sábado, 23 de novembro de 2013

MÁRIO SOARES - AOS 88 ANOS CONTINUA A MOSTRAR O SEU MAU FEITIO




Imagem retirada do Google
 
As intervenções do octagenário Mário Soares, são reveladoras do seu mau feitio e do seu recriminável carácter, completamente desajustado e desaconselhado a alguém que desempenhou as funções de primeiro ministro e presidente da república e que, por isso mesmo, nunca deveria ter tido oportunidade de ocupar tais cargos. 
 
Este homem exige dos actuais governantes, numa conjuntura de grave crise económica, um conjunto de medidas reformistas, sem pôr em causa as regalias sociais dos portugueses, algo que ele não fez ou ajudou a fazer, quando foi primeiro ministro e presidente da república, com melhores condições económicas para o fazer.
 
Estamos a falar de um cidadão que se serviu dos cargos que ocupou para contornar as leis, ampliar o seu património e favorecer os seus correligionários, não esquecendo os diversos "casos" em que esteve envolvido.
 
- O senhor Mário Soares, enquanto ocupou os cargos ao serviço do Estado, fartou-se de viajar por todo o mundo, a pretexto de tudo e de nada, sozinho, acompanhado da primeira dama e também, demasiadas vezes, sem qualquer proveito para o País, com grandes comitivas, onde cabiam familiares e amigos.
 
- Nessas imensas viagens ao serviço do Estado que completariam várias voltas ao mundo, foi-lhe oferecido um número considerável de prendas valiosas que deveriam fazer parte do espólio do palácio de S. Bento e do Palácio de Belém mas o senhor Mário Soares guardou-as como se fossem suas.
 
- Por outro lado, a sua fundação que não tem nenhum interesse para o País  nem para os portugueses, tem sido um sorvedoiro dos dinheiros públicos, com a atribuição de generosos subsídios por parte do Estado e de outras Instituições públicas e privadas.
 
- Até hoje não foram esclarecidas as misteriosas relações de amizade da família Soares com a Direcção da UNITA, mesmo depois deste movimento de libertação angolano ter sido traído relativamente aos acordos do Alvor; e quais foram as causas do acidente de aviação da Jamba onde seguia o filho João Soares.
 
- O caso da ampliação das instalações do Colégio no Campo Grande sem licenciamento.
 
- As revelações feitas no livro de Rui Mateus "Contos Proibidos" - Memórias de um PS Desconhecido. Tudo isto e muito mais, fazem parte do currículo de Mário Soares, um homem que continua a representar um grande encargo para o Estado que lhe paga uma série de mordomias que não têm razão de ser, perante as dificuldades económicas do País.
 
O cidadão Mário Soares ameaça os governantes e incita à violência; diz mal de tudo e de todos mas paradoxalmente poupa os da sua cor, aqueles que são os responsáveis pelo estado de falência a que chegou o País e, consequentemente, pelas dramáticas medidas de austeridade que este governo foi obrigado a tomar, embora com alguns erros à mistura.
 
O cidadão Mário Soares sempre se considerou único e insubstituível (ou eu ou o caos), como o demonstrou quando em 2006 concorreu à presidência da República para impedir o seu "amigo" Manuel Alegre de conquistar a Presidência. Nessa altura, o povo deu-lhe a resposta adequada, relegando-o para terceiro lugar, muito atrás do seu "amigo". Pelos vistos, essa memorável derrota não foi bem digerida e causou-lhe uma permanente asia e indisposição que o tornaram ainda mais rebelde, azedo e ressabiado, com necessidade de recorrer a estes constantes joguetes de vingança e ajuste de contas.
 
O cidadão Mário Soares é um homem que tem um indescritível mau perder e nunca hesitou em "decapitar" os seus amigos ou adversários, sempre que os mesmos tiveram a ousadia de discordar das suas ideias e de lhe fazer frente. O seu mau perder é de facto tão evidente que aos 88 anos de idade, depois de ter conseguido tudo quanto é possível alcançar em política, continua a querer marcar a agenda política do Partido Socialista e do País, em vez de concluir que o seu tempo expirou, aceitando que sejam os actuais líderes políticos a encarnar esse protagonismo.
 
Para mim, a lata, o autoritarismo e a petulância do cidadão Mário Soares não me surpreendem porque sempre revelou esses defeitos. Por outro lado, quanto a credibilidade, sempre o considerei um charlatão, um caixeiro viajante de péssima qualidade, alguém que foi capaz de conceber e levar a cabo uma das maiores traições e tragédias humanas da nossa história, sendo o principal autor da criminosa descolonização, que provocou o êxodo de 2 milhões de pessoas, por terem sido abandonadas à sua sorte, às mãos de sanguinários bandoleiros, armados até aos dentes e que tinham como única lei a força das armas.
 
O cidadão Mário Soares é o principal responsável pelos graves erros de governação cometidos no passado e pela tragédia económica que se abateu sobre os portugueses. Quando ele exige que o actual primeiro ministro e o presidente da república se demitam e sejam julgados, devia ter algum decoro e sensatez, porque se alguém neste País deve ser julgado é ele, Mário Soares, infelizmente, com algumas décadas de atraso.
  

1 comentário:

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

De facto, as atitudes deste Senhor, são tantas, tão descabidas e tão fora de horas e contexto que não merecem comentários!!

Em qualquer parte do Globo, onde há, de facto, justiça, ninguém, evidentemente, lhe perdoava os graves e grosseiros erros, da exemplar, descolonização.

Embora, quanto a mim, com muitos erros que poderiam e deviam ser evitados, se, o Exmo Senhor Dr Mário Soares, estivesse no Governo, tinha que fazer, exactamente, a mesma coisa.

Por acaso, devia ser uma Telenovela engraçada, Governo e Presidente, demitidos, e sem Dinheiro para pagar Ordenados e com os Juros da Dívida a subirem vertiginosamente!!!!

Parece que o Cidadão, Dr Mário Soares, já se esqueceu o que nos aconteceu com os Episódios Víctor Gaspar e Paulo Portas!!!!
Laranjeiro, 23-11-2013