sexta-feira, 10 de junho de 2011

I--N--A--C--R--E--D--I--T--Á--V--E--L--!--!--!


BCP Hist. 0.44 16:37 -2.68% 19,884,610 0.45 0.43 0.00 0.00

Em Junho de 2007, o Banco BCP chegou a valer cerca de 15,5 mil milhões de euros e cada acção mais de 5 euros.

Actualmente, cada acção está cotada em 44 cêntimos e o Banco passou de 15,5 para 2,1 mil milões de euros, pouco mais de 13% do seu valor naquela data.

Quem adquiriu as suas acções por 5 euros ou mesmo por 2,50 euros, perdeu oitenta e tal por cento do capital investido e quem as comprou por 90 cêntimos, perdeu mais de metade.

Estou a referir-me ao BCP que me parece ser a Instituição cotada em bolsa que mais desvalorizou mas todas as outras empresas do PSI 20 tiveram desvalorizações brutais.

Conheço pessoas que desde o "crach" originado pelo 11 de Setembro de 2001, nunca mais conseguiram reaver o dinheiro investido e, no entanto, já vão passados quase dez anos!


A bolsa é um negócio ruinoso para a maioria das pessoas e só aquelas que têm informações privilegiadas conseguem fazer bons negócios.


Tenho a certeza que muita gente não pensou no risco que corria, ao adquirir acções das empresas cotadas em bolsa, nem os Bancos estavam interessados em fornecer-lhe essas informações, já que esse negócio representava para eles a galinha dos ovos de ouro.


A bolsa vive de informações especulativas e de notícias cozinhadas. A cotação das empresas cotadas em Bolsa, não corresponde ao seu valor real e os seus mecanismos não garantem a transparência e a isenção.

Como é possível que uma instituição bancária como o BCP sofra uma desvalorização tão grande?


Vai um cidadão comprar uns milhares de acções a 85 cêntimos, pensando estar a fazer um bom negócio, na presunção de que estavam em saldo e afinal, esse cidadão, neste momento, assiste a uma desvalorização brutal e já perdeu metade do dinheiro investido.


Não há pachorra para aturar este estado de coisas e ainda por cima, suportar vencimentos milionários de gestores incompetentes, gente que se faz pagar principescamente e recebe prémios chorudos pela sua incapacidade e incompetência.


Como foi possível chegar a esta situação de falência generalizada na Banca, sem que a justiça tenha punido os responsáveis por ela?


A maioria dos gestores das Instituições Financeiras portuguesas, cometeu crimes económicos gravíssimos e a justiça não fez nada para apurar as suas responsabilidades.

É por toda essa criminosa impunidade que eu afirmo convicto que uma boa parte da responsabilidade da situação de bancarrota a que chegou o País, se deve à completa bandalheira e ineficácia da justiça portuguesa.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor deste Blogue
Lisboa

Exmo senhor,

De facto, com a Regulação que temos, isto está feito para uns perderem Milhões e outros ganharem, a seguir, esses Milhões.

A Regulação não funciona em nada nem em coisa nenhuma.
Ninguém, no seu perfeito juízo, se convence, que o valor real, deste Banco, seja este!!!!!!!

Mas, segundo esta Teoria, estão para acontecer , coisas muito mais graves, caso, por exemplo, o da venda da TAP.

Alguém se convence que, na actual conjuntura económica, se a TAP for vendida, a mesma seja comprada, pelo seu REAL VALOR? V. Excelência, pense neste Escândalo e noutros que vêm a caminho.

Realmente, os responsáveis, por este descalabro e esta DESINFORMAÇÃO, desveriam estar presos. Só no dia em que isso acontecer, sairemos da Crise em que nos meteram.