sábado, 18 de julho de 2009

PINTO DA COSTA APOIA ELISA FERREIRA

Pinto da Costa formalizou publicamente o seu apoio à candidatura independente de Elisa Ferreira, à Câmara Municipal do Porto, dizendo na oportunidade que "apoia quem ama e defende a cidade do Porto"

Esta frase é definidora do ódio de estimação de Pinto da Costa relativamente ao actual Presidente da Câmara, Rui Rio o qual não esqueceu ainda as eleições autárquicas de 2001 quando Fernando Gomes sofreu pessada derrota mesmo com o apoio total e incondicional do Presidente do Futebol Clube do Porto.

Pela primeira vez na história da Democracia, um candidato a Presidente da segunda maior Câmara do País soube separar a política do futebol, afrontando inclusive Pinto da Costa e contra todas as expectativas e sondagens, ganhou a Câmara do Porto em 2001, contra um adversário fortíssimo, adepto fervoroso do FCP e Dragão D'ouro.

Pinto da Costa sofreu uma das maiores humilhações da sua vida com a pesada derrota do seu amigo de sempre, porque lhe confiou todo o seu apoio e fez acusações e declarações muito contundentes contra Rui Rio.

Mas nas autárquicas de 2005, Pinto da Costa sofreu nova humilhação porque o candidato do PS, Francisco Assis, com o seu apoio oficial, foi de novo derrotado pelo mesmo Rui Rio.
Deste braço de ferro entre Pinto da Costa e Rui Rio há duas coisas a considerar: ou de facto a população do Porto é suficientemente esclarecida e concluiu que Rui Rio é melhor do que Fernando Gomes e Francisco Assis para governar a Câmara do Porto ou então, por outro lado, teremos que concluir que o poder de Pinto da Costa não é assim tão grande como alguns nos querem fazer crer.
Aqueles que pensavam que Pinto da Costa seria capaz de fazer qualquer candidato ganhar a Câmara do Porto com o seu apoio, já devem estar convencidos que estavam completamente equivocados.
Tal como fizeram os seus antecessores, ao procurarem o apoio de Pinto da Costa, Elisa Ferreira, sentindo que não seria capaz de derrotar o actual Presidente da Câmara do Porto, foi também fazer-lhe o mesmo pedido.
Elisa Ferreira não foi capaz de romper com a promiscuidade que os candidatos e Presidentes de Câmara socialistas têm mantido com o Futebol Clube do Porto, demonstrando que não está à altura para ganhar a Câmara do Porto e continuar uma política de distanciamento e isenção relativamente aos clubes de Futebol da Cidade do Porto.
Precisamente por ter a certeza que não vai vencer as eleições autárquicas na Invicta, não aceitou renunciar ao lugar de deputada europeia, ganho nas eleições de 7 de Junho.
Pelos vistos, Pinto da Costa irá sofrer uma terceira derrota contra Rui Rio, nas eleições autárquicas de Outubro próximo, representando tal vitória mais uma enorme humilhação para o Patriarca do Norte, uma vez que disponibilizou todo o seu apoio aos três adversários vencidos.
Se na política Pinto da Costa teve um adversário à altura e provou o sabor amargo da derrota, já no desporto, tudo lhe tem corrido às mil maravilhas.
Quando aparecer no desporto um adversário tão forte como na política, então Pinto da Costa será igualmente vencido, sendo obrigado a retirar-se, humilhado, sem honra e sem glória.

Sem comentários: