terça-feira, 3 de maio de 2011

ENQUANTO SE PREMIAR A INCOMPETÊNCIA...

IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE

Os portugueses habituaram-se a lidar com as convenientes intervenções do Senhor Constâncio, durante o período em que desgovernou o Banco de Portugal, quer sobre o estado das finanças do País, quer sobre as mais diversas previsões, quando as mesmas eram do interesse do Governo.

Na boca do Senhor Constâncio, as contas públicas estavam óptimas e a situação das instituições bancárias era confortável.
Em diversas ocasiões, para dar uma ajudinha ao camarada e primeiro-ministro José Sócrates, o Senhor Constâncio anunciava pomposa e ufanamente ao País, com antecipação, relatórios sobre as mais diversas matérias que interessavam ao Governo, pactuando e colaborando com ele no embuste das contas públicas.
O Senhor Constâncio, pelo facto de não ter desempenhado com responsabilidade, rigor e isenção, o importante cargo de Governador do Banco de Portugal, deveria ter sido chamado a prestar contas à justiça, pelos astronómicos prejuízos que causou ao País e aos portugueses.
Estão lembrados da extraordinária regulação que o Senhor Constâncio fez aos bancos? BPP, BPN, BCP... são exemplos da regulação que foi feita, permitindo que estas instituições bancárias cometessem os mais incríveis "negócios", escandalosamente ruinosos e criminosos para o País e, dessa forma, desbaratassem milhares de milhões de euros.
Pois o Senhor Constâncio, em vez de prestar contas à justiça, foi premiado com um "tachão" dourado no Banco Central Europeu, com o cargo de Vice-Presidente!!!
Em Portugal, para alguns, vale a pena ser irresponsável, incompetente e até corrupto, porque tais actos, afinal, valorizam o seu curriculum e são fundamentais para ascender a cargos ainda mais importantes.
Mas para completar o "excelente" trabalho do Senhor Constâncio à frente do Banco de Portugal, soube-se agora, através de uma notícia tornada pública pelo BCE que em 2010, ainda sobre as suas ordens, o Banco de Portugal depositou, ilegalmente, a sete dias, na Caixa Geral de Depósitos, 12,5 milhões de dólares, tendo sido agora tal ilegalidade justificada como um "erro operacional"!!!
Pois, pois... um erro operacional! De facto, esta gente, para além de ser indecentemente desavergonhada, tem carradas de imaginação!
Vem tudo isto a propósito porque o actual governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, em declarações recentes, responsabilizou os gestores públicos e os decisores políticos pela grave crise em que o País está mergulhado e foi ainda mais longe, ao afirmar que devem ser responsabilizados pelo incumprimento de compromissos orçamentais.
De imediato, pelo facto de dizer a verdade, foi alvo das mais duras críticas, vindas de todos os quadrantes da vida pública portuguesa: políticos, gestores, banqueiros, jornalistas e até do cidadão comum!
São surpreendentes estas críticas e demonstram que a imprensa escrita e falada mas também uma boa percentagem de portugueses, têm uma certa dificuldade em conviver com a verdade e apreciar os actos e atitudes das pessoas de bem. Não raras vezes, pelo contrário, deparamos com o apoio maciço e incondicional dos cidadãos, a figuras públicas que cometeram graves crimes no exercício das suas funções, apoio esse tão forte que até dá para ganhar eleições locais e nacionais! Esta situação é de todo incompreensível e uma perfeita aberração, contrária aos princípios éticos e morais que devem nortear as pessoas ao praticar os seus actos.
Onde andavam os desbragados críticos do actual Governador, o que fala verdade, quando reinava o Senhor Constâncio?
Que pena! que vil tristeza! a constatação de que a imprensa não exerce a sua nobre missão de informar com independência, rigor e isenção!
Acho indecente que a cegueira ou outra qualquer doença partidária, impeça as pessoas de avaliar os actos e as atitudes dos gestores, políticos e governantes à luz da razão e da verdade.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Ao Autor desta Publicação:

Exmo senhor,

Efectivamente, assim, as GUERRAS jamais acabarão!!

De facto, eu pergunto, também, porque é que estes Senhores, e eles, em Portugal, são tantos, em vez de serem penalizados, por todo o mal que fizeram, ainda lhes dão Empregos, a ganhar muito mais?

A Europa está falida. A Europa, assim, vai ser engolida pela China, Índia e Brasil.

Este Senhor, tinha que ser responsabilizado pelo que fez, e não devia ter mais nenhum Emprego, nem lá nem cá.

Aquilo está a ser o Asilo dos incompetentes.

Afinal, além dos Ordenados escandalosos, que estes Senhores, Portugueses e Estrangeiros, ganham, o que é que estes Cidadãos estão a fazer pela Europa?

Olhe-me , só, para o fracasso desta Europa, em relação ao Problema da Líbia!!!

Eu até me sinto envergonhado, com a Europa actual!!!

Estes Senhores, agora, só trabalham para as próximas Eleições, porque, a eles, quer o País seja Rico ou Pobre, carregam num Botão, e não lhes falta nada!!!

Agora já nem carregam num Botão, ligam o SKIPE ou outra rede Social, qualquer, e dão as ordens directamente e em tempo real, à nossa custa! Sim, eu e V. Excelência, pagamos a Internet mas, para eles, é tudo pago por nós!! Assim continua este Mundo!!