sábado, 5 de março de 2011

O QUE VAI ACONTECER NO DIA 7 EM LUANDA?



Manifestação em Luanda a favor de Eduardo dos Santos
.
Há muito que circulava nas redes sociais a notícia que estava em preparação uma gigantesca manifestação em Luanda contra os métodos de governação do Presidente em exercício, José Eduardo dos Santos.
.
O Presidente Angolano estava ao corrente da situação e, por várias vezes mandou advertir os presumíveis manifestantes que as forças da ordem não tolerariam qualquer espécie de manifestação. Dos recados intimidatórios se encarregaram os porta-vozes do Presidente e a comunicação social pro-MPLA.
.
Hoje mesmo, o Partido do Governo, antecipando-se aos que contestam o regime e que anunciaram uma manifestação para o dia 7 de Março, organizou uma manifestação de apoio ao Presidente José Eduardo dos Santos que segundo dados da organização, reuniu mais de milhão e meio de pessoas.
.
Pelos vistos, nesta manifestação de apoio ao Presidente da República Angolana, as pessoas puderam desfilar livremente pelas avenidas da capital, com total apoio das autoridades.
.
Se em Angola está instalada uma democracia, como os dirigentes angolanos apregoam, porque diabo são feitas graves ameaças aos opositores que pretendem mostrar o seu descontentamento ao actual Presidente?
.
Segundo as últimas notícias, as forças de segurança angolanas estão de prevenção e têm ordens para não permitirem qualquer alteração à ordem pública, acrescentando que todos os serviços públicos vão funcionar e que não será tolerada a ausência dos funcionários dos seus locais de trabalho.
.
Com todo este terror, é natural que os manifestantes anti-Presidente acabem por não comparecer e a tão apregoada mega-manifestação não passe de uma jornada de intenções, ficando a aguardar uma data mais propícia.
.
Se isso acontecer, o governo do MPLA vai cantar vitória e tecer hossanas ao seu vitalício Presidente, dizendo que o povo o ama e está disposto a dar a vida por ele. Muammar Kadafi também diz que o povo o ama e, no entanto, a maioria contesta-o nas ruas e até pegou em armas para correr com ele à força.
.
Mas se o Presidente é assim tão querido do povo, porquê então tanta ameaça aos opositores? Porque não têm eles direitos iguais aos seguidores do partido do governo?
.
E porque organizou o governo angolano uma manifestação à pressa, com o intuito de se antecipar à anunciada contestação dos descontentes, se de facto sente que o povo está consigo?
.
Só em ambiente de total liberdade e justiça é possível a uma oposição manifestar o seu descontentamento contra uma figura que exerce o poder há 32 anos sem nunca ter sido eleito, contra uma figura que utilizou os recursos económicos do País em proveito próprio, acumulando grande riqueza, juntamente com os seus familiares e amigos, enquanto a maioria do povo continua a viver miseravelmente.
.
Onde está a democracia?
.
Quem reprime, amordaça e liquida os inimigos não tem legitimidade para ser Presidente de uma Nação.
.
O Mundo está a mudar rapidamente, o que ontem era impensável, hoje é uma realidade: os povos estão dando indicações que esgotaram a paciência para com os tiranos.

Sem comentários: