quarta-feira, 18 de julho de 2012

DIA INTERNACIONAL NELSON MANDELA

UM EXEMPLO DE VIDA PARA O MUNDO
.
Hoje, em todo o Mundo, a propósito do nonagésimo quarto aniversário de NELSON MANDELA, houve felicitações e homenagens a um dos homens mais extraordinário do século XX, pela sua nobreza de caráter, suas  ímpares qualidades humanas e excepcionais qualidades de liderança. Estas três qualidades, para além de muitas outras que lhe poderíamos apontar, salvaram a África do Sul de uma confrontação de terríveis consequências entre negros e brancos, apelando humildemente ao perdão e à reconciliação dos sul africanos, dando o seu próprio exemplo de vida como testemunho, já que esteve preso durande 27 anos e não cultivou qualquer sentimento de ódio, revolta ou vingança para com aqueles que o condenaram a prisão perpétua por defender as suas convicções políticas.
.
A Assembleia-Geral da ONU, por consenso entre os 192 países membros, instituiu em Novembro de 2009 o DIA INTERNACIONAL DE NELSON MANDELA e determinou que o mesmo se passasse a celebrar a partir de 2010, no dia 18 de Julho, data do seu aniversário, em reconhecimento do seu extraordinário exemplo de vida e do seu contributo para a cultura da paz e da liberdade mas também na resolução dos conflitos, liberdade no mundo e promoção das boas relações entre todos os grupos étnicos, reconhecendo também a dedicação de Nelson Mandela ao serviço da humanidade, nas relações entre raças, promoção e protecção dos direitos humanos, reconciliação, igualdade entre os sexos e os direitos das crianças e de outros grupos vulneráveis.
.
Nelson Mandela foi preso em Agosto de 1962 e libertado em Fevereiro de 1990, com 72 anos de idade. Exerceu os cargos de Presidente do ANC entre Julho de 1991 e Dezembro de 1997 e Presidente da África do Sul entre Maio de 1994 e Junho de 1999.
.
Em apenas 8 anos de liderança política, Nelson Mandela realizou um trabalho notável no seu país e o seu exemplo teve influências muito positivas em todo o mundo. Seria ótimo que os líderes mundiais copiassem os seus belos exemplos e os aplicassem nas práticas governativas dos seus países. Se tais ensinamentos fossem seguidos, muitas coisas iriam mudar para melhor em todo o mundo.
.
Feliz aniversário Nelson Mandela.

 

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá estimado Manuel,

Bonito e merecido texto a Nelson Mandela.
É daquelas figuras carismáticas, que vão, infelizmente, desaparecendo.

Embora tenha estado tantos anos preso, mantém a lucidez e a beleza de espírito tão necessárias, nos conturbados tempos, em que vivemos.

PARABÉNS SR. NELSON MANDELA.

Abraço de consideração.

Anónimo disse...

Olá estimado Manuel,

Eu, outra vez por cá, é novidade, e é mesmo.
Criei ontem, ao final da noite, o meu segundo blogue.
Hoje, quando fui ligar o computador, já lá tinha comentários, sem ter dito nada a ninguém, previamente.
É A SUA VEZ. Espero-o por lá. Está associado ao outro e não tem painel de seguidores, por opção.

Chama-se: LUZES E LUARES.

Espero por si, logo que lhe seja possível. O convite, de todo o meu coração está feito.

Abraço de amizade.

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Mais um extraordinário exemplo em como não é com ódios e ressentimentos que se constrói a paz, entre os Homens, neste Mundo, tão comturbado como nunca, nos últimos cinquenta Anos, esteve.

É, de Homens com esta Personalidade e Craveira, que o Mundo, cada vez mais, precisa.

Normalmente, ódio semeia ódio, mas, para este SENHOR, ódio gerou, só e exclusivamente, Paz, Amor e Amizade!!!!!!
Porque será que a Humanidade, caminha, infelizmente, em sentido contrário?

Porque é que existe, neste Planeta, tanta Ambição e tanto Ódio?
Laranjeiro, 30-07-2012