quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A "INVASÃO" CHINESA

IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE

Todos os dias recebo mensagens interessantes no meu mail sobre os mais diversos temas, as quais, no mínimo, me obrigam a reflectir e, ao mesmo tempo, procurar que outros partilhem também dessas reflexões.
 
O tema de hoje é demasiado importante e merece toda a divulgação possível, para que no futuro nenhum cidadão possa desculpar-se que não tinha conhecimento.

Os governantes mundiais não estão a tomar as medidas necessárias para evitar o domínio económico chinês a nível global e o resultado de tal irresponsável submissão, a médio/longo prazo, vai ser catastrófico.

Portugal também se encaixou na estratégia chinesa, desmantelando a agricultura e uma série infindável de indústrias, permitindo, ao mesmo tempo, o estabelecimento e a concorrência desleal dos comerciantes asiáticos que estão presentes, em grande número, em todo o território português.

Portugal necessita urgentemente de reabilitar as suas fábricas e todo o sector produtivo, de forma a diminuir drasticamente a importação de bens essenciais, tornando-se autosuficiente e, ao mesmo tempo, ser capaz de criar riqueza, exportando os seus produtos excedentes.  
 
Porque desde há muito venho temendo as nefastas repercussões mundiais da "invasão" chinesa ao nível económico, através da concorrência desleal dos preços de miséria pagos pela mão-de-obra e pela matéria prima, publico no meu blogue o artigo que chegou ao meu mail, sem qualquer identificação, não podendo por isso indicar o nome do seu autor.
 
COMO FICARÁ A CHINA DO FUTURO???
 
Algumas personalidades bem conhecidas voltaram da China impressionadas.
 
Um determinado produto em que o Brasil fabrica um milhão de unidades, uma só fábrica chinesa produz quarenta milhões... A qualidade já é equivalente. E a velocidade de reação é impressionante. Os chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas... Com preços que são uma fração dos praticados aqui.
 
Uma das fábricas está de mudança para o interior, pois os salários da região onde está instalada, estão altos demais: 100 dólares. Um operário brasileiro equivalente ganha 300 dólares no mínimo que acrescidos de impostos e benefícios representam quase 600 dólares. Quando comparados com os 100 dólares dos chineses, que recebem praticamente zero benefícios.... estamos perante uma escravatura amarela e alimentando-a.
 
Horas extraordinárias? Na China? Esqueça!!!
 
As pessoas por lá são tão agradecidas por ter um emprego que trabalham horas extras sabendo que nada vão receber por isso...
 
Essa é a grande armadilha chinesa.
 
Não se trata de uma estratégia comercial, mas sim de uma estratégia de poder. Os chineses estão tirando proveito da atitude dos marqueteiros ocidentais, que preferem terceirizar a produção, ficando apenas com o que ela "agrega de valor": a marca.

Dificilmente alguém adquire nas grandes redes comerciais dos Estados Unidos da América um produto "made in Estados Unidos". É tudo "made in China", com rótulo dos EUA.

As Empresas ganham rios de dinheiro comprando aos chineses por cêntimos e vendendo por centenas de dólares... Apenas lhes interessa o lucro imediato e a qualquer preço. Mesmo à custa do encerramento das suas fábricas. É o que se chama de "estratégia preçonhenta".

Enquanto os ocidentais terceirizam as táticas e ganham no curto prazo, a China assimila essas táticas para dominar no longo prazo.

Enquanto as grandes potências mercadológicas que ficam com as marcas, com os designes... Os chineses estão ficando com a produção, assistindo e contribuindo para o desmantelamento dos já poucos parques industriais ocidentais.

Em breve, por exemplo, já não haverá mais fábricas de tênis ou de calçado no mundo ocidental. Só as haverá na China.

Então, num futuro próximo veremos os produtos chineses aumentando os seus preços, produzindo um "choque da manufatura", como aconteceu com o choque petrolífero nos anos setenta.

Então já será tarde demais. E o mundo perceberá que reerguer as suas fábricas terá um custo proibitivo e irá render-se.

Perceberá que alimentou um enorme dragão e que dele ficou refém. Dragão que aumentará ainda mais os preços, já que passará a ditar as novas leis de mercado, uma vez que possui quase poder absoluto. É ele e apenas ele quem possui as fábricas, inventários e empregos. É ele quem vai regular os mercados e não os "preçonhentos".

Iremos nós e os nossos filhos, assistir a uma inversão das regras do jogo que terão o impacto de uma bomba atômica... chinesa.

Nessa altura é que o mundo ocidental irá acordar mas já será tarde demais.

Nesse dia, os executivos "preçonhentos" olharão tristemente para os esqueletos das suas antigas fábricas, para os técnicos aposentados jogando bocha na esquina e para as sucatas dos seus parques fabris desmontados, etc. E então, lembrar-se-ão com muita saudade, do tempo em que ganharam dinheiro comprando baratinho dos "escravos" chineses e vendendo caro aos seus conterrâneos. Então, entristecidos, abrirão suas "marmitas" e almoçarão as suas marcas que já deixaram de ser moda e, por isso, poderosas.
 

2 comentários:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, alguém me enviou este Mail, e eu reenviei-lho.

Acho que também o reenviei aos Partidos do Governo.

É lógico, racional e intuitivo, que, o facto de Portugal se interessar ou não, por este, grave, Problema, tem pouco peso Político e Económico, a nível Europeu ou Mundial. Outra coisa, muito diferente, reside no facto de a Europa e a América (USA), enfrentarem de frente e com realismo, o início, que a passos largos, se apróxima, da terceira Guerra Mundial.

Se a China, com um Bilião e quatro centos Milhões de Pessoas, detentora de toda ou quase toda a Economia Mundial, por estupidez da América (USA) e da Europa, começar a vender os seus Produtos Industriais e não só, ao preço que muito bem entender, acho que, pelo menos, a velha Europa, não vai suportar, esta Guerra de Neutrões!!!!

Já não se aguenta tanta cegueira, por parte destes Políticos, Nacionais e Estrangeiros!!!!!!!!!
Laranjeiro, 22-11-2012

Manuel Carmo Meirelles disse...

Olá meu estimado amigo
Efetivamente confirmei que o mail a que me refiro na minha postagem foi enviado por V. Excia. Aliás, devo confessar que 90% dos mails que recebo na minha caixa de correio, são remetidos pelo meu amigo, a maior parte deles muito interessantes. A minha maior dificuldade é arranjar tempo para poder apreciá-los.
Forte abraço.