quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

O FUTEBOL PORTUGUÊS NECESSITA DE MELHORES DIRIGENTES

Resultado de imagem para Federação Portuguesa de Futebol
Imagem retirada do Google

Tive oportunidade de ver na televisão os jogos Chelsea/Barcelona, Sevilha/Manchester, Shaktar/Roma e Bayern/Besiktas, jogos extremamente bem jogados, com futebol de qualidade, ao contrário do futebolzinho que se pratica em Portugal.

Os jogos que citei foram jogados com grande intensidade, a grande velocidade, pressão alta, sem queimar tempo e sem simulação de faltas. Vi os jogadores entregarem-se ao jogo pelo jogo, com lealdade e pondo em campo toda a sua garra e energia, para que a sua equipa saísse vencedora.

Em todos os países da Europa e do Mundo, o futebol evolui, em Portugal regride. Em Portugal, os protagonistas são os dirigentes, os jornalistas e os comentadores e os verdadeiros actores, aqueles que fazem o espectáculo e o mantêm vivo, os treinadores e jogadores, são relegados para segundo plano.

Com raríssimas excepções, a classe dirigente é uma vergonha. Não tem preparação adequada, não tem cultura desportiva e está desprovida dos indispensáveis e necessários valores éticos e morais. Em vez de se respeitar e unir para poder levar a cabo as grandes reformas de que necessita o futebol, a classe dirigente degladia-se e insulta-se diariamente com acusações mútuas de ilegalidades.

Com despudor, a classe dirigente insurge-se e critica as arbitragens quando lhes são desfavoráveis mas cala-se quando é beneficiada. No estrangeiro, a classe dirigente tem tento na língua e quando são infringidas as regras sofrem pesadas sanções disciplinares. Em Portugal, a classe dirigente tem gozado de total impunidade e, por isso mesmo, continua a dar todos os dias espectáculos degradantes que envergonham o futebol português, dentro e fora das nossas fronteiras.

Enquanto os nossos dirigentes se enredam em vergonhosas quezílias diárias, o nosso futebolzinho vai -se distanciando cada vez mais da qualidade do futebol europeu e se dúvidas houvesse, os resultados das nossas equipas nas competições europeias são esclarecedores: Veja-se o caso do Benfica, tetra-campeão nacional que disputou a fase de grupos da Champions e não fez qualquer ponto, marcou 1 golo e sofreu 14. O Sporting ficou em 3º lugar na fase de grupos e passou à liga Europa. Hoje, no jogo da segunda mão, frente à modesta equipa do Astana, em  Alvalade, não foi além de um humilhante empate, 3-3. Quanto ao F. C. Porto, ficou em 2º lugar na fase de Grupos, atrás do Besiktas que ganhou nas antas por 3-1. Agora, nos oitavos de final, essa grande equipa do F. C. Porto foi copiosamente derrotada, na primeira mão, nas Antas, por 5-0!

É este o futebolzinho português que persiste e persistirá, enquanto se mantiver a dirigi-lo gente sem formação adequada, anti-desportistas, gente que só olha para o seu umbigo, sem capacidade de ver para além da biqueira dos sapatos.

Com regras disciplinares tão brandas e Instituições desportivas que deviam aplicar a justiça, onde reina o compadrio, vai ser difícil alterar este estado de podridão em que se encontra o futebol português. 

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor
Autor,

Se a justiça que deveria funcionar, não funciona, como é que a desportiva poderia actuar?

Isso era um autentico Milagre!

Ainda ontem vimos um triste exemplo que, infelizmente, até nos atinge a nós.

Refiro-me ao Jogador que, por ser Português, só por isso, passou e está a passar por tudo aquilo.

Algum dia, em Portugal, faziam aquilo a um Jogador Português ou Espanhol?

Jamais, never!!

Mas, se fosse na Inglaterra, era a mesma coisa.

Porque será que nós nunca mais, apesar do que, todos os dias, apregoam, saímos da cepa torta?

De facto, a nossa justiça é muito lenta, cara, Benevolenta (Para alguns) e muito parcial.

Realmente, tal como acontece, ainda hoje, com uma grande parte dos Empresários, sempre me convenci que era pelo facto de colocarem dirigentes desportivos em lugares que deveriam ser para Pessoas formadas.

Peço imensa desculpa porque, afinal, o Trump do Futebol Português, o incendiador do Futebol Português, o homem que quer ganhar na Secretaria, tem um Curso Superior!!!

Sim, o nosso Futebol, só baseado em guerras, é totalmente oposto ao de lá de fora.

Bom, não admira, pois continuamos em crise profunda, de valores e não só.

Quanto ao SLB, eu fico, em parte, a dever o mau desempenho desta Época, devido ao que começou com o nosso trump e acabou com o homem do Norte.

Sempre ouvi dizer que, "elas não matam mas moem"

Para mim, isso criou mossa.

Se os dois rivais já ganharam o Penta, porque é que eles não querem que o BENFICA o ganhe?
Laranjeiro, 23-02-2018