terça-feira, 1 de maio de 2012

O PINGO DOCE É MESMO DOCE!!!...

IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE
O Pingo Doce lembrou-se de fazer uma promoçãozita de 50% e adoçar a boca dos portugueses no Dia do Trabalhador e estes não resistiram e invadiram, de norte a sul de Portugal, as lojas daquela marca.
.
Compras iguais ou superiores a 100 € ganhavam o direito a pagar apenas metade. Ouvi relatos incríveis de lojas a abarrotar de gente, onde não era possível movimentar o carrinho das compras; prateleiras vazias; relatos de distúrbios onde foi preciso a intervenção da polícia; relatos de pessoas que aproveitaram para investir centenas de euros e eu estou mesmo a imaginar quanto desperdício foi feito em compras desnecessárias e, portanto supérfluas.
.
Mas, sinceramente, não era disso que eu queria falar. Cada um gasta o que quer, quando quer e como quer e ninguém tem nada com isso.
.
O que eu quero mesmo salientar é a grande contradição entre o que parece e o que na realidade são os portugueses. Os portugueses não reagem por solidariedade mas tão somente em função da situação em que se encontram. Se estão desempregados e em dificuldades, são capazes de comparecer e integrar uma manifestação de protesto ou reivindicação mas na generalidade, desde que os problemas não lhes digam respeito, não são muito unidos e solidários.
.
Aquele ditado muito antigo do "sol na eira e chuva no nabal" encaixa muito bem nas características dos portugueses. O português é muito individualista, quer estar no seu cantinho, sossegado, embora por vezes tenha actuações que podem fazer pensar o contrário.
.
Este 1º de Maio veio uma vez mais avivar as minhas convicções já que, se por um lado, algumas centenas de milhar de portugueses se juntaram para protestar contra as medidas de austeridade que nos flagelam a todos, uma multidão imensa, em todo o País, não teve qualquer pudor ou rebate de consciência pelo facto de ir fazer compras no feriado,  às lojas Pingo Doce, as quais deviam estar fechadas, para aproveitar uma promoção de 50% , não tendo minimamente em conta a situação dos trabalhadores, aos quais não foi dado o direito de gozar o feriado, sabendo-se que a maior parte deles, nesta conjuntura de grave crise económica, só compareceram ao trabalho porque foram ameaçados e pressionados.
.
Pergunto: onde esteve a solidariedade desses portugueses para com os trabalhadores a quem não foi dado o direito de gozar o feriado de 1 de Maio, dia do Trabalhador?
.
Se tivesse havido união, compreensão e solidariedade por parte desses portugueses, as lojas Pingo Doce tinham ficado às moscas.
.
A Jerónimo Martins agradece a magnanimidade dos portugueses.

2 comentários:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

O que fez o Pingo Doce, depende da prespectiva em que é visto.

Tirando o Primeiro de Maio, a seguir ao Vinte e Cinco de Abril que foi, de facto, comemorado, nas Ruas, Casas e em toda a parte, o resto é pura ficção. Até porque, já não há trabalhadores pois está, tudo, desempregado.

Ainda há outro Problema: Os poucos Empregados que ainda existem, são muito desunidos.

Agora, quanto ao caso Pingo Doce, eu acho que, na actual conjuntura, e tendo em conta, o que o Governo PS, fez e este continua a fazer, muito melhor que as Críticas Negativas, os Criticadores, deveriam criticar, ainda mais, mas, em sentido Positivo!!!!!

V. Excelência, repare, só, nisto: O Governo do PS dizia que só ia fazer descontos, para os Pec´s, a quem ganhasse uma certa Quantia/Mês. Tudo Mentira. Eu não ganho a tal Quantia e estou a pagar para o Buraco. Este Governo, diz a mesma coisa. Tudo mentira. A mim, sem eu poder, cada vez me descontam mais.

Isto quer significar que, não só apoio a Medida, como também estive num dos Pingos Doces, a fazer as tais Compras.

Real e efectivamente, é muito triste, termos que, involuntáriamente, contribuir para tapar um Buraco, com o qual, não temos nem tivemos nada, a ver, e, verificar, ao mesmo tempo, que uma grande parte dos que podem pagar, subreptíciamente, ou fogem ou deixam-nos fugir!!!!!!!
Laranjeiro, 02-05-2012

Anónimo disse...

Olá estimado Manuel,

Como está? Espero que bem.
Ora, assunto do dia(as) é Pingo Doce.
Em minha opinião, há dois pontos a observar e que são:
Primeiro ponto - Onde está a tão apregoada crise? Foram os que têm menos possibilidades, que estiveram nesta cadeia de supermercados.
Cem euros é dinheiro. Eu não precisava de nada, em especial, portanto, não fui às compras, nem a lado nenhum.

ONDE ESTÁ A INTELIGÊNCIA DESTA GENTE MAIS DESFAVORECIDA?

Segundo ponto - Os que têm grande poder económico, o referido grupo, jogou e jogou bem, com a estupidez e imbecilidade de muitos.

Trabalhar é importante, o país precisa. Estou farta de feriados, é o Abril, 25, mais o Maio, e sei lá mais o quê.

Bom final de semana.
Um abraço, com estima.