sexta-feira, 4 de março de 2011

TRAGÉDIA DE ENTRE-OS-RIOS


Faz hoje 10 anos que caiu o tabuleiro da Ponte Hintze Ribeiro, arrastando consigo um autocarro e três automóveis ligeiros, fazendo um total de 59 mortos, uma tragédia que abalou o País mas sobretudo a região e as localidades onde residiam as vítimas.

A irresponsabilidade e o desleixo foram as principais causas do colapso da ponte de Entre-os-Rios, uma vez que os peritos chegaram à conclusão que um dos pilares estava em mau estado de conservação.

Uma década depois, a tristeza e a dor continua presente nos familiares e amigos das 36 vítimas que nunca apareceram.

A tragédia de Entre-os-Rios poderia ter sido evitada? Claro que podia se tivesse havido inspecções regulares à estrutura da ponte.

E houve responsáveis? Claro que houve e facilmente identificáveis. Lembro que o Ministro Jorge Coelho, provavelmente o menos responsável, na altura afirmou: "a culpa não pode morrer solteira" e acto contínuo, demitiu-se. Quem mais assumiu as culpas? Ninguém, claro. Em Portugal nunca há responsáveis.

A seguir à tragédia, seguiu-se um período de intensas jornadas de inspecções a todas as pontes do País e recordo que algumas chegaram a ser interditas ao trânsito.

Costuma dizer-se que nas guerras uns morrem para outros possam viver. Neste caso, é também provável que a tragédia de Entre-os-Rios tenha servido de alerta, evitando casos idênticos.

Lembrar o que aconteceu na fatídica noite de 4.3.2001, serve também para alertar os responsáveis que as pontes necessitam de manutenção e inspecções regulares.

Sem comentários: