quinta-feira, 15 de novembro de 2012

TRISTE E VERGONHOSO ESPETÁCULO NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

FOTO RETIRADA DO GOOGLE

Sou daqueles que tenho afirmado repetidas vezes que o povo português tem razões de sobra para se indignar e revoltar contra políticos e governantes, sem dúvida os principais culpados da situação de miséria a que chegaram as famílias portuguesas.
.
Políticos e governantes mas também o poder judicial, merecem todos os insultos que lhes têm sido dirigidos nas centenas de manifestações que têm sido realizadas por todo o País e muitos deles mereciam que lhes fossem confiscados os bens e metidos na prisão.
.
Os crimes praticados de corrupção, favorecimento, desvio de verbas, apropriação de bens e utilização de esquemas fraudulentos para sacar dinheiros públicos deviam ser julgados e condenados mas a nossa Justiça prefere assobiar para o lado e deixar que todos esses crápulas gozem de vergonhosa impunidade.
.
Aceito que o povo tem carradas de razão e que toda essa gente merece ser vítima das ofensas verbais que lhe tem dirigido. O que eu não aceito é que o descontentamento se transforme em atos condenáveis como os que ocorreram em frente à Assembleia da República no dia 14.
.
Os homens e mulheres que integram as Forças de Segurança, também fazem parte do povo e estão a sofrer as mesmíssimas dificuldades de todos os portugueses nesta conjuntura de crise económica tão grave. Estes homens e mulheres ganham a vida protegendo os bens e a integridade física dos cidadãos e defendendo a lei e a ordem pública. São elementos pertencentes às Forças de Segurança Portuguesas que têm também por missão defender a Pátria e a sua integridade territorial.
.
Não são os agentes policiais que têm culpa da catastrófica situação económica a que chegou o País. Não foram eles que fizeram as leis e governaram o País durante os últimos 38 anos. Nesse sentido, não devem ser agredidos e insultados por "gente?" sem escrúpulos, cujos intentos não consigo vislumbrar.
.
O que se passou em frente à Assembleia da República é vergonhoso e é uma pequena amostra do que seria o País caso nos víssemos privados das Forças de Segurança. Uns quantos "heróis", arrancaram milhares de pedras da calçada e arremessaram-nas aos polícias, incendiaram contentores de lixo, partiram montras, vandalizaram carros, arrancaram sinais de trânsito, provocaram automobilistas e transeuntes e até caixas multibanco incendiaram e vandalizaram.
.
Esta atuação terá sempre a minha firme condenação e, tenho a certeza, a de muitos outros portugueses que pensam da mesma forma. Jamais concordarei com semelhantes métodos. Compreendo e aceito a contestação moderada mas aposto na concertação social. Os conflitos têm que ser resolvidos com bom senso, através da palavra e de acordos entre as partes. Ter sempre presente que o homem é o único ser do Universo a quem Deus concedeu o supremo privilégio da fala e a possibilidade de se fazer entender através dela.
.
Infelizmente, uma boa parte da espécie humana teima em utilizar a linguagem para se desentender, vigarizar, provocar e ofender. Há gente que só tem maldade e está sempre a maquinar atos de malvadez.
.
Costumam ir ao futebol? Há muito que deixei de ir porque não suportava os energúmenos que durante todo o jogo gritavam palavrões e ameaças dirigidas ao árbitro e aos adversários, pouco se importando que ao seu lado estivessem senhoras ou crianças. Mas há também aqueles que por prazer incendeiam, enganam, traem, roubam e matam.
.
Em suma, enquanto houver tanta gente desta criminosa espécie à espreita de oportunidades para descarregar todo o veneno que lhe corre nas veias, não admira que novos acontecimentos como os da Assembleia da República voltem a repetir-se.
.
Oxalá as Forças da Ordem consigam desempenhar sempre com eficácia o seu papel e evitem que os arruaceiros destruam o património que é de todos os portugueses. O País necessita de quem construa e os cidadãos devem revoltar-se e "combater" todos aqueles que se divertem com atos de violência e destruição.

3 comentários:

Unknown disse...

Bom dia amigo Manuel Meireles

- Forte e feio -
uma crónica bem elaborada que, penso eu, transmite a opinião de muitíssimos portugueses que ou foram vítimas ou viram as cenas pela Tv.

Penso também que a polícia deve começar a carregar nos políticos corruptos e aldrabões e dar-lhes assim à cacetada sem dó nem piedade.

Talvez o nosso parlamento se esvaziasse mas gente desta não faz falta a Portugal.

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

É lógico, racional e intuitivo que, qualquer Pessoa de bem, não concorda com o que estes Senhores, fizeram!!!

Quando é que estas Pessoas, Vêem, que a Polícia não tem nada a ver, com esta desgraça? Eles deveriam ter este comportamento, para com os Governantes que nos conduziram (Mal), a este revés, sem precedentes!

Eu nunca conheci nenhum Comunista, em Portugal!! O que eu vejo, diariamente, são Comodistas!!

Porque, de facto, é mais cómodo, maltratar a Polícia, que insultar os verdadeiros responsáveis, por esta Situação!!!
Laranjeiro, 16-11-2012

Anónimo disse...

Olá, estimado Manuel!

Como tem passado?
Obrigada pelo seu comentário no "Afetos".
Tenho lido sempre as suas postagens, à exceção das que falam de desporto, mas não as tenho comentado, porque tenho que comentar quem me comenta três, quatro vezes, por semana. É uma questão de justiça e não de preferências.
A propósito, sabe que tenho outro blogue? Chama-se "Luzes e Luares". O link deste está na lateral direita do "Afetos". Se tiver tempo e curiosidade, passe por lá. Obrigada.

Li, o seu texto, com muita atenção, como sempre, e estou mais uma vez, de acordo com TUDO o que disse.

Mas que falta de correção, compostura e juízo, anda no comportamento, ou falta dele, de alguns arruaceitos deste país?
Querem destruir, é o que eles pretendem. E depois, para reconstruir? O governo terá de tirar, por via dos impostos, ou coisa semelhante, mais dinheiro dos salários, não será?

Eu estive a ver a televisão e olhe que antes de os polícias avançarem sobre os arruaceiros e desprovidos de mente e tento, eu comentei: mas, o que está a polícia à espera, que não intervém?
A polícia teve um comportamento DIGNO, gabado pelo PS, até.

Que destruição! Pareciam os Vândalos, quando deitaram abaixo, provocaram a queda do Império Romano.
Os homens, trabalhadores, como eles, também, que tiveram que repor a sinalização luminosa e pedras na calçada, disseram, textualmente: estes nem mereciam respirar.
Compreendo o conteúdo da afirmação, mas claro, que não era o que eles queriam dizer. Todos percebemos isso.

Tenha um bom fim de semana, sem chuva, preferencialmente.

Saudações, com estima da Luz.