas, mas neste, no nosso, no Século XXI, não podia, nunca, acontecer!

Eu sei, toda a gente sabe, que o Investimento Nacional ou Estrangeiro, com valor acrescentado, faz falta, porém, tinha que haver REGRAS.

Porque é que, se eu dever às Portagens ou às Finanças, meia dúzia de Cêntimos, me penhoram, logo, até uma Sanita e, no entanto, estes Senhores, com a benevolência e apoio dos sucessivos Governos, andam a prejudicar os Cidadãos e o País, há quarenta e quatro Anos e ninguém lhes faz nada?

Porque é que estes Senhores, ainda com o apoio dos Governos, além de darem ordenados de miséria, estão a prejudicar as Populações, ao não cumprirem, minimamente, com as Leis vigentes, só para ganharem milhões e milhões, à custa de todos nós?

É lógico que, com o que nos é exigido, o Governo, para cumprir as tais metas, vai-nos continuar a sugar e fechar os olhos a esta pouca vergonha!

Se os Governantes, a começar pelo anterior, fizessem tudo o que a TROIKA lhes pediu, a Dívida Portuguesa já estaria paga e, ao mesmo tempo, não seria precisa tanta submissão ao grande CAPITAL.

Gira tudo à volta da mesma coisa: Quando um Governo gasta mais do que o que tem, temos que pagar, involuntariamente, nós esses excessos e quem começa a ter o controle de tudo, ou seja, a mandar, são estes grandes Grupos económicos.

Infelizmente e ao contrário do que devia acontecer, os maus exemplos já vêm da tal CE. Agora, não são os Governos que mandam mas sim, estes grandes Grupos.
Laranjeiro, 14-02-2018