segunda-feira, 13 de outubro de 2014

MOVIMENTO PARTIDO DA TERRA (MPT) USADO COMO "BARRIGA DE ALUGUER"



O PT (Partido da Terra), foi o instrumento político de que o ex-bastonário da Ordem dos Advogados se serviu para alcançar os ambiciosos objectivos políticos que à muito fervilhavam na sua cabeça: arranjar um bom tacho no Parlamento Europeu e fundar um partido político, caso de obtivesse um bom resultado eleitoral nas europeias, o que de facto aconteceu.

O ex-bastonário da Ordem dos Advogados (OA) contou com a habitual tolerância e simpatia do povo português para com pessoas "finórias" e ousadas na linguagem que insultam e acusam tudo e todos, mas sem nunca formalizarem as respectivas denúncias.

Toda a gente sabe que o advogado Marinho Pinto é competentíssimo na arte da retórica e da demagogia, à qual soma um ilusório estilo  populista quando comunica, muito do agrado do povo português, razão pela qual gozou da sua simpatia e do seu voto, o qual lhe garantiu a conquista de 2 lugares de deputado nas últimas eleições para o Parlamento Europeu, na qualidade de cabeça de lista do MPT.

No desempenho do cargo de bastonário da OA, constatei com frequência, a sua intromissão em diversas investigações do MP e processos judiciais, para sair em defesa dos mais fortes, nem sempre os detentores da razão. Basta lembrar a sua intromissão no "Processo de Pedofilia da Casa Pia" para desacreditar as jovens vítimas e defender os abusadores, declarando no final do processo que a sentença foi uma barbaridade e no seu dizer "mais o satisfazer da fúria justiceira da turba mediática do que de prevenção geral criminal"; poderia ainda lembrar a forma convicta e arrebatadora como sempre defendeu José Sócrates nos diversos "casos" em que foi citado pela comunicação social, uma posição no mínimo, censurável, pela sua falta de isenção e independência face ao poder político, sendo certo que estes e outros factos não abonam  em seu benefício, o que nos leva a pensar que a sua entrada oficial no mundo da política não trará nada de novo e que no curto ou médio prazo se transformará num enorme fiasco.

No caso do MPT, Marinho Pinto não teve qualquer constrangimento ético ou moral em se servir do nome do Partido e da sua estrutura, para conseguir entrar no mundo da política, ambição que pelos vistos já era antiga, utilizando uma fórmula ilegal mas que hoje está muito em voga: as "barrigas de aluguer", mulheres que aceitam gerar filhos no seu ventre, para terceiros, renunciando a todos os direitos, a troco de dinheiro. Só que neste caso, parece não ter havido negociações com essa finalidade, tendo a situação acontecido porque o ex-bastonário, depois de se ter servido e ter sido bem sucedido, não resistiu à tentação ambiciosa de aproveitar a embalagem para fundar um novo partido, sendo ele o principal protagonista, revelando, contudo, grande falta de imaginação quanto ao nome, o qual acabou por designar-se PDR, com as mesmas siglas do então PRD do General Ramalho Eanes, passando apenas o D, do final para o meio.

Neste caso, o MPT acabou por ser a "barriga de aluguer" do ex-bastonário da OA, porque este provavelmente não disse a verdade quando negociou com os dirigentes do Partido da Terra, os quais se consideram vítimas de uma traição, tanto mais que Marinho Pinto declarou que irá manter-se no cargo de eurodeputado, afirmando que em seu entender, "o compromisso é com os eleitores e não com o Partido da Terra".

O carácter das pessoas define-se em função da sua conduta e dos actos que praticam. É óbvio que Marinho Pinto quando pensou em concorrer às eleições europeias integrado nas listas do MPT, procurou conhecer os seus estatutos e informar-se sobre o funcionamento, projectos e objectivos. Se aceitou concorrer integrado nas listas do MPT é porque concordou com as suas regras, não sendo agora aceitável nem honesto vir apresentar como desculpa, para o abandonar o Partido, depois de conseguir a eleição para deputado europeu, que no MPT não era possível realizar o seu projecto político.

Uma pessoa com carácter, depois de tomar a decisão de abandonar o Partido, teria, obrigatoriamente, de renunciar ao cargo de deputado, conquistado por seu intermédio e não o fez.  Se o tivesse feito, ainda lhe reconheceria algum decoro e honorabilidade, assim, o seu procedimento, é igual ao de tantos outros, especialmente daqueles que têm governado o País e o puseram neste estado lastimável,  merecendo a mesma repulsa, censura e reprovação.

Pelo que conheço do seu historial, admira-me que os portugueses, por vezes, caiam com alguma facilidade no "conto do vigairo"




2 comentários:

Unknown disse...

Este é mais um que sabe explorar o descontentamento popular e orientá-lo em proveito próprio.
Não me mereceu confiança mas também não tinha o conhecimento de muitos factos aqui apontados.

Nós não precisamos de pais partidos políticos,mas precisamos de políticos mais honestos, mais amigos do País e do povo português.
É tempo de se acabar com os chulos ferrados a cargos públicos para os quais não servem nem dignificam.

Oswaldo Jorge do Carmo disse...

Exmo Senhor
Autor desta Publicação
Lisboa

Exmo Senhor,

Em relação ao pormenorizado relato, sobre o carácter e honestidade do Exmo Senhor Dr António Marinho e Pinto, tem toda a razão de Portugal e do Mundo.

No entanto, os Portugueses, que têm vindo a ser enganados, com promessas e mais promessas, desde o vinte e cinco de Abril, também podem, eventualmente, dar um voto de confiança, a mais este Senhor Político!!

Assim sendo, este Cidadão pode, ao contrário do que têm feito, os outros, se chegar ao Poder, com força para o fazer, repor a legalidade democrática, nas Reformas e Pensões e acabar com a , conveniente, blindagem dos Contratos, ruinosos, que os vários Governos, fizeram com as PPP´s e Swaps!!!

Este Senhor, se tiver poder para tal, também pode acabar com as rendas excessivas dos grandes grupos económicos!!!

De facto, até agora, os Políticos, todos, apenas prometeram e complicaram e complicam, cada vez mais, a vida dos Portugueses.

Ou os Portugueses vão permitir que esta, maligna, situação se prolongue, indefinidamente, no tempo?

Pode ser que tenha chegado a hora de isto rodar 180 Graus!!!

Isto cheira-me, cada vez mais, a uma PAZ SOCIAL, PODRE!!!

O Problema dos Portugueses, é facto de o Exmo Senhor Dr AMP, não ter força para mover, um só milímetro, os brutais interesses instalados!!!!!!
Laranjeiro, 14-10-2014