sábado, 3 de novembro de 2012

GRÃO-DE-BICO - EXCELENTES QUALIDADES CULINÁRIAS, NUTRITIVAS E MEDICINAIS

 
 
Aprecio desde criança o grão-de-bico na minha alimentação, cozinhado das mais diversas maneiras: na sopa, em saladas frias, no chamado rancho, a acompanhar o bacalhau cozido, etc. Sou, portanto, suspeito para falar das suas excelentes qualidades nutritivas e medicinais.
Porém, o que vou dizer acerca do grão-de-bico não é de minha autoria mas é sobretudo o resultado de diversas pesquisas efetuadas na internet, as quais me elucidaram melhor sobre a importância desta leguminosa na alimentação e, ao mesmo tempo, na prevenção de certas doenças, fatores que contribuíram para que eu passasse a apreciar ainda mais o popular ervanço, tal como é conhecido no norte do País, a região de onde sou natural.
.
Resolvi trazer o tema ao meu blogue para que aqueles que o visitam possam também descobrir o quanto é importante o grão-de-bico numa alimentação equilibrada.
.
O grão-de-bico tem outras designações como gravanço, ervanço, ervilha-de-galinha, ervilha-de-bengala ou apenas grão e é uma leguminosa da família das fabáceas. É uma planta herbácea que mede entre 20 e 50 cm de altura, de flores brancas que desenvolvem uma bainha com 2 ou 3 grãos no seu interior.
.
Está provado que o grão-de-bico é um legume com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B.
.
Devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos; a sua grande quantidade de amido, é usada pelo nosso organismo como fonte de energia; é pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol.
.
O grão-de-bico é usado na preparação de uma pasta árabe chamada Homus. Cada 100g de grão contém 6g de fibras, sendo na sua maioria fibras solúveis, as quais ajudam de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol. O ácido fólico também se encontra em doses generosas no grão-de-bico.
.
Vários estudos referem a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como no tratamento de vários tipos de anemia. Contém uma generosa quantidade de cálcio, ferro e magnésio, minerais que desempenham funções importantes no nosso organismo.
Tendo em conta que é um alimento relativamente barato, oferece uma grande versatilidade na culinária e é indispensável numa dieta alimentar equilibrada.
.
Como se tudo o que já foi dito não bastasse, o grão-de-bico também possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado pra produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão a sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Apesar de eu, graças à Internet, disto, já ter conhecimento, foi muito bom V. Excelência ter a feliz ideia de o fazer saber, por muitos milhões de Pessoas, através do seu Blogue!!!

Parece que, a partir de agora, o Grão-De-Bico, não será, mais, Alimentação, sómente, para Pobres!!!
Laranjeiro, 03-11-2012