quinta-feira, 31 de maio de 2012

Conheciam os perigos da MARGARINA???

Sinceramente, não conhecia!!!
 
Imagem retirada do google
.
Recebi no meu mail um artigo sobre os perigos do consumo de margarina e, contrariamente ao que normalmente faço (elimino-os sem ler), acabei por lhe dar uma vista de olhos.
.
Depois de ler o artigo fiquei bastante curioso e fui procurar na internet informação sobre o assunto, já que nunca tinha tido conhecimento que a margarina era prejudicial à saúde. A verdade é que descobri diversos trabalhos de estudo sobre a matéria em que todos eles alertam para os perigos do consumo de margarina, aconselhando a sua substituição por manteiga.
.
Há mil e uma marcas de margarina à venda no mercado e será difícil encontrar uma família que não a consuma regularmente na sua cozinha. Porém, é no mínimo intrigante que um produto comprovadamente (?) prejudicial à saúde tenha tanto sucesso comercial. Porque é que a população não é oficialmente informada dos perigos que corre ao consumir margarina e a exemplo do que acontece com outros produtos, não é retirada do mercado?
.
Que a empresa titular da patente e beneficiária dos lucros da comercialização do produto esteja interessada em camuflar a situação não nos admira; mas que nenhuma organização a nível mundial, pública ou privada tenha feito nada para impedir a sua produção, isso deixa-nos perplexos e, de alguma forma, vem reforçar aquilo que há muito vimos constatando: os interesses económicos sobrepõem-se à saúde e ao bem-estar dos cidadãos.
.
Porque com a saúde não se brinca, deixo aqui reproduzido o referido artigo, sem identificação do autor, tal qual como me foi enviado:
.
"A margarina foi originalmente fabricada para engordar perús. Mas quando os perús começaram a morrer por causa dela, as pessoas que tinham investido na sua pesquisa começaram a procurar uma utilização alternativa que lhes permitisse, no minimo, recuperar o investimento. Foi nessa altura que alguem se lembrou de juntar um corante amarelo àquela que era até aí uma substância branca, tornando-a mais apetecivel para consumo humano e apresentá-la no mercado como um substituto da manteiga.
.
Mas será que você sabe qual é realmente a diferença entre a margarina e a manteiga?
.
Vejamos: - Ambas têm a mesma quantidade de calorias. - A manteiga tem um pouco mais de gorduras saturadas (8 gramas contra 5 gramas da margarina). - De acordo com um estudo da Harvard Medical, comer margarina pode aumentar em 53% as doenças cardíacas em mulheres, relativamente àquelas que comem a mesma quantidade de manteiga. A manteiga: - aumenta a absorção de nutrientes presentes em outros alimentos. - traz mais benefícios nutricionais do que a margarina (e os que a margarina tem foram adicionados artificialmente!) - é mais saborosa que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos. - existe há séculos e a margarina há menos de 100 anos. A margarina: - Triplica risco de doença cardíaca coronária ... - Aumenta o colesterol total e o LDL (este é o colesterol ruim) e diminui o colesterol HDL (o colesterol bom) - Aumenta o risco de cancro em 500%. - Reduz a qualidade do leite materno. - Diminui a resposta imunológica. - Diminui a resposta à insulina. E finalmente a parte mais interessante e perturbadora: A margarina está a uma molécula de ser... plástico. E possui 27 ingredientes que existem na... tinta de pintar. Se não está convencido faça a seguinte experiência: Abra uma embalagem de margarina e deixe-a aberta num local à sombra durante alguns dias. Vai poder constatar algumas coisas muito interessantes: 1º Não há moscas! (isso deve querer dizer alguma coisa!!!) 2º A margarina não mostra sinais de apodrecimento, decomposição ou alteração no cheiro. 3º Não tem bolor. Nada se desenvolve ou cresce nela. Ou seja, nem as moscas nem os mais pequenos microrganismos se interessam por aquilo. Não há ali nada de bom. Porquê? Bom, porque a margarina é quase plástico. A questão agora é: - Será que vai continuar a barrar as suas tostas com plástico derretido? Se sim, lembre-se que, quando lhe acabar a margarina, pode obter praticamente o mesmo efeito derretendo um Tupperware... e até tem mais cores à escolha."

3 comentários:

Unknown disse...

Muito estimado Manuel,

por acaso já conhecia os malefícios que a margarina causa ao organismo. Chega a não ser crível o fato de, ainda assim, ela ser comercializada sem o menor problemas em todo o mundo.

Como somente manteiga ou requeijão, faz tempo!

Boa postagem, mais uma vez!

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, não entendo por que motivo, Governos e OMS, até agora, não hajam proibido a venda de tão estranho e danoso PRODUTO!!!!!!!

Efectivamente, enquanto o Ter for mais importante, para os Humanos, que o Ser, este Mundo Cão, não tem salvação!!!!!!

Quer isto, ainda, dizer que se estamos a uma Molécula de comer Plástico, também estamos a uma Molécula de comer Petróleo, pois o Plástico, segundo os entendidos, tem origem no Petróleo. Como o Petróleo tem origem Animal e Vegetal, está-se mesmo a ver, o resultado desta Salada Russa!!!!!!!!!

Que Deus nos acuda!!!!!!!!!!!!!!!!
Laranjeiro, 01-06-2012

Unknown disse...

Esse é um texto sensacionalista de 10 anos atrás. Entenda melhor: http://alimentandoadiscussao.com/2013/10/11/a-farsa-da-margarina/